ATIVIDADE DE ANTROPOLOGIA ÉTICA E CULTURA
Por: Nanda0 • 11/9/2020 • Trabalho acadêmico • 442 Palavras (2 Páginas) • 178 Visualizações
CLARETIANO
CENTRO UNIVERSITÁRIO
FERNANDA OLIVEIRA PEDROSO
ATIVIDADE DE ANTROPOLOGIA
ÉTICA E CULTURA
BURITIS/RO
2018
FERNANDA OLVEIRA PEDROSO
ATIVIDADE DE ANTROPOLOGIA
ÉTICA E CULTURA
Atividade apresentada no curso de Agronegócio Tecnológico ofertado pelo Centro Universitário Claretiano como critério para obtenção parcial de nota.
Prof.(a): Jairo da Mota Bastos
BURITIS/RO
2018
INTRODUÇÃO
Muitas crianças infelizmente não tem a oportunidade de ter uma “vida de criança” mais criança nunca deixa de sonhar e ter esperança. Talvez o sonho não se realize mais ela não deixou de acreditar.
LIVRE
A partir do momento que nasce o ser humano é influenciado pela família, pela sociedade enfim pelo ambiente em que é inserido. Somos moldados por esse ambiente a família possui suas tradições e como de costume tais tradições são transferidas de geração a geração.
Pacu do filme Abril despedaçado vê-se sem liberdade de escolha para ele e seu irmão, pois o que decidia a vida de toda a família era uma guerra por terras infelizmente a tradição era a que reinava na família. Para Pacu ter a liberdade de brincar, de ser realmente uma criança e ver sua família sorrindo seria o melhor presente que poderia ter.
O menino mudou a trajetória de seu irmão Tonho, mais será que ele também teria mudado a sua história? Pacu sonhava através do seu livro não sabia ler mais lia as imagens que o levavam para o mar que tanto queria conhecer.
O menino abriu os olhos de seu irmão mostrando como a vida naquele lugar era sempre a mesma nunca mudava. Acredito que Pacu exerceu seus valores mais nobres, pois ele fez seu irmão refletir sobre a vida apesar de ele mesmo não poder desfrutar da liberdade de sonhar e viver como uma criança normalmente viveria.
Maria assim como várias crianças vive um dilema de trabalhar desde cedo. Para sua mãe estudar era uma bobagem o trabalho é o que importava acredito que se Maria tivesse exercido seus valores mais nobres como a persistência, a justiça e a acima de tudo o amor poderia ter tido uma vida diferente. Apesar de nossa vida ser influenciada pelos familiares, amigos e família devemos lutar por nossos sonhos. Os bons valores devem prevalecer em nossa vida para isso eles devem ser passados de geração e geração.
Nosso sentido de existência de lutar pelo que acreditamos às vezes acaba sendo reprimido pelo ambiente que em vivemos, mas quando nos disponibilizamos a buscar pelo nosso ideal tornamos-nos capazes de mudar o nosso meio.
CONCLUSÃO
Refletir sobre a liberdade talvez seja algo muito complexo para o ser humano, pois sendo livres também estamos presos a costumes, crenças de nossa sociedade ora livres, ora acorrentados, mas com a possibilidade de mudar o rumo de nossa história.
...