ATIVIDADE FÍSICA: UM ANTÍDOTO CONTRA O ESTRESSE
Por: tonzai • 29/10/2018 • Projeto de pesquisa • 651 Palavras (3 Páginas) • 206 Visualizações
DANIELA SOARES ROCHA – 1160712
JOYCE CRISTINA DE BRITO – 157553
IZAILTON FERNANDES SILVA - 1162721
MAICON CONCEIÇÃO SILVA – 1159634
NATANAEL NASCIMENTO COSTA
CURSO: EDUCAÇÃO FÍSICA - BACHARELADO
ATIVIDADE FÍSICA:
UM ANTÍDOTO CONTRA O ESTRESSE
Tutor: Prof. Me. Mauro Felício Barbosa Mulati
Claretiano - Centro Universitário
VITÓRIA DA CONQUISTA-BA
2016
CONTEXTUALIZAÇÃO/REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
JUSTIFICATIVA
Os benefícios da prática regular de atividades físicas ganharam nos últimos anos espaço nos instrumentos de divulgação, alcançando a grande mídia e, também com bastante relevância, atingindo as redes sociais com a mesma velocidade com que elas passaram a fazer integrar e permitir interação de grande parte da população mundial. Tais benefícios não se restringem limitadamente aos aspectos estéticos, foco de muitos, ou à saúde física, objetivo de tantos outros. Perpassa também pelo entendimento que, sendo o homem um indivíduo com componentes físicos e psiquicossociais indissociáveis, os ganhos relacionados à atividade física tem repercussões capazes de alterar o eu individual e o eu social de quem a pratica regularmente.
Em uma sociedade de consumo como a que vivemos e vivenciamos hoje, a busca pela sobrevivência passa por mecanismos de incidem e se chocam com os sentidos de tempo e espaço gerando situações em que o indivíduo é confrontado continuamente.
A sociedade líquida, preconizada por (BAUMAN, 2008), coloca o consumismo com fonte motivadora e intensificadora das relações do homem com o seu grupo social e com os demais grupos, incluindo-o dentro de uma realidade que, muitas vezes, leva esse mesmo homem à alienação e à desconsideração do seu “eu”, na troca do foco “ser” para o “ter”. O trabalho excessivo, a cobrança pelo êxito e a corrida para a melhora ou manutenção do “status quo” podem ser pontos de partida para a insatisfação pessoal e social, promovendo o fenômeno do “estresse”, cuja propagação deixou, há muito tempo, de ser exclusividade de um grupo de “homens fatigados pela atividade de negócios” e se ancorou em diversos segmentos que vivem em sintonia com uma sociedade de demandas sem fim.
É com a intenção de estabelecermos uma relação entre a atividade física e o controle do estresse que apresentamos esse projeto de pesquisa, com vistas a enfatizar, também nesta associação, o nosso papel como futuros educadores físicos.
OBJETIVOS
Geral
- Compreender como a atividade física pode combater o estresse e promover a melhoria da qualidade de vida (QV) indivíduos considerados estressados.
Específicos
- Apurar de forma significativa sobre os benefícios da atividade física para o combate ao estresse;
- Entender a necessidade de mudanças no estilo de vida do estressado;
- Analisar a importância de espaços para atividades físicas anti-estresse em espaços públicos
- Motivar a formação de um grupo de estudo e prática a respeito.
METODOLOGIA
A pesquisa para a formatação do artigo é de natureza bibliográfica. A coleta de dados está sendo feita em artigos científicos e livros que tratam do assunto. A dinâmica do objeto pesquisado aponta para uma série de literaturas essenciais que vão das alterações corporais e psicossociais possibilitadas pela atividade física regular às conceituações das relações indivíduo-sociedade contemporânea, com a compreensão das incidências dos processos laborais dentro de um mundo cuja automatização intensifica a dicotomia “ser e ter”.
...