Resumo Do Artigo Abordagem Das Atividades Funcionais E Da Influência Dos Fatores Ambientais Em Pacientes Hemiparéticos pós-AVE Antes E Após O Tratamento Fisioterapêutico.
Trabalho Universitário: Resumo Do Artigo Abordagem Das Atividades Funcionais E Da Influência Dos Fatores Ambientais Em Pacientes Hemiparéticos pós-AVE Antes E Após O Tratamento Fisioterapêutico.. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: deborarb • 16/5/2014 • 279 Palavras (2 Páginas) • 971 Visualizações
Resumo sobre o artigo Abordagem das atividades funcionais e da influência dos fatores ambientais em pacientes hemiparéticos pós-AVE antes e após o tratamento fisioterapêutico.
O artigo teve como objetivo analisar as atividades funcionais e a influência dos fatores ambientais de pacientes hemiparéticos pós AVE, sendo analisado antes e depois do tratamento fisioterapêutico.
Foram avaliados doze pacientes, submetidos a vinte sessões de fisioterapia realizadas três vezes por semana. As avaliações foram coletadas antes e depois das sessões de fisioterapia através do Índice de Barthel (IB) para investigar o nível de independência funcional e o método de core set abreviado da Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e saúde (CIF), avaliando o desempenho funcional e incapacitante e as influências ambientais.
Os resultados mostraram que o IB teve melhora significativa para as atividades de alimentação, vestir, toalete e subir e descer escadas, teve alguns pacientes que passaram de grave e moderada dependência para leve e nenhuma dependência para realização de AVDS após o tratamento fisioterapêutico. Através da CIF observou-se melhora nas atividades de execução de andar,vestir-se e comer,após a intervenção fisioterapêutica fator ambiental teve 75% que a família imediata e os profissionais da saúde facilitam de modo completo a condição de saúde deles. Já o fator ambiental serviços, sistemas e políticas relacionados com a saúde tiveram 25% de facilitador completo.
Ainda que o estudo realizado tenha que ter mais pesquisas, ficou evidente através dos resultados da CIF e IB que os pacientes tiveram melhoras depois de terem se submetidos à intervenção fisioterapêutica. Sendo a CIF e IB uma ferramenta de avaliação importante para o fisioterapeuta poder elaborar melhor seu tratamento e investigar melhor os fatores ambientais e a intensidade do comprometimento funcional de cada paciente.
...