ATIVIDADE INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL
Artigos Científicos: ATIVIDADE INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: YENROS • 14/5/2014 • 9.424 Palavras (38 Páginas) • 456 Visualizações
SUMÁRIO
Introdução 3
Responsabilidade Socioambiental 4
Atualidade: Problemas Ambientais...............................................................................4
Funcionamento de uma Organização e Problemas Socioambientais..........................7
Ética E Responsabilidade Socioambiental...................................................................8
Sociedade E O Uso De Energia Fóssil........................................................................9
Industrias Petrolíferas: Entre as Empresas mais Ricas do Mundo............................11
Crise do Petróleo e suas Consequencias para o Setor Industrial..............................13
Falta de Investimento em Energia Limpa já que o Petróleo é tão Poluidor................16
Leis Ambientais e as Formas Legitimas de Dominação.............................................19
Responsabilidade Socioambientais: Textos Coerentes e Textos Incoerentes..........20
Discursos Diferentes.................................................................................................21
Linguisticamente: Petrobras tem um "Discurso", mas Age de Modo Diverso ..........22
Textos: Teoria da Ação Social e da Dominação Legítima.........................................22
Papel dos Administradores da Petrobras Frente aos Desafios Socioambientais Atuais.........................................................................................................................23
Planejamento da Imagem Organizacional e sua Integração com um Programa de Responsabilidade Socioambiental.............................................................................24
Teoria da Adm. e as Questões Socioambientais na Gestão da Organização ..........25
Região Oeste da Bahia - Organizações e Preocupações Socioabiental..................26
Conclusão................................................................................................................. 29
Referencia Bibliograficas...........................................................................................30
Introdução
De acordo as incessantes modificações globais, surgiram certos embates preocupantes com a questão ambiental, que nos afligem com o aumento desenfreado desde as pequenas urbes até as grandes metrópoles e das indústrias. Esses embates trazem também as mudanças das pessoas na sua maneira de agir e pensar literalmente, como não é diferente com as empresas publicas e privadas, tudo pelo acionamento de novos comportamentos.
A escassez dos recursos naturais, que nos obriga tomar decisões quanto às empresas e adotarem atitudes ambientais e, sobretudo em relação à saúde e segurança da sociedade, tomando o posto de posição responsável socialmente e eticamente junto à nossas organizações.
Em consequência da globalização surgiu a necessidade aumento da produtividade nas grandes empresas devido o desenfreado consumo. Ocasionando com isso os desequilíbrios socioambientais. Contextualmente surgem contendas relativas às questões ambientais, para avaliar a real situação atual e as perspectivas.
Portanto, o intuito com este requisito parcial, é sugestionar com senso critico e analítico sob a pauta, no intuito de sancionar as exigências disciplinares e proposta posta como eixo norteador das disciplinas.
Responsabilidade Socioambiental
O conceito de Responsabilidade socioambiental, segundo o Conselho Mundial para o Desenvolvimento Sustentável, é um compromisso permanente por parte dos empresários na adoção de uma postura e ações de mercado éticas, que contribuem para o desenvolvimento econômico de maneira ímpar com a qualidade de vida de seus clientes internos e externos.
Responsabilidade socioambiental pode ser adotada por empresas públicas e privadas no objetivo de conciliar inclusão social e conservação do meio ambiente. É uma ação que vem sendo planejada e implementada com maios ênfase desde os anos 90, apesar do remoto histórico do pensamento ecológico e lutas ambientalistas no mundo.
As empresas é a integração voluntária de preocupações sociais e ambientais nas suas operações e na sua interação com todas as partes interessadas. Assim, contribuem para a satisfação das necessidades dos seus clientes, gerindo simultaneamente as expectativas dos trabalhadores, dos fornecedores e da comunidade local.
Trata-se de contribuir, de forma positiva, para a sociedade em geral, de gerir os impactos ambientais da empresa, garantir a segurança dos seus colaboradores, assegurar a qualidade dos seus produtos ou dos seus serviços, o que poderá proporcionar vantagens diretas para o negócio e assegurar a competitividade em longo prazo. Podemos considerar a responsabilidade social como um investimento, através da qual se pode adoptar uma abordagem inclusiva do ponto de vista financeiro, comercial e social, conducente a uma estratégia em longo prazo.
Apesar de que seja um tema relativamente novo, o número de empresas que estão aderindo à responsabilidade socioambiental é grande e a tendência é que este número aumente cada dia mais.
Atualidade: Problemas Ambientais Enfrentados
Os problemas ambientais vivenciados na atualidade tornam-se cada vez mais complexos, envolvendo questões de diversas áreas do conhecimento. Nunca se falou tanto em preservação ambiental como nos dias de hoje. A preocupação com o meio ambiente tomou conta dos meios de comunicação, das escolas e até mesmo das indústrias. As causas das agressões ao meio ambiente são de ordem política, econômica e cultural. A sociedade ainda não absorveu a importância do meio ambiente para sua sobrevivência.
Inundações, secas, catástrofes naturais, falta de alimento e de combustível são apenas algumas das consequências que já começam a ser sentidas – e a previsão de cientistas e pesquisadores é que este cenário piore.
Para inverter este quadro, é preciso uma ação coletiva intensa e imediata. E, para que
...