ATIVIDADE SEMANA Disciplina: Educação para Saúde
Por: tmadella • 13/11/2016 • Relatório de pesquisa • 580 Palavras (3 Páginas) • 405 Visualizações
[pic 1]
SENAC – SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL
Curso Técnico em Segurança do Trabalho
TATIANA MACHADO MADELLA
ATIVIDADE SEMANA 1 E 2
Disciplina: Educação para Saúde
Senac Floresta
Porto Alegre, 26 de setembro de 2016
O termo Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) foi cunhado por Louis Davis, na década de 1970, quando desenvolvia um projeto sobre desenho de cargos. Para ele, conceito de QVT refere-se à preocupação com o bem-estar geral e a saúde dos trabalhadores no desempenho de suas tarefas (CHAVIENATO, 2004)
A qualidade de vida no trabalho não pode ser confundida com políticas de benefícios, nem com atividades festivas, embora essas sejam importantes como estratégias. A QVT tem a ver com a cultura organizacional.
A promoção de ações e/ou programas de Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) vem se tornando a maneira pela qual é possível se desenvolver e manter a motivação e o comprometimento dos trabalhadores, resultando em inúmeros benefícios. Cada programa deve ter um direcionamento, uma vez que cada empresa tem a sua especificidade. Dessa forma, deve-se haver um diagnóstico dos problemas e limitações das atividades ocupacionais, assim como dos recursos físicos e humanos, para diante disso ser possível o planejamento e execução das ações a serem implementadas.
Alguns autores relatam sobre o tema:
Conforme o autor Rodrigues (1995), na década de 70 sugiram os primeiros movimentos e aplicações estruturadas e sistematizadas no interior da organização, utilizando a Qualidade de Vida no Trabalho. Nos anos 80 com o avanço tecnológico e da modernização e constantes mudanças políticas tornam o contexto mais dinâmico e instável.
“Entende-se como Qualidade de Vida no Trabalho - QVT a resultante direta da combinação de diversas dimensões básicas da tarefa e de outras dimensões não dependentes diretamente da tarefa, capazes de produzir motivação e satisfação em diversos níveis, além de resultar em diversos tipos de atividades e condutas dos indivíduos pertencentes a uma organização (RODRIGUES, 1995)”.
Pesquisas recentes, segundo Chiavenato (2004), demonstram que para alcançar a qualidade e produtividade, as empresas precisam de pessoas motivadas a realizar suas atividades executadas e recompensadas adequadamente por suas contribuições, assim a competitividade passa obrigatoriamente pela qualidade de vida no trabalho.
Segundo o mesmo autor, a QVT envolve uma constelação de fatores, o reconhecimento por alcançar resultados, o salário, os benefícios. O relacionamento do grupo, o ambiente Psicológico e físico dentro do trabalho, o poder de decisão e a participação. Afeta atitudes pessoais e estimula a produtividade individual, a motivação para o trabalho, adaptabilidade a mudança no ambiente de trabalho, criatividade e vontade de inovar ou de aceitar mudanças.
Para atividade proposta, abaixo cito quatro ações para promover a Qualidade de Vida:
[pic 2]
CONSIDERAÇÕES FINAIS:
Devemos diminuir a distância entre o discurso e a prática, para que a QVT não seja apenas mais um modismo, mas que faça parte de um plano organizacional estratégico e não venha a desaparecer diante da primeira dificuldade a ser enfrentada. Acredita-se que um real investimento na QVT tornará o trabalho mais humanizado, favorecendo um clima laboral saudável, diminuição de acidentes de trabalho, absenteísmos e reclamações trabalhistas. Pois, se é na empresa onde os trabalhadores passam a maior parte de suas vidas, natural seria que as transformassem em lugares mais agradáveis e saudáveis para a execução do trabalho.
...