TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATIVIDADE DA DISCIPLINA BIOLOGIA DOS ORGANISMOS

Por:   •  11/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.083 Palavras (9 Páginas)  •  404 Visualizações

Página 1 de 9

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ – UEM

UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL – UAB

DISCIPLINA: BIOLOGIA DOS ORGANISMOS

ATIVIDADE DA DISCIPLINA BIOLOGIA DOS ORGANISMOS

Michele Rodrigues da Silva

Maringá

2011

Questão 1-

  Dentre as disciplinas ensinadas nas escolas não deve haver uma escala de grau de importância, onde uma é exaltada em detrimento da outra, todas são importantes e indispensáveis para a formação dos alunos, proporcionando ao aluno a capacidade de ser um individuo competente em todas as áreas e saberes.

  A ciência também se enquadra no grau de importância, assim, como a matemática e a língua portuguesa, ela é muito útil a sociedade e na formação de um cidadão consciente e sabedor das coisas da vida, da sociedade e do outro.

  Com uma sociedade cada vez mais preocupada com questões ambientais, com descobertas de curas para doenças e também com a tecnologia, é indispensável o ensino de ciências nas séries iniciais, para que desde cedo possa ser formado nos alunos a consciência de que eles são responsáveis por tudo que está em sua volta, que não cabe somente à cientistas o fazer ciências, pois ele está muito mais próximo dela do que imaginam e que eles precisam estar aptos para o que a sociedade exige deles. E o conhecimento das ciências proporciona a formação de um indivíduo capaz de utilizar-se das tecnologias que a ciência oferece, e através desse conehcimento promover melhorias para seu bem e da sociedade.

  E como pontua o documento da Unesco de 1980 ( apud. BIOLOGIA DOS ORGANISMO), o ensino de ciências é importante por que:

  - Ajuda as crianças a pensar de maneira mais lógica sobre os fatos do cotidiano e a resolver problemas práticos (...).

  - Pode ajudar a melhorar a qualidade de vida das pessoas, uma vez que são atividades socialmentes úteis.

  - Dado o mundo que caminha cada vez mais em um sentido cientifíco e tecnológico, é importante que os futuros cidadãos preparem-se para viver nele.

  - Pode promover o desenvolvimento intelectual das crianças.

  - Contribui para o desenvolvimento de outras áreas principalmente língua e matemática.

  - Pode ser na escola o único contato da criança com a ciência.

  - Pode adquirir aspecto lúdico, envolvendo as crianças no estudo de problemas interessantes de fenômenos que as rodeiam em seu cotidiano.

  Todos esses pontos abordados são muito relevantes, mas não basta apenas sabermos o quanto o ensino da ciência nas séries iniciais é importante, é preciso que se tenha profissionais capacitados para ensiná-la, o que muitas vezes não ocorre, pois há algumas deficiências na formação desse profissional, que impede que seja passado aos alunos o conhecimento de forma adequada.

  Nos curriculos dos cursos de formação de pedagogos há uma ênfase maior a prática do que a teoria, o que acaba acarretando a falta de respaldo do conhecimento, que deveria se sobrepor à prática, não que esta seja dispensável, mas que conhecimento teórico seria muito mais útil para formar profissionais críticos e pensantes.

  As universidades seguindo as "tendências" da sociedade, estão se deixando levar para a formação de profissionais para o mercado de trabalho competitivo e que muitas vezes está atrelado à economia e ao que a sociedade capitalista busca, esquece-se de aprofundar-se na formação de um profissional que repasse conhecimento, que proporcione novas descobertas e que leve seu aluno ao saber fazer, ao aprender, e ser um indivíduo pensante e independente.      

  Atedendo essas demandas mercadológicas oferecem-se cursos com menos qualificação, formando profissionais não capacitados adequadamente, precarizando ainda mais a educação no país, e assim formando estudantes incapazes de compreender seu papel na sociedade, ficam sendo analfabetos funcionais, não letrados, nestas aréas do conhecimento.

  Portanto na formação de pedagogo não vale apenas ensinar o como fazer, as técnicas de ensino e métodos de como ensinar, há também a necessidade do conhecimento, conhecer o conteúdo que será ensinado e como pontua Severino( apud. BIOLOGIA DOS ORGANISMOS), " é imprescindível investir em sólida formação teórica nos diversos campos que compõe os saberes da docência".

Questão 2-

Os cincos reinos dos seres vivos são:

  • O Reino Monera: que possui seres vivos unicelulares, uns são autótrofos que realizam fotossintese e outros heterótrofos que consumem outros seres vivos. São formados por células que não tem um núcleo organizado, seu material genético fica disperso no citoplasma. Fazem parte deste reino as bactérias e as algas azuis ou cianobactérias.

As bactérias se alimentam através  da absorção de alimentos da parede ccelular e as cianobactérias produz clorofila para se alimentar.

  • O Reino Protista está incluido os organismos unicelulares e eucariontes, possuindo organelas ligadas as membranas. As algas pertencem a este reino, elas são eucariontes e autrótofas. Já os protozoários que também pertence ao mesmo, são unicelulares eucariontes e heterótrofos.
  • O Reino Fungi, abrange os fungos que são heterótrofos, e unicelulares, podendo ser pluricelulares e eucariontes. Apresentam células com um núcleo definido, contendo a carioteca que o delimita. Os bolores, leveduras e cogumelos fazem parte deste reino. Os fungos retiram seus alimentos de outros seres vivos em decomposição e se reproduzem através de esporos.
  • O quarto Reino classificado com Plantae, inclui os seres multicelulares, eucarióticos e autótrofos. Os vegetais fazem parte deste reino, as algas, os musgos e as samambaias. Os integrantes deste reino realizam fotossintese, portanto produzem seu próprio alimento.
  • E o último Reino conhecido como Animalia, integra os seres multicelulares eucarióticos. Fazem parte desse reino os insetos, vermes, peixes, répteis, anfíbios, aves e mamíferos. Como eles não conseguem produzir seus próprios alimentos, eles se alimentam de plantas e de outros seres vivos.

 Podemos perceber que todos os seres vivos possuem algumas caractéristicas em comum. Todos são formados por células, mesmo que estas não sejam formadas da mesma maneira ou não se encontram organizadas igualmente. Outra característica é que todos se alimentam, um grupo produz seu próprio alimento e outro não possui essa capacidade, mas se alimentam do que é produzido por outros seres vivos. E uma outra caracterítica que podemos destacar é que os seres vivos se reproduzem, de forma sexuada ou assexuada, perpetuam suas espécies, formando seus descendentes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.5 Kb)   pdf (111.1 Kb)   docx (17.4 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com