ATIVIDADE SOCIOLOGIA
Artigo: ATIVIDADE SOCIOLOGIA. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: agilalima • 13/5/2014 • 360 Palavras (2 Páginas) • 468 Visualizações
ATIVIDADES
QUESTÃO 01
Antes de responder qual a importância da Sociologia da Educação, precisamos saber o que é Sociologia. Então dizemos que sociologia é uma ciência eu tem como base a teórica metodológica que serve para estudar fenômenos sociais. Pelo fato de haver várias sociologias, a Sociologia da Educação é importante porque investiga a escola enquanto instituição social, analisa os processos socisias envolvidos. Todas as transformações que a sociedade ssofreu ou sofre traz temas para discussão no campo da educação. A escola surgiu para preparar o indivíduo para a vida em sociedade, além de desenvolver suas potencialidades e capacidades individuais. Ou seja, a educação forma indivíduos pra uma vida em sociedade, proporcionando visões que lhes permita compreender a sociedade como um todo; possibilita uma ampliaação da compreensão da readlidade social sob o prisma de vários olhares. Essa é importãncia da Sociologia da Educação.
QUESTÃO 02
A autora analisa a realção entre sociologia e educação. Primeiro ela discuti historicamente, desde a entrada da Sociologia no Brasil, na década de 1920 até a institucionalização como Sociologia da Educação, durante às décadas de 1970 e 1980. Também faz um levantamento da produção do GT Sociologia da Educação da Anped, onde focaliza os principais temas, metodologias e bibliografias que foram chamados de grupo, durante a década de 190. Finalmente a autora pretendeu colocar em debate o desenvolvimento da Sociologia da Educação nos últimos anos e apontar possíveis caminhos e tendências para o futuro dessa disciplina no Brasil.
QUESTÃO 03
O papel social da Escola em nossa sociedade resumi-se em desenvolver indivíduos críticos e sabedores dos seus direitos e deveres, levar para o ambiente escolar fatos que estão atingindo toda a sociedade. É desenvolver cidadãos preparados para conviver em sociedade, ensinando a eles a transmitir e avaliar os saberes destinados ao ensino; refletir a distribuição do poder, ou seja, que ele se torne um cidadão crítico das relações de poder em sociedade. Por fim, precisamos de conscientização para que não venhamos a ter que compartilhar com o grande Renato Russo: “[...] no Senado, sujeira pra todo lado. Ninguém respeita a Constituição. Mas todos acreditam no futuro da nação.[...]”. É isso aí Escola é para CONSCIENTIZAR e não ESCRAVIZAR o cidadão.
...