ATIVIDADES PRATICAS SUPERVISIONADA
Monografias: ATIVIDADES PRATICAS SUPERVISIONADA. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: DaniSilveira31 • 16/9/2014 • 732 Palavras (3 Páginas) • 289 Visualizações
Classificação das doenças de notificações trabalhistas relacionadas às praticas do Enfermeiro
Título e subtítulo: Saúde ocupacional: Uma analise aos riscos relacionados à equipe de enfermagem na unidade de terapia intensiva
Revista, editora e ano de publicação: FG Ciência, Porto JLR, Santos LG, Vasconcelos MCC, Fonseca EOS, Guanambi, v 01, n 1, Jan-Jul 2011.
Referencia bibliográfica completa (ABNT) ou Vancouver
Brasil. Associação Brasileira de Enfermagem (ABEn). Cartilha do trabalhador de Enfermagem Saúde, segurança e boas condições de trabalho. Rio de Janeiro 2006.
Arrabaço, Maria de Fátima dos Santos Ramalho. Acidentes de serviços em profissionais de saúde: Identificação, representações e comportamentos em face de exposição microbiológica acidental. 2008. (Mestrado em Comunicação em Saúde).
Disponível em: http://www.portalfg.com.br/revista/arquivos/artigos/artigo_4.pdf Acesso em: 23/04/2014
1.5.1 OBJETIVOS:
Objetivo Geral: Possibilitar uma vivencia das teorias aprendidas no decorrer das diversas disciplinas do curso, integrando os conteúdos discutidos de uma forma ampliada, articulando o raciocínio teórico para a aplicação pratica.
Objetivo Especifico: Tem por objetivo aprimorar conhecimentos quanto a Classificação das doenças de notificações trabalhistas relacionadas as praticas do Enfermeiro.
Teve como objetivo identificar e compreender os principais riscos ocupacionais a que estão expostos os trabalhadores de enfermagem de uma UTI.
1.5.2 METODOLOGIA:
Esta revisão da literatura sobre Classificação das doenças de notificações trabalhistas relacionadas às praticas do Enfermeiro foi dividida em duas etapas, a primeira consistiu na procura de artigos científicos referentes à classificação das doenças através dos descritores do site www.googleacademico.com.br. Os descritores usados foram (Saúde Ocupacional. Unidade Terapia Intensiva. Enfermagem).
1.5.3 CONCLUSÃO DO ARTIGO:
O estudo proporcionou uma avaliação crítica referente aos riscos que a equipe de enfermagem da UTI está exposta, predispondo o surgimento de patologias ocupacionais relacionadas às atividades laborais.
Conclui-se que insalubridade da UTI, contribui para existência de riscos ocupacionais freqüentes, tal desempenho relaciona-se aos hábitos dos profissionais intensivistas; frente aos riscos químicos, físico, biológicos e ergonômicos, sendo alguns dos mesmos evidenciados em maior e menor intensidade.
Ressalta-se a importância de traçar medidas de prevenção, se atentando a concentração de esforços e recursos no sentido de promover mudanças no ambiente de trabalho, com a implementação de programas de prevenção e conscientização de práticas seguras e o fornecimento, de forma contínua e uniforme destas.
Faz-se necessário ainda, à adaptação de investimento de recursos humanos e materiais, do uso do EPI; traçar medidas de redução do estresse ocupacional através de ginástica laboral; promover educação continuada e adequação de jornadas de trabalho. Além disso, a prática de avaliação médica deve ser uma atividade freqüente, a fim de prevenir os agravos à sua
...