ATLAS DE ALGORITMO E PROGRAMAÇÃO
Trabalho acadêmico: ATLAS DE ALGORITMO E PROGRAMAÇÃO. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: romero2712 • 28/9/2014 • Trabalho acadêmico • 1.163 Palavras (5 Páginas) • 317 Visualizações
ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO
Disciplina: Algoritmos e Programação
Professor: Roque Maitino Neto
Atividades Práticas Supervisionadas
Bauru, 18 de abril de 2013
ATPS DE ALGORITMOS E PROGRAMAÇÃO
A atividade prática supervisionada (ATPS) é um método de ensino e prendizagem de desenvolvido supervisionado e que tem por objetivos por meio de um conjunto de atividades programadas e supervisionadas avaliando o aluno.
Orientação: Roque Maitino Neto
Bauru, 18 de abril de 2013
Relatório 1 – Conceitos Fundamentais de Programação
Noção de algoritmos ____________________________________ Página 1
Pseudolinguagem_______________________________________ Página 1
Estrutura de um programa________________________________ Página 2
Operadores Aritméticos, Lógicos e relacionais________________ Página 3
Características do ambiente de desenvolvimento C____________ Página 4
Atividades ( Desafio )___________________________________ Página 5
* Noção de Algoritmos
Algoritmo é um conjunto de ações com propriedades especiais e específicas e com algumas estruturas padrões para controlar a ordem na qual as ações são realizadas, tendo como propriedades ações simples e bem definidas ( não ambíguas), sequência ordenada de ações e uma sequência
finita de passos constituindo soluções computacionais ou reais.
* Pseudolinguagem
A transposição de problemas do universo real para o computacional é expressa na forma de algoritmo na linguagem natural fundamentalmente, porém algoritmos computacionais requerem um nível de detalhamento próximo da linguagem computacional, representando comandos realizados pelo computador.
As pseudolinguagens têm a função de aproximar algoritmos computacionais da linguagem natural, tornando possível postergar detalhes para a modelação do algoritmo na linguagem executável do computador, demonstrando grande flexibilidade.
Dentro das pseudolinguagens podemos citar o Portugol, que permite o pensamento no problema em si e não no equipamento que executa o algoritmo. Devemos atentar a importância da sintaxe (em relação à forma) e a semântica (em relação ao conteúdo ou seu significado).
Página 1
* Estrutura de um programa
A construção do algoritmo possui dois conceitos básicos e fundamentais que são: memória (estruturas de dados) para manipulação de informações, e algoritmo (estruturas de controle) para manipulação de ações. Estes conceitos são representados na linguagem de programação através de variáveis (para representar a memória) e ações ( para expressar a solução na forma algorítmica).
Algoritmos são sequências de comandos especiais com estrutura de controle, um comando bastante importante
é o comando de atribuição, utilizado para atribuir conteúdo a variáveis.
- Primeiramente o algoritmo é iniciado, preparando um ambiente para a execução do programa.
- Em seguida uma variável X é declarada, reservando um espaço na memória do computador para armazenar a variável, assim, toda vez que ela aparecer no programa, será referenciada ao conteúdo da memória reservada a X.
- Logo após a expressão é avaliada e o resultado atribuído a X .
- Postumamente o programa é finalizado, liberando o ambiente de execução do programa.
* Tipos primitivos para representação de Dados e Variáveis
Variáveis são componentes das linguagens de programação, que identificam as informações que estão sendo manipuladas pelos programas.
Uma variável é um local (área da memória do computador) que armazena um tipo específico de conteúdo. Ela contém um valor que pode ser modificado durante a execução do programa. Uma variável é declarada em função de um tipo associado.
O tipo tem duas características importantes: o intervalo de valores possíveis e o conjunto de operações que podem ser realizados, que admite as 4 operações aritméticas básicas mas não permitem operações de conjunto.
Os tipos são divididos em tipos básicos e tipos estruturados, em Portugol os tipos básicos são: tipo inteiro, tipo real, tipo caracter e tipo lógico.
Página 2
* Operadores Aritméticos, Lógicos e relacionais.
Existem 5 operadores aritméticos binários (que operam sobre dois operandos) e um operador aritmético unário (que opera sobre um operando).
Os binários são a soma, subtração, multiplicação, divisão e módulo e o unário trabalha com qualquer tipo de dados, inteiros ou ponto flutuante e executam as operações aritméticas básicas. O operador módulo opera somente com operandos inteiros e dá como resultado o resto da divisão do inteiro à sua esquerda pelo inteiro à sua direita.
O operador menos unário é usado somente para indicar a troca de sinal algébrico do valor associado e a precedência de operadores indica qual operador deverá ser executado primeiro.
Os operadores lógicos fazem comparações. A diferença entre comparações lógicas e relacionais está na forma que avaliam seus operandos, os lógicos são avaliados como lógicos (0 ou 1) e não como quantidades numéricas .Existem os operadores lógicos : lógico E, lógico OU, lógico NÃO.
Desses operadores o NÃO é unário e os outros dois são binários.
Os operadores relacionais fazem comparações, são eles : maior, maior ou igual, menor, menor ou igual, igual, diferente. Operadores relacionais avaliam seus operandos como quantidades numéricas, e o resultado da operação é o valor lógico 1 para verdadeiro e 0 para falso.
Página 3
* Características do ambiente de desenvolvimento C.
C é
...