ATPS ADM 1 SEMESTRE
Exames: ATPS ADM 1 SEMESTRE. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: henriquefid • 3/4/2014 • 1.178 Palavras (5 Páginas) • 317 Visualizações
ATPS: Teoria da Contabilidade
Aula Tema Etapa 3: O balanço Patrimonial (BP); a Demonstração do Resultado do Exercício (DRE); a Demonstração dos Fluxos der caixa (DFC).
Aula Tema Etapa 4: Sociedades
Período: Noturno
Professor: Daniel
Sumário:
• Bibliografia --------------------------------------------------------------------------------------------- 1
• Introdução ---------------------------------------------------------------------------------------------- 2
• A empresa que temos curiosidade em conhecer as demonstrações financeiras ---------------- 3
• Relatórios contábeis e RI --------------------------------------------------------------------------------- 4 e 5
• As considerações das sociedades anônimas no cenário corporativo brasileiro -------------------- 6 e 7
• Tipos de empresas são criados sob. A forma jurídica ------------------------------------------------- 7 e 8
• Principais diferenças “sociedades empresárias” e sociedades anônimas --------------------- 9 e 10
• Conclusão ----------------------------------------------------------------------------------------------- 11
Bibliografia
Fontes: <https://docs.google.com/open?id=0B9r14r4nyLDpWVlkanp2aUEtdXM>
http://www.receita.fazenda.gov.br/pessoajuridica/cnpj/cnpjreva/cnpjreva_solicitacao.asp
http://www.cvm.gov.br/
https://docs.google.com/open?id=0B9r14r4nyLDpdllDWnVQS2VCU1E
https://docs.google.com/open?id=0B9r14r4nyLDpTl9jeG5Bci1FR1E
http://pt.wikipedia.org/wiki/Sociedade_empres%C3%A1ria
Livro: Marion, José Carlos. Teoria da Contabilidade. 2º Ed. Campinas: Alineas 2010 (PLT 146).
Introdução:
O objetivo deste trabalho é estruturar os componentes do patrimônio liquido de uma empresa.
A princípio o trabalho tem o objetivo de aprimorar nosso conhecimento sanar as duvidas e fixar o aprendizado tido em sala de aula, para isso o trabalho conta com estrutura de bens, direitos e obrigações das contas patrimoniais, identificação de ativos e passivos e alocação corretamente no balanço patrimonial. Identificação as contas de resultado e estrutura do CMV, ARE e DRE.
Portanto, as tabelas e textos a seguir foram construídos através de nosso conhecimento obtido em sala de aula e em estudos a livros e sites.
Etapa 3
Passo 2- Escolhendo a empresa que temos curiosidade em conhecer as demonstrações financeiras.
Tel. (11) 3555-6350 Fax. (11) 3555-9621
Etapa 4
Passo 1- A importância sobre as considerações das sociedades anônimas no cenário corporativo brasileiro.
A Sociedade Anônima, ou S.A. ou ainda Companhia como é conhecida, é uma modalidade de sociedade empresária, que difere dos demais tipos (societários de Bens, de Pessoas ou mista como a Ltda.), por ser uma sociedade de capitais. Sendo assim, a Sociedade Anônima é criada e exercida única e exclusivamente com o escopo de lucrar.
A Sociedade Anônima é pessoa jurídica de direito privado, de natureza eminentemente mercantil, em que o capital social é dividido em ações de igual valor nominal, que são de livre negociabilidade, limitando-se a responsabilidade do sócio ao preço de emissão das ações subscritas ou adquiridas.
Outra característica desse tipo de sociedade é a responsabilidade do sócio. Assim sendo, cada acionista responde civilmente na sociedade de acordo com a sua participação, ou seja, pelas ações adquiridas ou subscritas no capital social.
A Companhia (S.A.), por exemplo, necessitando expandir suas atividades, ao invés de buscar financiamento bancário para viabilizar sua operação, oferece suas ações no Mercado de Capitais, convocando as pessoas (físicas ou jurídicas) a investirem na sua empresa.Com a recente classificação do risco Brasil para o nível de investiment grade, conferido por agências de risco, como a Standard & Poor´s, o país foi elevado ao denominado grau de investimento, que, na prática, autoriza diversas quantidades de fundos de aplicação, que antes não colocavam seu dinheiro em países que não detinham tal título, a aplicá-lo.
As sociedades anônimas diferenciam-se das sociedades contratuais pelo fato de nenhum contrato ligar os sócios entre si. Por isso, são consideradas sociedades institucionais ou normativas.
Na Sociedade Anônima, seu capital é formado exclusivamente por ações, que são, em regra, plenamente negociáveis entre os acionistas ou entre os interessados em participar da companhia, ou seja, a participação do sócio ou acionista se dá através da subscrição ou aquisição de ações.
O capital social é bastante complexo, pois se trata de uma referência à contribuição que os sócios dão para a sociedade desenvolver sua atividade econômica.
As análises sobre o tema das sociedades anônimas é bem extenso e devemos entender que é extremamente importante e atual. Merece estudos cada vez mais aprofundados. Alguns aspectos considerados muitos importantes das sociedades
...