ATPS Adm Produção E Operações
Dissertações: ATPS Adm Produção E Operações. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: elter • 19/3/2014 • 5.943 Palavras (24 Páginas) • 577 Visualizações
FACULDADE ANHANGUERA DE CRISTALINA
Rua: 7 de setembro,1635 -Centro – Cristalina/GO- CEP:73850-000
Centro de Educação à distância (CEAD)
Curso Superior de Administração
ATPS
ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇAO E OPERAÇÕES
Professor: Me. Luiz Manuel Palmeira
Administração - 6º Semestre
Cristalina-GO, Setembro de 2013.
FACULDADE ANHANGUERA DE CRISTALINA
Rua: 7 de setembro,1635 -Centro – Cristalina/GO- CEP:73850-000
Silvânia Santos Cardoso
RA: 294113
Simone de Oliveira Mello Alcântara
RA: 291404
Raiane de Souza Oliveira
RA: 344872
Edvânia Macedo Albernaz Borges
RA: 340744
Elizângela de Fátima Gonçalves
RA: 335346
Elter Morais Batista
RA 344212
Cristalina-GO, Setembro de 2013.
Sumário
INTRODUÇÃO 4
SISTEMA DE PRODUÇÃO 5
ORGANIZAÇÃO DE ESTUDO 6
EMPRESA: FUGINI ALIMENTOS LTDA 6
O PRODUTO – ESTRATEGIA DE PRODUÇÃO 7
ESTRATÉTGIAS DA ORGANIZAÇÃO DE ESTUDO 8
A IMPORTANCIA DA PREVISÃO DE VENDAS 9
CICLO DE ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS 10
PCP - PLANEJAMENTO E CONTROLE DE PRODUÇÃO 12
PLANEJAMENTO AGREGADO 13
PERFIL DA DEMANDA 14
ELABORAÇÃO DO PLANO AGREGADO 15
ETAPA A. . 15
ETAPA B. . 16
ETAPA C. . 17
ETAPA D. . 18
PLANEJAMENTO DA PRODUÇÃO 20
GESTÃO DE OPERAÇÕES EM SERVIÇOS 22
CONSIDERAÇÕES FINAIS 27
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA 28
INTRODUÇÃO
De uma forma geral, a Administração da Produção e Operações diz respeito àquelas atividades orientadas para a produção de um bem físico ou à prestação de um serviço. Neste sentido, a palavra “produção” liga-se mais de perto às atividades industriais, enquanto a palavra “operações” se refere às atividades desenvolvidas em empresas de serviços. Nas indústrias, as tarefas que são o objeto da Administração da Produção encontram-se concentradas prioritariamente na fábrica ou na planta industrial.
A grande verdade é que, ao longo do tempo, a designação de Administração da Produção vem sendo confundida com a atividade fabril. Ao ouvi-la, as pessoas logo imaginam um local cheio de máquinas, pessoas andando de um lado para outro, produtos sendo fabricados, vagões ferroviários ou caminhões sendo carregados ou descarregados e assim por diante. Não resta dúvida que tudo isso tem a ver com a Administração da Produção, mas a imagem é incompleta. Bancos, hospitais, escolas, aeroportos, que são todas atividades classificadas como serviços, têm também a ver com os conceitos e técnicas que iremos explorar. Como a extensão desses conceitos e técnicas às atividades de serviços é relativamente recente, nem sempre a adaptação é perfeita, e vem se processando gradativamente. De qualquer maneira, ela é possível e dá geralmente bons resultados.
Os conceitos e técnicas que se constituem no objeto da Administração da Produção e Operações dizem respeito, às funções administrativas clássicas (planejamento, organização, direção e controle) especificamente aplicadas às atividades envolvidas com a produção física de um produto ou à prestação de um serviço. Não se trata de uma disciplina técnica, no sentido mais comum do termo, e isso a distingue de outras disciplinas mais típicas da Engenharia. Não se estudam aqui a natureza e o funcionamento das máquinas, por exemplo, nem como se estrutura uma rede elétrica ou de tubulações industriais. Os conceitos e técnicas aplicam-se à tomada de decisão quanto aos recursos produtivos ou, mais diretamente, às formas de utilizá-los, do ponto de vista administrativo, de forma a conseguir melhores resultados.
O objetivo deste trabalho é de conhecer como é elaborar um relatório que contemple o desenvolvimento de um Plano de Produção, para isso escolhemos a empresa FUGINI ALIMENTOS LTDA, que é uma empresa do segmento industrial.
SISTEMA DE PRODUÇÃO
Definimos “sistema de produção” como o conjunto de atividades e operações inter-relacionadas envolvidas na produção de bens ou serviços a partir do uso de recursos (inputs) para mudar o estado ou condição de algo para produzir saídas/resultados (outputs). O sistema de produção é uma entidade abstrata, porém extremamente útil para dar uma ideia de totalidade. Distinguem-se no sistema de produção alguns elementos constituintes fundamentais, são eles os insumos, o processo de criação ou conversão, os produtos ou serviços e o subsistema de controle. Tradicionalmente os sistemas de produção são agrupados em três categorias:
• Sistemas de Produção Contínua: Os sistemas de produção contínua, também chamado de fluxo em linha apresentam uma sequência linear para se fazer o produto ou serviço; os produtos são bastante padronizados e fluem de um posto de trabalho
...