ATPS Administração De Materiais E Logística ETAPA 1
Casos: ATPS Administração De Materiais E Logística ETAPA 1. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: wanderluciogp • 17/11/2013 • 617 Palavras (3 Páginas) • 1.103 Visualizações
Para Henry Fayol, “administrar é prever, organizar, comandar, coordenar e controlar”, completamos também que a administração compreende três campos básicos: pessoal, material e financeiro. A administração do material corresponde, portanto, no seu todo, ao planejamento, organização, direção, coordenação e controle de toda as tarefas necessárias à definição de qualidade, aquisição, guarda, controle e aplicação dos materiais destinados às atividades operacionais de uma organização, seja de natureza militar, industrial, comercial ou de serviços.
A administração do material tem por objetivos: Preços baixos; ∙ Alto giro de estoques; Baixo custo de aquisição e posses; Continuidade de suprimento; Consistência de qualidade; Pouca despesa com pessoal; Relações favoráveis com os fornecedores; Aperfeiçoamento do pessoal; Bons registros.
Dessa forma, entendemos a importância de gerir bem os materiais, ferramentas manuais e ferramental no processo produtivo, que são recursos usualmente escassos em todas as empresas, a fim de minimizar o desperdício, que conforme os dados abaixo demonstram a situação atual em que vivemos o que nos chama muita atenção sobre o assunto:
• 16% Do programa de produção não podem ser executados em virtude de falta de ferramentas destinadas a produção;
• 30% a 60% do estoque de ferramentas estão espalhado pelo chão da fábrica, perdido, deteriorando-se ou não disponível (dentro das caixas de ferramentas pessoais;
• 20% do tempo dos operadores são desperdiçados procurando por ferramentas. Se somarmos meia hora por turno, chegaremos a mais de três semanas de trabalho perdidas por ano;
• 40% a 80% do tempo do carregamento é perdido procurando e expedindo materiais e ferramentas;
• O orçamento anual para ferramentas, gabaritos, acessórios gastos com fornecedores e ferramentas de reservas numa empresa metalúrgica é 7 a 12 vezes maior que o orçamento do equipamento total.
Com isso administrar recursos escassos tem sido a preocupação dos gerentes, engenheiros, administradores, assim com todas as pessoas envolvidas no processo produtivo. Com a globalização crescente, estamos no limiar de uma troca de paradigmas, já que o modelo de produção do século XXI deverá ser muito diferente do modelo do século XX, que em relação as estruturas empresariais, ao relacionamento de emprego, à gestão de produção e à organização do trabalho.
O desenvolvimento de uma tecnologia, ou o aprimoramento de uma já existente, só se dá quando necessário, devido a algumas dificuldades enfrentadas tais como excesso de produtos e falta de espaço para armazená-los, levou se a criação das atuais tecnologias de materiais. Sendo assim para que haja inovação tecnológica, o dinheiro, o tempo e a mão-de-obra são fatores imprescindíveis na busca por ela. Para o Administrador o principal é conhecer a dinâmica de seu lançamento e quanto é importante para a consecução dos objetivos estratégicos da empresa.
Para o sucesso das organizações atuais, é importante seguir o passos descritos no capitulo 2 do livro texto PLT-222, pois assim obterão vantagem competitiva na comercialização de seus produtos, destacando que empresas como a Sony, 3M, Pioneer
...