ATPS Atletismo
Ensaios: ATPS Atletismo. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Janevan • 27/9/2014 • 1.835 Palavras (8 Páginas) • 548 Visualizações
INTRODUÇÃO
Neste trabalho conheceremos um pouco de cada modalidade do atletismo, através de pesquisas realizadas ficou claro de que o atletismo se resume basicamente em correr mais rápido, arremessar e saltar mais longe que seus adversários.
É preciso registrar que a palavra “atletismo” vem do grego “ethos”, que significa “combate”, sendo nítidos os registros históricos de atividades, tais como corrida, o salto em distancia, o lançamento do disco e do dardo, desenvolvido pelos gregos na Grécia antiga (SARA QUENZER MATTHIENSEN, 2007, p. 7).
Conheceremos também um pouco sobre a resistência aeróbia e anaeróbia e a importância que cada uma têm no desempenho do Atleta.
ATLETISMO
Por regra e definição, a pista de atletismo deverá ter 400 m medidos em sua borda interna. Em sua maioria, as pistas de oito raias, ainda que haja pistas oficiais apenas com seis raias. A reta dos 100 m rasos, entretanto, poderá ter nove raias, a exemplo da pista de atletismo utilizada nos Jogos Olímpicos de Sidney em 2000 (SARA QUENZER MATTHIENSEN, 2007, p. 11)
PROVAS DE ATLETISMO
PROVAS DE CORRIDAS
Provas rasas de velocidade 100m / 200m / 400m
Atualmente é praticada por homens e mulheres. Os corredores com os oito melhores tempos nas eliminatórias classificam-se para a disputa final. Se um corredor "queimar" a largada, ou seja, partir antes do sinal, uma nova largada será feita. Caso o mesmo atleta "queime" duas vezes a largada, ele será desclassificado da prova. A diferença, quanto às regras dos 100, 200 e 400m é somente o local de onde acontece a partida. Nestas 3 provas não é permitido o desbalizamento, ou seja, cada atleta só pode correr dentro da sua própria raia. Caso haja invasão de raias, o atleta será desclassificado. ( Confederação Brasileira de Esporte – CBE)
Provas de revezamentos 4x100 / 4x400m
São as únicas provas coletivas do atletismo. São disputadas por 8 equipes de 4 atletas, que têm que passar um bastão após correr determinada distância (100 ou 400m) para um companheiro continuar a corrida até que se complete o percurso. A passagem do bastão é o ponto crítico da prova, principalmente no revezamento 4x100m, por exigir muita velocidade e precisão na passagem. Existe uma área de 20m, sendo 10m antes e 10m depois da linha dos 100m, dos 200m e dos 300m, chamada zona de passagem ou zona de troca. O atleta que irá receber o bastão pode se posicionar até 10m antes da zona de passagem para iniciar a aceleração, mas só poderá receber bastão quando estiver dentro da área delimitada para a passagem do bastão. Já no revezamento 4x400m, por ser uma prova de maior distância, a passagem do bastão não precisa ser tão rápida, pois pode haver tempo para recuperação. Nesta prova não existe zona de aceleração antes da zona de passagem. Apenas a primeira passagem do bastão é feita nas balizas de largada, as demais são realizadas na raia mais interna possível.
Provas de meio-fundo 800m / 1500m
São praticadas por ambos os gêneros. A prova de 800 metros: É uma prova que exige velocidade, resistência e estratégia. São duas voltas em volta da pista de 400 metros, a partida é escalonada para assegurar a mesma distância para todos o atletas. A prova de 1500 metros: Começou a ser disputada na França no final do século XIX com à clássica corrida de milhas (1609m). É uma corrida que combina resistência e tática. São3 voltas e ¾ em uma pista de 400 metros e há frequentemente spirints prolongados com duração superior a uma volta.
Provas de fundo 5000m / 10000m
A resistência do corredor é fator essencial e é praticada por homens e mulheres, nas duas provas não há balizamento após o tiro de partida. 5000m – 12 voltas mais 200m disputadas por 12 corredores, 10000m – 25 voltas disputadas por 12 a 20 atletas.
Provas de 100m / 110m com barreiras
A prova dos 100m é disputada apenas por mulheres e a dos 110m por homens. As barreiras masculinas têm 1,06m de altura, enquanto as femininas medem 84cm. Na prova masculina, as barreiras estão distantes 11m uma das outras, já na feminina, a distância entre as barreiras é de 10m, totalizando 10 barreiras ao longo do percurso. Não existe limite de barreiras que possam ser derrubadas. (CBE- Confederação Brasileira de Esportes).
Prova de 400m com barreiras
Como nas provas de 100 e 110m com barreiras, não há limite de barreiras que possam ser derrubadas, porém se um atleta, deliberadamente, derrubar a barreira apenas para evitar um desgaste físico maior, ele poderá ser desclassificado pelos árbitros. As barreiras medem 91cm para os homens e 76cm para as mulheres (CBE- Confederação Brasileira de Esportes).
Prova de 3000m com obstáculo
É uma prova disputada por 8 a 12 atletas, é praticada por ambos os gêneros. É disputada numa pista de atletismo com a barreira e fossos de água. O número de voltas na prova depende da localização do fosso d água que pode ficar ou não na parte interna ou externa da pista. (CBAT – Confederação Brasileira de Atletismo).
Marcha Atlética
Atualmente praticada por homens e mulheres, a marcha atlética deve inicio em 1908 nos Jogos Olímpicos de Londres. A marcha atlética é uma progressão de passos, de modo q o atleta deverá manter um contínuo contato com o solo, ou seja, o atleta tem que estar todo o tempo com pelo menos um pé no chão, não podendo correr e nem perder contato com o solo (MATTHIENSEN, 2007)
Cross-Country
É uma corrida de longa distância (12Km para homens e 8Km para mulheres) disputada num terreno acidentado. O número de participantes varia muito, podendo chegar a mais de 35.000 em algumas provas (CBE- Confederação Brasileira de Esportes).
Maratona
É a prova mais longa do atletismo, com 42.195m. Nos Jogos Olímpicos, é disputada apenas por atletas de elite, diferentemente do que acontece em outras maratonas em que amadores e profissionais correm juntos. A maior parte do percurso é feita nas ruas, porém a largada e a chegada acontecem no estádio (CBE- Confederação Brasileira de Esportes).
PROVAS DE LANÇAMENTO E ARREMESSO
Lançamento de Dardo
O lançamento
...