ATPS Auditoria Etapa1
Casos: ATPS Auditoria Etapa1. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Robleandro • 25/11/2013 • 322 Palavras (2 Páginas) • 290 Visualizações
PROCEDIMENTOS DA AUDITORIA (PASSO 2)
- Exame Físico: Realizado para comprovar como os controles estão trabalhando, particularmente os controles responsáveis pelos bens tangíveis, como a quantidade e a qualidade em que os mesmos estão sendo produzidos.
- Circularização: Faz com que a entidade auditada dirija cartas aos clientes e/ou fornecedores, solicitando que enviem ao auditor outra carta descrevendo a situação de seus negócios, em data determinada.
- Documentos Originais: Checagem de documentos utilizando-se de documentos comprobatórios de autenticidade.
- Cálculo: É a conferência de valores da entidade, descritos em suas demonstrações contábeis, extratos bancários, etc. Esse procedimento é de suma importância, pois a entidade demonstra praticamente todos os fatos contábeis por meio de números.
- Escrituração: É o registro dos fatos (pelo método das partidas dobradas) que influenciam o patrimônio de uma entidade e deve ser feito em ordem cronológica (dia, mês e ano) e em grupos de fatos homogêneos de modo que possam identificar um determinado componente patrimonial.
- Investigação e Confirmação: é o procedimento que busca informações de dentro ou fora da entidade auditada que tenha ciência do fato, tais como empregados, administradores, fornecedores, clientes e bancos. A informação de fonte externa, na maioria das vezes, tem maior confiabilidade do que a da entidade auditada. Normalmente, quando esse procedimento é aplicado a pessoas de dentro da entidade auditada, o auditor faz entrevistas. Já o procedimento técnico de investigação e confirmação com pessoas de fora, o auditor utiliza a circularização.
- Inquérito: É uma técnica de obtenção de dados, que é utilizada quando o objetivo do auditor é quantificar os indivíduos e detalhar suas informações sobre uma questão.
- Registros auxiliares: Dá suporte aos registros principais que estão sendo conferidos, ou seja, reforça a autenticidade de determinadas informações da entidade auditada.
- Correlação: Identifica informações que se cruzam no ambiente interno da entidade e que são de fontes independentes.
- Observação: Trata-se da verificação de inconsistências dentro da entidade. O auditor identifica qualquer procedimento da entidade que esteja incorreto.
...