ATPS COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAAL
Monografias: ATPS COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAAL. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: GLAUCIANE • 24/9/2013 • 2.410 Palavras (10 Páginas) • 384 Visualizações
Universidade Anhanguera – Uniderp
Centro de Educação a Distância
Atividade Prática Supervisionada
Disciplina: Comportamento Organizacional
Prof.ª Yaeko Osaki
Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos
BELO HORIZONTE-MG
Introdução:
Embora comportamento organizacional seja um assunto complexo, através dos estudos realizados compreendemos quão grande é a sua importância. O estudo do comportamento das pessoas nos leva a entender o clima organizacional como um todo.
Tal estudo é um fator de grande relevância dentro das organizações que almejam sucesso, e e oferecer aos seus colaboradores melhorias significativas no tocante ao clima organizacional, administração, controle de indicadores de qualidade, motivação e melhor qualidade de vida, sendo assim percebemos que é um assunto que permeia todo âmbito de gestão e administração. O assunto é extenso, e engloba várias vertentes das quais destacamos: o estudo da percepção, comunicação, formação de grupos e equipes de trabalho, entendendo a importância e a diferença entre eficiência e eficácia e a sua devida aplicabilidade dentro das organizações.
De tal maneira consideramos que através do estudo do comportamento organizacional, é possível para uma Empresa fazer um diagnostico de focos de possíveis problemas através do estudo comportamental individual e do clima organizacional como um todo ;com objetivo de cada vez mais garantir o sucesso da Organização, e conseqüentemente dos colaboradores que nela atuam.
Capitulo 1
Definição de Comportamento Organizacional elaborada pela Equipe:
Comportamento Organizacional é um estudo que analisa o comportamento humano dentro do local de trabalho, investigando a convivência entre as pessoas dentro das organizações, com o objetivo de explicar, prevenir e controlar o comportamento humano, e o impacto que cada individuo exerce dentro do sistema organizacional.
Pesquisando sobre o tema, encontramos duas definições de diferentes Autores que abordam sobre o assunto:
Comportamento Organizacional, é o campo de estudos que investiga o impacto que os indivíduos, grupos e a estrutura tem sobre o comportamento dentro das organizações, com o propósito de utilizar esse conhecimento para melhorar a eficácia organizacional.ROBBINS, Stephen- 2005
Comportamento Organizacional refere-se ao estudo de indivíduos e grupos dentro das organizações. Preocupa se com a influencia das pessoas e grupos sobre as organizações e vice-versa, com a influencia das organizações sobre as pessoas e grupos. CHIAVENATO, Idalberto., 1994.
Comparando as definições acima citadas, percebemos que ambos os Autores, colocam as suas idéias sob um ponto de vista humanístico, focando pessoas e seu impacto nas organizações. Na definição de Robbins, o Autor descreve que o Comportamento organizacional como um campo de estudos, uma especialidade que estuda o comportamento humano, os grupos e seus efeitos sobre o comportamento geral. Fica claro o estudo comportamental, está voltado para as situações que ocorrem no ambiente de trabalho, tais como: absenteísmo, rotatividade, produtividade, desempenho humano e administração.
Já sob a ótica de Chiavenato o Autor, enfatiza o objetivo do estudo do comportamento organizacional, que é de explicar, a influencia que um colaborador ou um grupo pode causar numa organização, quanto influencia que a organização pode causar no indivíduo ou grupo. Para aprofundarmos mais sobre o assunto, é necessário entender o que é uma organização, segundo Maximiano, uma organização é uma combinação de esforços que tem como finalidade realizar propósitos coletivos.
Dentro desta área, compreendemos a importância de analisar o comportamento dos indivíduos dentro das organizações, que são vistas como um sistema estruturado. Um sistema é um conjunto de partes interdependentes que funcionam como um todo para algum propósito.
De acordo com a teoria geral dos sistemas (TGS) para compreender totalmente o funcionamento do corpo humano, uma pessoa precisa entender como funcionam suas partes interdependentes. Percebemos que há dois tipos de sistemas, os abertos e fechados, sendo que os sistemas fechados não recebem influencia por aquilo que os cercam nem interagem com o meio em que estão inseridos. Enquanto o sistema aberto interage continuamente com o meio em que se insere, analisando de uma maneira mais detalhada, segue sob o foco de diferentes Autores afim de aprofundarmos mais sobre o assunto.
Definições de Sistemas abertos e Fechados sob a ótica de diferentes Autores:
Autor Sistema Aberto Sistema Fechado
Chiavenato
São sistemas com entradas e saídas que permitem muitas transações com ambiente externo. É pouco considerado pouco previsível. Exemplo: Sistemas vivos ou orgânicos, organizações, empresas, mercados, negócios e pessoas. De pouca ou nenhuma permeabilidade, isto é tem pouquíssimas entradas e saídas em relação ao ambiente externo. Exemplo: motores, artefatos, programações, orçamentos.
Caravantes São sistemas que importam energia para o seu funcionamento, transforma insumos recebidos em algo desejável e esperado. Tais sistemas recebem influência e assim como influenciam o ambiente externo. Exemplo: Organização social, ser humano. São sistemas com maior probabilidade de degradação, devido a falta de insumos.Podemos tomar como exemplo, mecanismos de relógio e sistema cibernético.
CARAVANTES, 2009.
CHIAVENATO, 1994.
Capitulo 2
Inovação
A palavra inovação tem um conceito variado, e que depende muito da aplicabilidade; de forma resumida inovação é, a exploração com sucesso de novas idéias. Embasada em pesquisas conceituais realizadas, de forma prática entendemos que vivemos em um mundo de constante mudança, que a rapidez de propagação da informação e criação de novas tecnologias tem sido algo constante, sendo assim percebemos que
...