ATPS COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
Monografias: ATPS COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Kellhms • 20/4/2014 • 2.846 Palavras (12 Páginas) • 355 Visualizações
INTRODUÇÃO
Administrar uma empresa, atualmente, requer muito mais do que o exercício das funções básicas de gerência, como planejar, organizar e controlar. As ameaças às organizações, vindas dos clientes, da concorrência e em decorrência das mudanças no contexto socioeconômico requerem habilidades humanas em alto grau de refinamento.
A compreensão do comportamento individual e dos grupos em situação de trabalho constitui o campo de estudo do Comportamento Organizacional. De modo particular investiga as questões relacionadas com lideranças e poder, estruturas e processos de grupo, aprendizagem, percepção, atitude, processos de mudanças, conflito e dimensionamento de trabalho, entre outros temas que afetam os indivíduos e as equipes nas organizações. Os gerentes têm, nos estudos proporcionados pelo Comportamento
Organizacional, poderosas ferramentas em face da complexidade gerada pela diversidade, globalização, qualidade total e as contínuas mudanças ocasionadas pelas alterações rápidas em vários segmentos da sociedade. O Comportamento Organizacional está se estabelecendo firmemente como um campo próprio de estudo por meio de suas teorias e técnicas de pesquisa.
Embora o estudo do comportamento humano no trabalho seja sistemático e rigoroso, é preciso ressaltar que as pessoas são diferentes e a abordagem de Comportamento Organizacional leva em conta uma estrutura contingencial considerando variáveis situacionais para entender as relações de causa e efeito. Assim, caso por caso, são examinadas as variáveis relacionadas com o ambiente, tecnologia, personalidade e cultura.
Esta perspectiva permite considerar os estudos como o resultado da convergência de diversas escolas de pensamento, valendo-se, sobretudo da Psicologia, Sociologia, Economia, Antropologia e Ciências Políticas. Tanto quanto as pessoas são complexas, as teorias que refletem o que elas estudam também são complexas em explicar suas ações. Pode-se dizer, então, que Comportamento Organizacional é um campo de estudo que ajuda a prever, explicar e compreender os comportamentos.
DESENVOLVIMENTO
A tendência natural de toda organização é crescer e desenvolver-se. Essa tendência tem suas origens em fatores endógenos (internos, sejam eles estruturais ou comportamentais, e relacionados com a própria organização em si) e exógenos (externos e relacionados com as demandas e influências do ambiente). O desenvolvimento é um processo lento e gradativo que conduz ao exato conhecimento de si próprio e à plena realização de suas potencialidades. Assim, o desenvolvimento de uma organização lhe permite:
1. Um conhecimento profundo e realístico de si próprio e de suas possibilidades;
2. Um conhecimento profundo e realístico do meio ambiente em que opera;
3. Um planejamento adequado e realização bem-sucedida de relações com o meio ambiente e com os seus participantes;
4. Uma estrutura interna suficientemente flexível com condições para se adaptar em tempo às mudanças que ocorrem tanto no meio ambiente com que se relaciona como entre os seus participantes;
5. Os meios suficientes de informação do resultado dessas mudanças e da adequação de sua resposta adaptativa.
Comportamento Organizacional-CONCEITO
Importância das organizações no mundo moderno.
As organizações exercem uma função considerável na vida do ser humano por que modelam o comportamento dos respectivos membros, pois podem influenciar as necessidades e motivos dos indivíduos em diferentes organizações, ou em grupos na mesma organização, incentivarem a produtividade, bem como respostas rápidas as estratégias administrativas variadas. Caracterizam-se pela sua complexidade e o seu empenho em superar as pressões sociais, econômicas, culturais, tecnológicas e políticas.
Conceito de Comportamento Organizacional.
Comportamento Organizacional consiste no estudo sistemático do comportamento humano focando ações e atitudes dos indivíduos, grupos no ambiente das organizações. No intuito de alcançar produtividade, reduzir o absenteísmo e a rotatividade e promover a cidadania organizacional.
Propósitos
As finalidades do comportamento organizacional correspondem à explicação, previsão e controle do comportamento humano. A explicação refere-se à identificação das causas ou razões que impulsionaram determinados fatos/acontecimentos/fenômenos. A previsão está direcionada para eventos futuros estabelecendo os resultados alcançados através de uma ação específica. O controle apresenta-se como um objetivo controverso, pois há em si uma dificuldade em monitorar o comportamento do ser humano, o qual é integrante fundamental nas organizações. O controle implica na contribuição mais valiosa que o comportamento organizacional acarreta para o trabalho gerando eficácia.
CONCEITO DE INOVAÇÃO
Inovação nas organizações empresariais - Definição de Inovação: renovado, tornado novo. Inovar significa renovar, introduzir algo novo ou diferente do existente.
A inovação a princípio parece estar presente em quase toda a atividade humana; parece algo característico, intrínseco da natureza humana, já que somos dotados de inteligência e de livre arbítrio para guiar todas as nossas ações e condutas. Assim humanos em atividades naturalmente humanas inovam ao longo do tempo e da história, em maior ou menor grau, possibilitando a evolução da nossa civilização.
O QUE É MOTIVAÇÃO?
-Processo que se configura a cada momento, no fluxo da vida.
-Tem caráter de continuidade. Sempre a nossa frente algo a motivarmos.
-É uma força, uma energia que nos impulsiona na direção de alguma coisa.
MOTIVAÇÃO, FRUSTRAÇÃO E MECANISMOS DE DEFESA
Teoria das necessidades de Maslow.
Teoria da motivação / higiene de Herzberg.
Teoria das necessidades secundárias de McClelland.
Teoria da expectativa.
...