ATPS Competencias Profissionais
Ensaios: ATPS Competencias Profissionais. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: luksgo • 6/4/2014 • 1.456 Palavras (6 Páginas) • 779 Visualizações
Etapa 1: Teorias da Administração. Processos Administrativos.
Passo 1
A palavra administração tem origem no latim e significa: administratione
Ad = (direção para, tendência, junto de)
Minister = Comparativo de inferioridade, o sufixo ter (subordinação e obediência) aquele que realiza uma função abaixo do comando de outrem. Função que se desenvolve sob o comando de outro, um serviço que se presta a outro.
A palavra Administração envolve o processo de decidir e resolver problemas com eficiência e eficácia. O conceito de administração foi criado acerca de 3.000 a.C. onde surgiram os primeiros dirigentes e funcionários administrativos profissionais (MAXIMIANO 2012). Com o passar do tempo alguns conceitos mudaram, de acordo com a necessidade e com as circunstâncias de cada época. Segundo Maximiano a partir do século XXI ocorreram várias mudanças em todos os ambientes da Administração: competitivo; tecnológico; econômico e social, o que levou ao surgimento de novas técnicas e conceitos na Administração.
É o processo de planejar, organizar, liderar e controlar os esforços realizados pelos membros da organização e o uso de todos os outros recursos organizacionais para alcançar os objetivos propostos (CHIAVENATO,2000).
Dentro da Administração, existem três tipos de habilidades importantes para o desempenho administrativo bem-sucedido: as habilidades técnicas, humanas e conceituais.
• Habilidade técnica: Consiste em utilizar conhecimentos, métodos, técnicas e equipamentos necessários para a realização de suas tarefas específicas, através de sua instrução, experiência e educação.
• Habilidade conceitual: É o entendimento das dificuldades da organização como um todo e o ajustamento do comportamento do colaborador dentro da mesma. Esta aptidão permite que a pessoa se adapte e tenha uma conduta de acordo com os objetivos da organização e não apenas de acordo com os objetivos e as necessidades pessoais ou do seu grupo imediato.
• Habilidade humana: É a habilidade mais importante para o Administrador. Baseia-se na capacidade e no discernimento para trabalhar com pessoas, compreender suas atitudes, anseios e motivações e aplicar uma liderança eficaz, incentivando a criatividade do colaborador. As organizações são formadas por pessoas e saber trabalhar com elas é fundamental para o sucesso do profissional.
Os gestores devem saber lidar com as pessoas, de modo a compreender crenças e valores individuais e através da relação de confiança, oferecer novas possibilidades de crenças e valores que promovam o auto crescimento e o crescimento organizacional.
O bom gestor de pessoas deve ter habilidade para possibilitar espaços de trabalho nos quais a criatividade e a intuição tenham voz e vez. O ambiente de trabalho deve ser agradável, no qual as pessoas não vivam o medo e ousem apresentar ideias sem sofrerem repressão.
Outro grande desafio é saber ouvir; os gestores precisam estar preparados para lidarem com situações em que os colaboradores ou parceiros (conceito mais moderno) sintam-se à vontade para apresentar propostas que pareçam absurdas ou incoerentes com a postura da organização; pois o bom gestor tem a sensibilidade para se colocar no lugar do outro(empatia) e respeitar as opiniões alheias, sejam coerentes ou não.
A gestão de pessoas requer, ainda, que talentos sejam percebidos e aprimorados. O gestor precisa estar atento aos potenciais dentro da empresa, bem como planejar estratégias capazes de reter talentos.
Segundo pesquisa realizada em empresas:
"[...] as organizações desejam profissionais de Administração com as seguintes características: Capacidade de identificar prioridades; Capacidade de operacionalizar ideias; Capacidade de delegar funções; Habilidade para identificar oportunidades; Capacidade de comunicação, redação e criatividade; Capacidade de trabalho em equipe; Capacidade de liderança; Disposição para correr riscos e responsabilidade; Facilidade de relacionamento interpessoal; Domínio de métodos e técnicas de trabalho; Capacidade de adaptar-se a normas e procedimentos; Capacidade de estabelecer e consolidar relações; Capacidade de subordinar-se e obedecer à autoridade. MEIRELES (2003, p. 34)."
Passo 2
ÊNFASE TEORIAS ADMINISTRATIVAS CARACTERÍSTICAS PRINCIPAIS
ENFOQUES CRÍTICAS
Nas tarefas Administração Científica (Taylor – 1903) Corrente iniciada por
Taylor; considera a
administração uma
ciência aplicada na
racionalização e no
planejamento das atividades operacionais Racionalização do
trabalho no nível operacional. Transformou o homem em uma máquina; o operário adquire apenas uma visão limitada do processo; não leva em conta o lado social e humano do trabalhador.
Na Estrutura Teoria Clássica
(Fayol –1916) Corrente iniciada por
Fayol para o tratamento da administração como
ciência na formatação e na estruturação das organizações. Organização formal, princípios gerais da administração
funções do administrador. Obsessão pelo comando; a empresa como sistema fechado; manipulação dos trabalhadores.
Teoria da Burocracia
(Weber – 1909) Corrente baseada nos
trabalhos de Max
Weber; descreve as
características do
modelo burocrático de organização; divisão do trabalho em hierarquia de autoridade, doação de normas legais. Organização formal burocrática
racionalidade organizacional. Exibição de sinais de autoridade; internalização das diretrizes; excesso de formalismo e de papelório; resistência a mudanças.
Teoria Estruturalista (1947) Corrente baseada na
Sociologia organizacional; foco na análise organizacional e na análise interorganizacional. Adoção de princípios de teoria clássica e da teoria das relações humanas,aceitação da organização formal e informal. Convergência de várias teorias; Dupla tendência teórica; Ampliação do
...