ATPS Comportamento Organizacional
Artigos Científicos: ATPS Comportamento Organizacional. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: natalia18021988 • 26/9/2013 • 3.051 Palavras (13 Páginas) • 405 Visualizações
Universidade Anhanguera – Uniderp
Centro de Educação a Distância
Atividade Prática Supervisionada
Disciplina: Comportamento Organizacional
Profª. EaD Yaeko Ozaki
Tutora a distância Profª. Esp. Michele Braz Simões
Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos
SANTO ANDRÉ / SP
21/04/2013
INTRODUÇÃO
A sociedade humana é formada de organizações com a finalidade de atender as necessidades das pessoas e a organização é um conjunto de pessoas que unem esforços para alcançar um objetivo comum.
As organizações, em sua evolução, vêm desenvolvendo formas de adaptar-se às exigências para sua sobrevivência no mundo moderno, tornando-se cada vez mais evidente a importância do Comportamento Organizacional e sua compreensão para definir sua real importância.
O presente relatório trata dos conceitos de diferentes autores, com a preocupação de expor de forma objetiva e de fácil assimilação sobre a importância do Comportamento Organizacional no mundo atual.
As pesquisas foram feitas obedecendo aos critérios de autores com projetos aplicados a diferentes áreas de atuação, evitando termos de difícil compreensão ou comparações de modelos desatualizados de administração.
O comportamento organizacional é tema corrente nas empresas, passando a ser o principal foco de investimento para a obtenção de eficiência, eficácia e efetividade da atualidade.
Nunca se ouviu tanto sobre um estudo dentro de empresas e em meios relacionados aos incrementos à produtividade, tornando-se tema obrigatório em discussões sobre a produção e a globalização de serviços.
Esse trabalho tem a finalidade de apresentar o conceito de Comportamento Organizacional, enfatizando as dimensões que interferem nas relações dentro das organizações. Assim, você compreenderá e ampliará seu conhecimento sobre as dimensões de Comportamento Organizacional sob o ponto de vista de diversos autores.
CAPÍTULO 1
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
O Comportamento Organizacional é uma área dentro de Administração que trata da avaliação sobre o impacto que os indivíduos possuem e sua importância para uma empresa e essa avaliação, segundo Caravantes (Geraldo), Caravantes (Cláudia) e Kloeckner, é obtida através do estudo do comportamento, das atitudes e do desempenho dos trabalhadores em um ambiente organizacional, do efeito da organização e do grupo informal sobre as percepções, sentimentos e ações dos trabalhadores, do efeito do ambiente sobre a organização, seus recursos humanos e objetivos e do efeito dos trabalhadores sobre a organização, no que tange a sua eficiência, eficácia e efetividade, sendo a definição mais completa e esclarecedora a obtida através de modificações do conceito apresentado por Derek Pugh, conhecido autor inglês, o qual define Comportamento Organizacional como: “O estudo da estrutura, do funcionamento e do desempenho das organizações, bem como o comportamento dos grupos e indivíduos dentro delas”.
A definição de Pugh compreende tanto o campo macro organizacional quanto o micro organizacional, sendo que grande parte dos autores procuram interpretá-la com um sentido mais abrangente e, entre eles, Sorge e Warner definem dando importância ao método científico e às ciências comportamentais dependentes de um corpo interdisciplinar para explicar como as organizações formais, o comportamento das pessoas dentro das organizações e os pontos mais evidentes do contexto e ambiente são formados e a razão de pela qual, como e porque tudo isso acontece, servindo-se de pesquisas e a interdisciplinaridade, já que o Comportamento Organizacional não deve ser interpretado como uma disciplina, mas sim uma área de conhecimento onde múltiplas disciplinas das Ciências Comportamentais contribuem.
Em uma definição resumida, podemos dizer que o Comportamento Organizacional se preocupa com o estudo do que as pessoas fazem nas organizações e de como isso afeta o desempenho das empresas na obtenção de eficiência, eficácia e efetividade. Para melhor compreensão, definimos abaixo os três “Es”:
Eficiência: é produzir mais com menor custo, diminuindo-se os tempos nas operações, com maior produtividade.
Eficácia: é como os objetivos pretendidos são obtidos, com a busca sistemática de resultados, cumprindo prazos e satisfazendo ao cliente.
Efetividade: é obedecer à ética e á responsabilidade pública durante todo o processo na obtenção dos resultados.
PROPÓSITO E CARACTERÍSTICAS DO COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
O Comportamento Organizacional é um campo de estudos que investiga o impacto que os indivíduos, grupos e a estrutura têm sobre o comportamento dentro das organizações com o propósito de utilizar esse conhecimento para melhorar a eficácia organizacional.
As organizações são influenciadas durante sua operação e as principais variáveis do comportamento organizacional são: estrutura, clima e cultura organizacional, ambiente do trabalho, planejamento e habilidades interpessoais.
Enquanto a organização espera obter melhoria nos resultados referentes à eficiência, eficácia e efetividade, do indivíduo espera-se um maior grau de atualização e de felicidade.
Dentro das contribuições interdisciplinares do Comportamento Organizacional, os principais tópicos são:
Psicologia: Apresenta nível individual de análise voltado à percepção/concepção e comportamento individual, motivação, Stress e seu controle e aprendizagem;
Sociologia: Apresenta nível grupal de análise voltado à formação do grupo e operação do grupo ou da equipe;
Antropologia: Possui nível cultural de análise;
Ciência Política: Possui nível organizacional de análise voltado à liderança, conflito, poder e política e processo decisório.
O Comportamento Organizacional baseia-se no método científico, que prevê observação, predição e mensuração, que nos auxilia a explicar e, até certo ponto, predizer o comportamento das pessoas na organização, permitindo previsibilidade e a habilidade
...