ATPS Comportamento Organizacional
Ensaios: ATPS Comportamento Organizacional. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Dhiessica • 20/5/2014 • 515 Palavras (3 Páginas) • 257 Visualizações
1. CONCEITO DE COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
1.1 Nossa definição de comportamento organizacional
Definimos o comportamento organizacional como sendo a captação das ações de indivíduos, grupos e estrutura da organização, para estudo do impacto delas no ambiente. O conhecimento obtido com esse estudo é utilizado para promoção da eficácia organizacional, o que possibilita o desenvolvimento contínuo e assertivo de soluções para retenção de talentos, redução da rotatividade e absenteísmo, aumento da produtividade e desempenho humano.
1.2 A conceituação de CO na visão de Schermerhorn e Robbins
Definição de comportamento organizacional por SCHERMERHORN:
_ “é o estudo de indivíduos e grupos em organizações. É um corpo de conhecimento que se aplica a todos os tipos de ambiente de trabalho – pequenos e grandes, empresas lucrativas ou sem fins lucrativos”.
Definição de comportamento organizacional segundo ROBBINS:
_ “é o ramo que investiga o impacto que indivíduos, grupos e a estrutura têm sobre o comportamento dentro das organizações com o propósito de utilizar este conhecimento para melhorar a eficácia organizacional”.
Para estes autores, o aprendizado do comportamento organizacional auxilia na obtenção de maior compreensão do trabalho, de si mesmo e de outras pessoas. Também pode expandir o potencial de sucesso da sua carreira em diferentes cenários. Schermerhorn e Robbins relatam também que o estudo do comportamento organizacional é feito com base em três determinantes: indivíduos, grupos e estrutura, com o objetivo de que as organizações trabalhem mais eficazmente.
Entender o comportamento organizacional é fundamental na dinâmica de manutenção e melhoria da gestão de pessoas, pois baliza o trabalho dos líderes e confere a estes a possibilidade de prever, e especialmente evitar problemas individuais ou coletivos entre os colaboradores.
1.3 Sistemas abertos e fechados de CO
Até meados dos anos 50, a teoria administrativa clássica pouco considerava o ambiente externo das organizações. Não eram consideradas tanto questões de flexibilidade das organizações quanto as mudanças do ambiente extra-empresa. As organizações eram definidas com sistemas bastante fechados, sendo que a eficiência operacional era tida como o único meio para a empresa obter êxito e de se tornar eficaz.
Atualmente, porém, as mudanças do ambiente externo à empresa além de freqüentes, ocorrem rapidamente. Por isso elas têm um impacto de longo alcance nas organizações. Os acontecimentos do meio externo podem facilmente afetar a empresa e vice-versa, ao ponto que as organizações não podem mais ser consideradas como sistemas fechados, mas como sistemas abertos.
Um sistema fechado é aquele que não realiza intercâmbio com o seu meio externo, tendendo necessariamente para um progressivo caos interno, desintegração e morte. Nas teorias anteriores da Administração, a organização era considerada suficientemente independente para que seus problemas fossem analisados em torno de estrutura, tarefas e relações internas formais, sem referência alguma ao ambiente externo, pois as
...