ATPS Comportamento Organizacional
Artigo: ATPS Comportamento Organizacional. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Luanamaly • 25/5/2013 • 1.458 Palavras (6 Páginas) • 392 Visualizações
Introdução
Nesta ATPS vamos abordar o tema sobre Comportamento Organizacional, que se refere ao comportamento humano dentro de uma organização.
É através do conhecimento da personalidade de cada pessoa que se traça um perfil dos valores e individualiza a maneira de ser, de pensar de sentir e de agir do ser humano.
As empresas cada vez mais utilizam testes e dinâmicas que ajudam a identificar habilidades e competências dos indivíduos, para que esses possam ser direcionados para cargos compatíveis, determinando assim, as motivações que serão geradas para que haja satisfação e produtividade dentro das organizações. Para tanto, é necessário que os colabores entendam e também diferenciem a definição sobre eficiência e eficácia, que para muitos tem o mesmo significado, porém são conceitos diferentes.
Traduzindo-se de forma clara e objetiva, pode-se afirmar que: Eficiência consiste em fazer certas coisas e a Eficácia em fazer a coisa certa.
Exemplo: Um indivíduo eficiente é capaz de obter bons produtos, melhor desempenho e alta produtividade, poupando recursos como tempo, material, mão de obra, etc.
O eficaz é aquele que tem capacidade para realizar corretamente o que lhe foi proposto, atingindo a curto prazo, seu objetivos com sucesso e qualidade.
Somente depois de conseguir distinguir tais conceitos é que as organizações poderão definir se estão conseguindo atingir seus objetivos com sucesso ou se realmente precisam rever seus métodos e fazer algumas modificações.
Na área administrativa muitos profissionais lidam, mesmo que indiretamente, com a semântica dessas duas palavras, contudo o processo de lidar é atribuído na prática.
Em uma empresa, o profissional precisa ser todo o tempo eficiente para gerar resultados no seu trabalho e no objetivo primordial de toda companhia.
Por outro lado para ser eficaz o profissional necessita estar sempre agregando a eficiência em suas ações.
Capítulo 1
Ao ler o artigo escrito por Karla Sampaio, podemos definir Comportamento Organizacional, um estudo do comportamento humano dentro de uma empresa, tendo como um de seus objetivos compreender como agem e quais são os resultados das ações dos indivíduos, a fim de aumentar a produtividade e diminuir o absenteísmo e a rotatividade dos funcionários.
Segundo Katz (1974) Comportamento Organizacional pode ser definido como um sistema aberto e dinâmico onde inclui indivíduos, matérias-primas e energia. A organização como sistema significa que ela está eternamente dependente de seu meio ambiente para a colocação de seus produtos e serviços, tendo como esquema: INPUT (entrada): pessoas, recursos, matérias-primas, informações, conhecimento. THROUGHPUT (transformação): processo de trabalho. OUTPUT (saída): produtos e serviços.
Segundo Eduardo Soto (2005), o estudo do Comportamento Organizacional refere-se aos atos e as atitudes das pessoas nas organizações. O campo do Comportamento Organizacional estuda esses atos e atitudes e compreende uma serie de teorias e modelos independentes.
SISTEMAS FECHADOS SISTEMAS ABERTOS
Não interage com o meio ambiente;
Permanece segregado do ambiente externo com foco nas estruturas que podem ser manuseadas. Exemplo: relógio, sistema mecânico, mapas, a física e a química;
Hierarquia rígida;
Ênfase na doutrina tradicional. Exposto ao ambiente externo;
Tudo o que é influenciado pelo calor humano que diferencia a vida da não vida;
Feedback;
Ênfase nos relacionamentos. Exemplo: vida vegetal, reino animal, o ser humano;
Participação e responsabilidade multi-grupal á luz dos conhecimentos dos indivíduos sobre as tarefas da empresa como um todo.
Fontes:
Organização e Métodos (Uma Visão Holística)
Antônio Cury – 2005
Comportamento Organizacional (Impacto das Emoções)
Eduardo Soto – 2005
Capitulo 2
Neste capítulo, conheceremos um pouco mais sobre o conceito de INOVAÇÃO, bem como as diferenças entre as palavras Inovação e Inovar.
A palavra inovar, do latim, significa tornar novo, renovar, enquanto inovação traduz-se pelo ato de inovar.
Estamos vivendo em uma era onde a tecnologia tem sido inovada a cada dia, sendo uma grande ferramenta dentro das organizações, as quais deixam o “velho modelo” de comunicação e passam a beneficiar-se desses recursos.
São varias as possibilidades de inovar. Dentre elas, as inovações de produto ou de processo são chamadas inovações tecnológicas.
Por meio dessas inovações, hoje é possível implantar novidades que aumentam a produção e aperfeiçoam os produtos e serviços oferecidos. Nos comunicamos, informamos e passamos recados com rapidez e eficiência, tendo como bons resultados a integração da equipe a resolução dos problemas através de diferentes formas visando a união e produtividade.
Para as empresas, o sucesso obtido através de inovações, significa aumento de faturamento, acesso a novos mercados, aumento das margens de lucro, entre outros benefícios.
Outros exemplos de inovações podem se referir a novos mercados, novos negócio, novos processos e métodos organizacionais, ou até mesmo, novas fontes de fornecimentos.
Inovar faz parte do vocabulário da população, pois através da pesquisa realizada concluiu-se que, para eles os significados de Inovação são: criar algo novo; explorar novas ideias; fazer algo diferente; algo novo que beneficie a todos, entre outros; porém todos com o conceito de que inovar é fazer inovações e introduzir novidades.
Por essa razão é necessário que inovação e tecnologia caminhem juntas para que a equipe não seja “engolida” por seus concorrentes.
Capítulo 3
Neste capítulo, falaremos um pouco sobre a relação do TRABALHO EM EQUIPE, bem como a LIDERANÇA
...