ATPS Comportamento Organizacional
Casos: ATPS Comportamento Organizacional. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: • 22/9/2014 • 5.287 Palavras (22 Páginas) • 297 Visualizações
Tabela de comportamentos
Tabela 7.1 Traços de
Personalidade Traços da personalidade
Personagem: João
Extroversão
A pessoa é gregária, assertiva e sociável (por oposição à reservada, tímida e calada).
Personagem: Anita e Léa Agradabilidade
A pessoa é cooperativa “quente” e agradável (e não fria, desagradável, antagônica).
Consciência A pessoa e trabalhadora, organizada, confiável (e não preguiçosa, desorganizada, e não confiável)
Personagem: Rui e Eder Estabilidade
Emocional
A pessoa é calma, autoconfiante (por oposição à ansiosa depressiva)
Personagem: Alba, Leila e Elaine Abertura a
Experiência
A pessoa é criativa, curiosa, culta (por oposição à prática “terra a terra”, com poucos interesses)
Tabela 7.1 Traços de
Personalidade Dificuldade de Percepção Implicação negativa
Personagem: João
Extroversão
Tem perdido o controle da gerência administrativa Esta sobrecarregado, com isso tem tido dificuldades para administrar a empresa.
Personagem: Anita e Léa Agradabilidade
Incomodam-se com Eder e seu ego, mas não percebem que incomodam Rui com o descontrole dos produtos. Usam os produtos sem registro, e não comunicam o gerente interferindo no controle da empresa.
Consciência
Personagem: Rui e Eder Estabilidade
Emocional
Rui: Sua insegurança tem feito com que os outros funcionários não respeitem sua autoridade
Eder: Têm desagradado os colegas com seu amor próprio exagerado Rui: Não impõe autoridade sob os funcionários
Eder: Vangloria-se com seu desempenho, causando mal estar na equipe.
Personagem: Alba, Leila e Elaine Abertura a
Experiência
Alba: Tem sido individualista e fria diante das necessidades da empresa
Leila e Eliane: São fechadas e não participam ativamente das atividades da empresa Alba: Não quer misturar sua equipe com outras áreas
Leila e Eliane: Muitos atrasos e atestados médicos em pouco tempo.
Tabela de comportamentos individuais
Relatório Etapa1
Nesta etapa nosso grupo trabalhou no desenvolvimento da identificação das características da personalidade de todos os integrantes da empresa Pet glamour.
Definimos os traços da personalidade de cada um da seguinte maneira:
Alba é autoritária, egoísta, e desorganizada, tem sido individualista e fria diante das necessidades da empresa não querendo misturar sua equipe com outras áreas.
João é organizado porem tem perdido o controle da gerência administrativa, esta sobrecarregado, com isso tem tido dificuldades para administrar a empresa.
Rui é dedicado, ansioso e depressivo; Sua insegurança tem feito com que os outros funcionários não respeitem sua autoridade.
Eder é talentoso, individualista e pretensioso; Têm desagradado os colegas com seu amor próprio exagerado, vangloria-se com seu desempenho, causando mal estar na equipe.
Leila e Eliane São fechadas e não participam ativamente das atividades da empresa elas têm muitos atrasos e atestados médicos em pouco tempo.
Anita e Lea são descomprometidas e desorganizadas; Incomodam-se com Eder e seu ego, mas não percebem que incomodam Rui com o descontrole dos produtos.Usam os produtos sem registro, e não comunicam o gerente interferindo no controle da empresa.
Após a definição dos traços dos integrantes da empresa Pet glamour utilizamos a tabela (Traços da personalidade) proposta na teoria do big Five desenvolvido por um grupo de pesquisadores no campo organizacional, que concluiu que era possível reduzir todos os traços sugeridos em apenas cinco fatores, Extroversão, agradabilidade, consciência, estabilidade emocional, abertura experiência; Em que passaram a ser chamados de os big Five.
De acordo com a tabela podemos extrair vários pontos importantes sobre como definir a personalidade e o comportamento de cada personagem dentro do ambiente de trabalho também possibilitando identificar cada implicação negativa no comportamento de cada personagem.
Concluímos que cada personagem possui uma dificuldade de percepção que o impossibilita de observar o ambiente com outra perspectiva.
Perspectiva essa que deveria lhes proporcionar uma visão mais abrangente da empresa como um todo e também proporcionando uma nova forma de se comportar no ambiente de trabalho, identificamos e montamos os perfis de cada personagem da pet glamour, destacando os pontos positivos e negativos. Também representamos todos esses aspectos criando uma tabela chamada “tabela de comportamentos individuais”, que contém os traços da personalidade, qual o fator que cada personagem se enquadra na teoria do big Five e as dificuldades de percepção.
Gestores Fator que motiva Fator que desmotiva
Alba Criativa Mistura lado pessoal com profissional
João Sociável Não é flexível
Rui Autoconfiante Falta de postura como líder
TABELA DE MOTIVAÇÃO DOS GESTORES
GESTORES MOTIVAÇÃO DESMOTIVAÇÃO
Alba Sonho realizado de ter seu próprio negócio. Trabalhar no seu próprio negócio na parte de banho e tosa, satisfazendo assim seu gosto pelos bichos. Queda do faturamento da empresa. Não querer misturar sua equipe de banho e tosa com o resto do Pet Shop.
João Sonho realizado de ter seu próprio negócio. Trabalhar em sua área de gestão comercial Ele está sobrecarregado e culpa sua irmã por não participar da parte administrativa
Rui Possui o cargo de gerência. Não tem controle da gerência da loja.
QUESTIONÁRIO TESTRESS
ALBA LOURENZÃO
Estou super estressado?
Estou com raiva?
1. Eu tenho que tomar decisões rápidas sobre assuntos importantes
- 1
2. Eu sinto que as pessoas ao meu redor cometem uma série irritante de erros
- 3
3. Não me sinto tão realizada com meu próprio negócio
- 2
4. Quando um funcionário comete um erro, costumo sair aos berros
- 2
5. Tenho discutido muito com meu sócio
- 5
6. Quando sou criticado em publico tenho vontade de chorar
- 8
7. Eu sinto que meus funcionários não me respeitam
- 8
8. Eu me sinto aborrecida, porque executo um bom trabalho, mas ninguém dá valor
- 8
JOÃO MARIA LOURENZÃO:
Estou super estressado?
Estou com raiva?
1. Eu penso que, por mais que eu me dedique, os funcionários da Pet Glamour não vão alcançar os resultados
- 8
2. Eu sinto que meus funcionários não me respeitam
- 6
3. Não me sinto tão realizado com meu próprio negócio
- 7
4. Eu sinto vontade de socar quando alguém me deixa irritado
- 3
5. Eu me irrito com muita facilidade
- 1
6. Quando sou criticado em público tenho vontade de sair dando tiros
- 2
7. Quando fico com raiva, acabo dizendo coisas que ofendem as pessoas
- 1
8. Eu não acho que minha sócia está fazendo um bom trabalho
- 3
RUI LEME
Estou super estressado?
Estou com raiva?
1. Eu tenho que tomar decisões rápidas sobre assuntos importantes
- 6
2. Eu não confio nos meus superiores no trabalho
- 8
3. A parte burocrática (chata) da loja acaba sobrando toda pra mim
- 5
4. Quando sou criticado em público não consigo nem dormir a noite
- 8
5. Quando as pessoas me fazem ficar com raiva, eu apenas as repreendo
- 6
6. Eu me sinto aborrecido porque executo um bom trabalho ou desempenho, mas ninguém dá valor
- 8
7. Eu não sou consultado sobre o que acontece no meu trabalho
- 8
8. Eu sinto que ninguém me respeita na Pet Glamour
- 6
CALCULANDO O ESCORE DE CADA PESQUISA
ALBA
Escore – 37
30-39 – Bandeira Amarela: Seu nível de stress e de raiva contida é alto e você deve estar sentindo-se agressivo às pessoas, ainda que sob controle.
JOÃO
Escore – 31
30-39 – Bandeira Amarela: Seu nível de stress e de raiva contida é alto e você deve estar sentindo-se agressivo às pessoas, ainda que sob controle.
RUI
Escore – 55 (Ultrapassou o nível de raiva)
40-48 – Bandeira Vermelha: Preste atenção, PIS você está navegando em zona perigosa. Possivelmente, você fará bom uso de um terapeuta ou conselheiro.
Relatório Etapa 2
É lúcido o jato que o Pet Glamour vive um colapso, mudanças precisam ser feitas, pensamentos precisam ser mudados, conceitos precisam ser reavaliados, para que esta empresa não venha abrir falência.
O problema maior da Pet Glamour é que os problemas não estão somente nos colaboradores, atingiram também a cúpula da empresa que é composta por João e Alba que são sócios que montaram o negócio e por Rui que é o gerente. A Alba acusa o João, e o João acusa a Alba, e o Rui que é um pobre coitado parece não ter a ajuda da Alba e nem do João. Podemos dizer que os sócios estão tão preocupados com resultados, que nem procuram dar um suporte para o gerente, uma loja onde o gerente está desanimado, sem apoio dos sócios e sem respeito por parte de seus funcionários demonstra uma péssima cultura corporativa.
Para que Rui consiga organizar a bagunça cuja essa loja se encontra, é necessário ter apoio dos seus superiores e também mudar a sua postura como gerente. É necessário que Rui seja mais enérgico em suas decisões, se preciso for até despedir alguns funcionários, assim Rui vai ganhar o respeito dos colaboradores. Rui tem que deixar de ser sentimental e utilizar a autoridade que lhe foi dada.
Alba precisa entender que tem todo o direito de saber como anda a parte administrativa, afinal o faturamento da loja caiu 4% por sobrecarregar demais apenas um dos sócios, João, e então auxiliá-lo nesta parte para que a empresa desenvolva.
Comunicação é a palavra chave que trará mudança à empresa. Uma empresa não pode ser constituída por pessoas que “fazem o que bem entendem” somente porque têm um certo poder em suas mãos, como cargo de chefia ou de gerência. Se todos estão no mesmo barco, tem que trabalhar juntos. Sentar, discutir onde está errado e precisa melhorar, e distribuir melhor as tarefas para não sobrecarregar apenas um e gerar uma desmotivação desnecessária. A ajuda de Alba para João com certeza amenizará todo o problema em relação a parte administrativa. Rui, como já foi dito, precisa tomar postura como gerente e ter mais comunicação com seus sócios para que não haja gastos desnecessários também e para que os problemas entre os funcionários não ocorram na frequência que estava ocorrendo. Com atrasos, faltas e atestados médicos, o que gera desconforto entre eles mesmos.
Referencias Etapa 01 e 02
CARAVANTES, Geraldo R.; CARAVANTES, Claudia B; KLOECKNER, Mônica C.; Comunicação e comportamento organizacional, PLT 11
PORTAL DO MARKETING.
GOOGLES DOCS; Dossiê Pet Glamur
Etapa 03
2.1 Como os funcionários se agrupam dentro da empresa?
Um grupo é definido como dois ou mais indivíduos, interdependentes e interativos, que se reúnem visando à obtenção de um determinado objetivo. As principais razões pelas quais as pessoas se reúnem em grupos são: Segurança, reunindo-se em grupos, as pessoas podem reduzir a insegurança de "estar sozinho". Elas se sentem mais fortes, têm menos dúvidas e se tornam mais resistentes às ameaças:
No Pet Glamour Alba, Anita, Léa e Éder tomam conta e trabalham no banho e tosa.
Rui, Leila e Elaine tomam conta e trabalham na venda do Pet.
2.2 Como são os agrupamentos formais (aqueles forçados pelo próprio trabalho) e os informais (aqueles que se formam pela afinidade entre as pessoas)?
Grupos formais são aqueles grupos definidos pela estrutura da organização, com atribuições de trabalho que estabelecem tarefas. Nestes grupos, o comportamento das pessoas é estipulado e dirigido em função das metas organizacionais. Já os grupos informais são alianças que não são estruturadas formalmente nem determinadas pela organização. Estes grupos são formações naturais dentro do ambiente de trabalho, que surgem em resposta à necessidade de contato social.
No Pet Glamour: O Grupo formal é: Alba, Anita, Léa e Éder tomam conta e trabalham no banho e tosa; Rui, Leila e Elaine tomam conta e trabalham na venda do Pet.
Esse grupo é formado pelo fato de trabalharem juntos, dentro do mesmo espaço físico.
O grupo informal é: Rui é um colega informal de todos dentro do Pet mesmo não tendo voz ativa sobre as colaboradoras ele consegue ser um colega informal dentro do Pet, a vendedora Leila é uma amiga informal também de Anita. Alba também se tornou uma colega informal dos demais colaboradores do banho e tosa.
Esse grupo é formado porque não trabalham juntos, mais criaram certa amizade fora de seu grupo formal.
2.3 Quais são os conflitos mais comuns? Mencionar os nomes de cada funcionário em cada grupo.
Os conflitos no banho e tosa é que Éder se vangloria muito do seu trabalho (seu super ego), o conflito em geral no Pet Glamour é que Alba culpa João pela queda do faturamento, já João reclama que Alba não o ajuda na administração do Pet, e os funcionários do banho e tosa usa os produtos sem que Rui (Gerente) esteja a par e seja informado pelos demais, gerando uma falta de controle nos estoque e problemas futuros com a falta de produtos.
Tabela Grupo Formal e EDE
Tabela Grupo Formal
Grupo formal | Componentes | Conflitos |
Banho e Tosa | Alba, Anita, Léa e Éder | Pessoal do banho e tosa utiliza os produtos sem aviso ou registro ao gerente (Rui), Éder (tosa) se vangloria muito do seu trabalho (talento). |
Venda do Pet. | Rui, Leila e Elaine | Faltam, atestados, conflitos e atrasos de algumas colaboradoras. |
Escala de desenvolvimento de equipe (EDE)
Grau de confiança recíproca | 3 |
Comunicações | 1 |
Grau de apoio recíproco | 3 |
Objetivos da equipe | 4 |
Tratamento dos conflitos dentro da equipe | 3 |
Utilização das habilidades dos membros | 5 |
Método de controle | 7 |
Ambiente organizacional | 6 |
Relatório Etapa 3
Nesta etapa podemos concluir que existe uma grande deficiência na formação dos grupos formais dentro do Pet Glamour. Definimos quais são cada grupo e assim compreender que dentro do Pet Glamour existe uma 5certa falta de confiança, a comunicação entre eles praticamente não funciona, o apoio recíproco é mínimo, eles quase não se ajudam. O controle dentro do Pet é feito pelos próprios colaboradores, fazendo assim com que a função do gerente se torne inútil.
A equipe do grupo formal do Banho e Tosa é: Alba, Anita, Léa e Éder.
Existem certos conflitos a serem resolvidos, entre os mais comuns estão, a falta de apoio de Alba ao seu irmão João, fazendo com que João fique sobrecarregado com os assuntos da administração do Pet Glamour. Dentro dos grupos formais também existe uma serie de conflitos, entre eles estão: Eder que se acha mais competente que suas colegas de trabalho, as colaboradoras Anita e Léa que passam por cima da autoridade do gerente Rui, fazendo o que bem entendem. As colaboradoras do banho e tosa acabou adquirindo certa amizade com Alba pelo fato dela permitir que elas façam o que quiserem dentro do banho e tosa, e que a partir dai gerou o conflito com Rui que não fica a par de nada do que acontece dentro do banho e tosa conseqüência da falta de liderança de Alba junto à sua equipe.
A equipe do grupo formal de Vendas/ Loja é: Rui, Leila e Elaine.
Dentro da equipe de vendas tem certo conflito gerado pela falta, atestados e atrasos de algumas colaboradoras. O gerente não consegue assim formar uma boa equipe entre o banho e tosa e vendas, pela sua falta de liderança não consegue resolver os conflitos e a desmotivação dos colaboradores. Percebemos também que dentro do Pet Glamour existe uma colaboradora Iara Santa, mais que não foi citada dentro de nenhuma equipe, assim não conseguimos identificar em qual das equipes ele pertence. Sendo assim concluímos que ela possa estar afastada de licença. Mais não temos certeza porque não a nada que comprove isso.
Neste caso João e sua irmã Alba não conseguem perceber que Rui não consegue administrar a gerencia, ate mesmo pelos conflitos entre João e Alba, eles acabam não percebendo que Rui poderia ser um bom gerente se fosse bem treinado e se fosse um bom líder. Porque na liderança o líder consegue formar uma boa equipe demonstrando seu comprometimento, caminhando junto dos demais colaboradores e não impondo ordens, e sim se juntando a eles para fazerem um bom trabalho em equipe.
Esse é a diferença entre líder e chefe, um bom líder faz parte das equipes não havendo imposição de ordens e sim dividindo com os demais membros cada tarefa. Quando se trabalha em equipe formada por um bom líder as tarefas fluem e tudo se torna mais produtivo. O relacionamento melhora, e os conflitos são resolvidos mais
Etapa 4
Introdução problemas detectados
A empresa Pet Glamour está passando por vários problemas organizacionais. O Pet Shop foi instituído por dois irmãos os quais dividiam o gosto por animais. Alba Lourenzão que sempre trabalhou em grandes salões de beleza e João Maria Lourenzão que é formado em Tecnologia em Gestão Comercial. Devido aos problemas enfrentados, eles recorrem à ajuda de uma consultora, que tenta entender o que está acontecendo na empresa. Neste trabalho iremos nos focar na personalidade dos gestores e funcionários da empresa fictícia Pet Glamour, analisar a personalidade de cada indivíduo, atribuir percepções negativas sobre seu comportamento no trabalho, citar motivações para que os funcionários possam estar mais comprometidos e felizes com seu emprego, dando ênfase nos problemas que interferem nas relações no ambiente de trabalho, causando stress, raiva, desconforto, etc.
Problemas e dificuldades detectados no Pet Glamour
- Dificuldade em separar o pessoal do profissional, a falta de comunicação.
- Problemas financeiros, a falta de interesse na parte administrativa. - Desorganizado, dificuldade com a liderança.
- Desmotivação, falta de comprometimento e de interesse.
- Brigas desnecessárias com colegas de trabalho.
- Falta de humildade, desvalorização dos colegas de trabalho.
Contexto Atual do Pet Glamour nos seguintes termos Eficiência, Eficácia e Efetividade
Nossa equipe chegou à conclusão que o termo usado na equipe pelo Pet Glamour seria a Eficiência, pois a Eficiência pode ser considerada como um termo que indica a competência para se produzir resultados com dispêndio mínimo de recursos e esforços, diferente da Eficácia que é a capacidade de fazer aquilo que é preciso, que é certo para se alcançar determinado objetivo, escolhendo os melhores meios e produzir um produto adequado ao mercado. Embora os termos utilizados pela equipe não tenham dado tão certo, mas não pelo termo, sim pela maneira dos integrantes utilizarem. A união da equipe que deixa muito a desejar.
Conceitos de Eficiência, Eficácia e Efetividade
A eficiência é a obtenção de resultados através da ênfase nos meios, da resolução dos problemas existentes e da salvaguarda dos recursos disponíveis com o cumprimento das tarefas e obrigações. Significa fazer bem as tarefas, administrar os custos, reduzir as perdas e o desperdício. É um conceito que tem um cunho “analógico”, o que significa que pode haver mais, ou menos eficiência.
A eficácia é a obtenção de resultados através da ênfase nos próprios resultados e nos objetivos a serem alcançados, com a exploração máxima do potencial dos processos. Significa a otimização das tarefas com a agilização de recursos para alcançar o resultado esperado. É um conceito que tem um cunho “digital”, o que significa que há, ou não há eficácia.
Já a efetividade é a obtenção de resultados através da ênfase na percepção do cliente. Significa que há preenchimento das expectativas do cliente, através de uma ação programada e planejada para satisfazer os seus desejos. É um conceito que tem um cunho “sensitivo”, o que significa que há comprovação, pelo cliente, dos resultados alcançados.
Resultados atingidos atualmente pelo Pet Glamour em termos de Eficiência, Eficácia e Efetividade
Analisamos que o Pet Glamour tem muito a desenvolver sobre os termos citados, pois devido à característica de cada um deles, o Pet Glamour pouco se encaixa em tais, existem muitos itens a serem trabalhados nesta empresa. Primeiramente teriam que ser resolvidos os problemas internos da Loja, como a má relação dos funcionários, e principalmente dos proprietários, pois eles são o espelho da empresa, e se entre ''os donos'' não há uma boa relação não tem como exigir de seus funcionários um bom convívio, sendo que os próprios não seguem o padrão desejado.
Resultados pretendidos para a Pet Glamour em termos de Eficiência, Eficácia e Efetividade
- Eficiência
Realizam suas tarefas porem de maneira desorganizada.
Ao realizar suas tarefas elas devem apresentar resultados. Fazer com que todos compreendam quais são os objetivos e mostre qual a forma com que cada um contribui individualmente e em equipe para os resultados.
- Eficácia
Falta eficácia dentro da empresa.
Realizar de maneira correta suas tarefas e que apresente resultados. Fazer com que todos compreendam quais são os objetivos e mostre qual a forma com que cada um contribui individualmente e em equipe para os resultados.
- Efetividade
Falta de integração com outras áreas da empresa. Que não precisa da presença física do líder para "mover" os liderados a atingir os resultados desejados e que permanece ao longo do tempo. Comunicar as estratégias, demonstrando sua consistência e explicitando a sua inter-relação com os objetivos estratégicos.
O que seria ideal em termo de Eficiência, Eficácia e Efetividade para os resultados pretendidos ao Pet Glamour
O ideal seria indicarmos um bom planejamento pela parte dos proprietários, em termo de eficiência podemos propor que o administrador procure ter um bom desempenho tentando utilizar menor quantidade de recursos possíveis, como tempo, mão de obra ou material.
Em termos de eficácia é necessário fazer aquilo que é preciso, que é certo para alcançar os determinados objetivos que no caso deles seria aumentar o faturamento, pois houve uma queda considerável, escolhendo os melhores meios de produzir um produto, já que o caso deles é um pet shop, então deveriam investir em um atendimento diferenciado e bons produtos.
Empecilhos para que a empresa atinja sua Eficiência, Eficácia e Efetividade
Para que uma empresa obtenha sucesso, é necessário que haja um bom relacionamento entre seus integrantes, um respeito pelo seu superior e também um dos fatores mais importantes seria que todos integrantes estivessem com o mesmo foco, dando o melhor de si no trabalho, fazendo a sua empresa crescer, pois a empresa obtendo sucesso conseqüentemente os funcionários irão ser merecedores também. O que está faltando no Pet Glamour seria o pensamento em equipe, pois os integrantes da loja estão muito egoístas, tendo muita falta de companheirismo no trabalho, já que apenas uma equipe bem estruturada consegue o reconhecimento no mercado.
Propondo Soluções para que o Pet Glamour atinja seu nível ideal nos termos de Eficiência, Eficácia e Efetividade
Podemos ver que o melhor a ser feito para que o Pet Glamour tenha sucesso primeiramente seria um bom treinamento dos funcionários, e também que o sócios começassem a ter um melhor relacionamento, respeitando o trabalho de cada um, impondo sua opinião mas de forma respeitosa, em relação aos termos citados o melhor a ser feito seria utilizarem de forma sábia um pouco de cada termo, como por exemplo, utilizando a eficiência para que o administrador (João) procure ter um melhor desempenho, utilizando a menor quantidade de recursos possíveis, ou seja, como a mão de obra, como a empresa está com o faturamento a baixo da média é necessário que procure fornecedores com produtos de boa qualidade mas com preços acessíveis, utilizando a eficácia que seria uma das formas ideais para que o Pet Glamour atinja o seu nível, devido que a eficácia é um termo que preza por aquilo que é certo, fazer o que é preciso, para alcançar os determinados objetivos, um dos mais importantes, aumentar o faturamento da empresa, no final de tudo seria avaliado a efetividade que diz a respeito de se promover os resultados pretendidos, com uma empresa de qualidade.
Analisando todas a etapas desta ATPS, inclusive a anterior entendeu que o problema da organização Pet Glamour, não é somente financeiro e sim de uma simples distribuição de tarefas. Percebemos que o nível de estresse entre os gestores estão elevados devido à má administração de recursos, tarefas e cargos.
O gerente da loja vem lidando com problemas, que ao longo do tempo foram somando e contribuindo para que seu estresse chegasse ao nível elevado. O seu relacionamento com os colaboradores subordinados a ele foi abalado pelas interferências da sócia da organização. Seu comportamento tem sido agressivo com as pessoas devido à perda de controle sobre a loja e insubordinação de alguns colaboradores e ele, assim como os proprietários, tem o dever de contribuir de forma participativa para reverter e recuperar os lucros, mas os comportamentos dos demais são de pessoas que não estão interessados em ajudar a recuperar tais números. Com o comportamento do gerente, percebemos que há uma preocupação em que todos entendam que para tudo funcionar perfeitamente, não depende somente dele e sim de todos, a empresa necessita que todos trabalhem em equipe, fazer verdadeiras parcerias entre colaboradores, gestores, fornecedores para conquistar clientes e um ambiente de trabalho agradável. Temos ainda, o proprietário que também esta com um nível de estresse elevado. Além de sua sócia não ajudá-lo na administração da empresa, ela ainda o cobra e culpa por todos os problemas que vem acontecendo.
Apesar de ser muito paciente e controlado, ele tem lidado com o fato da empresa estar com os lucros caindo sozinho, sem que haja uma ajuda, opinião ou participação de alguém para tentar reajustar a empresa.
1.1 Introdução
A PET GLAMOUR tem vários pontos negativos o mais forte e em nossa opinião é que o responsável por todo conflito dentro da organização, é a desmotivação dos funcionários. Ou seja, eles não trabalham em equipe, cada um faz o que acha certo para alcançar suas metas, esquecem que uma organização só funciona se todos os setores forem bem posicionados. Isso é os fornecedores, clientes e colaboradores, as partes se intercalam. Para alcançar metas, à ocasiões em que é preciso mais de uma pessoa para realizar uma determinada tarefa, necessidade de diferentes talentos, conhecimentos e poder para que uma meta seja atingida. Sem falar na auto-estima que um grupo pode dar aos seus membros, ou seja, além de mostrar status para os outros também, faz com que seus membros se sintam valorizados, temos dois grupos que se intercalam dentro de uma organização, são eles: os grupos formais, ou seja, aquele grupo que é definido pela estrutura da organização nesse grupo o comportamento das pessoas é dirigido para atingir metas da organização, já nos grupos informais que se formam dentro do ambiente de trabalho, surgem em resposta as necessidades de um contato social.
Chegamos à conclusão de que: A Pet Glamour necessita de profissionais qualificados, que possuam habilidades para trabalhar em grupos, que visam aumentar os lucros da empresa e que façam mudanças rápidas em curto prazo, necessitam que tenham liderança, sejam um bom empreendedor, necessitam também de pessoas com visão sistêmica que buscam aumentar os lucros da empresa, que façam mudanças rápidas em curto prazo, precisam ter poder status para a sua sobrevivência no mercado. Criar novos produtos, se fazer notar, conquistar clientes, fazer o diferencial no mercado de trabalho, estar sempre à frente das suas concorrentes tudo isso é o planejamento que em curto prazo, já se percebe os resultados.
No contexto atual do mundo organizacional, o desenvolvimento de pessoas e o trabalho em equipe representam oportunidades valiosas para a sustentabilidade e o alcance de resultados. Para tornarem-se competitivas e assegurarem sua rotina, as organizações criam mecanismos que permitem a inovação contínua de seus processos de trabalho. As mudanças no ambiente organizacional afetam diretamente as estratégias definidas pela organização, que se tornam, necessariamente, mais objetivas e adaptáveis. Uma das características mais marcantes do novo ambiente de trabalho é a aprendizagem contínua, o que gera, para as organizações, o desafio constante de criar e de manter ambientes de trabalho que privilegiem a aprendizagem e o desenvolvimento das pessoas e isso é o falta na Pet Glamour.
1.2 Cenário Atual da Pet Glamour
Em termos de eficiência a Pet tem um bom serviço; tem produtividade, porém são desorganizados.
Eficácia, de certa forma eles são eficazes, pois são bem divididos em setores, porém mal organizados.
Não são efetivos, pois não há respeito entre eles, não possuem ética profissional. O comportamento deles é abusivo e duvidoso.
Não há confiança entre eles, são individualistas, muitos deles só pensam em si mesmo.
1.3 O cenário ideal
O ideal em eficiência seria que o pet funcionasse com controle de caixa unificado, melhor comunicação e programa de melhoria continuam, além de um “único” gestor, responsável por delegar tarefas e rumos à empresa, respeitando a opinião do outro dono.
Treinamento para redução de produtos na área banho e tosa, impactando assim diretamente nos lucros.
Para atingir uma maior eficácia o pet glamour, precisa resolver os problemas com suas atendentes, visando assim um melhor atendimento ao cliente.
Outra forma seria buscar novos produtos e preços através de parcerias com fornecedores.
E preciso estabelecer regras de comportamento e postura dentro da empresa para que haja respeito entre os funcionários e donos havendo assim a melhora na efetividade do pet.
Problemas levantados
1.4 problemas levantados
Atualmente podemos verificar que existem vários problemas e dificuldades na empresa, são eles:
- Queda no faturamento: Devido a desmotivação e o descontentamento da proprietária e sócia da Pet Glamour Alba Lourenzão, ela acaba fazendo seu dever de qualquer jeito, fazendo com que seus funcionários se desmotivem e diminuem seus rendimentos profissionais assim não gerando lucro para empresa, e com toda essa desmotivação por parte de Alba ela acaba sobre carregando seu irmão e sócio João Maria Lourenzão que por sua vez é responsável pela administração da empresa onde é muito cobrado por sua irmã Alba devido a situação da empresa que encontra – se no vermelho;
- Desorganização: É causada pelo mau gerenciamento de Rui Leme por não se sentir entrosado dentro da empresa isso não dá a ele o devido respeito que um gerente de loja precisa ter em relação a seus funcionários;
- Faltas excessivas de funcionários: As principais funcionárias que cometem faltas na Pet Glamour são as vendedoras Leila Xavier e Elaine Vérner, elas não são responsáveis quando se trata de trabalho e não tem comprometimento com os interesses da Pet e além desses defeitos elas não são abertas a novas experiências ;
- Individualidades: Esse problema da Pet Glamour é focado em um funcionário chamado Éder Seles do setor da tosa, ele é um bom funcionário, é aberto a novas experiências profissionais, muito criativo mas é uma pessoa individualista e não trabalha em equipe, ou seja, ele é autoconfiante demais;
- Falta de responsabilidade: o foco principal da falta de responsabilidade é a parte financeira da Pet Glamour, pois se não houver um controle de material que se utiliza não se consegue um controle do dinheiro que entra e nem do que sai da empresa e nesse problema detectado se encaixam duas funcionárias que são atenciosas na hora de cuidar dos animais, porém não possuem nenhuma responsabilidade com a parte financeira da empresa, são elas Anita Túlio Jordão e Léa Júlio Jordão.
Foram muitos os problemas detectados na empresa Pet Glamour, mais tudo começa com os proprietários que no caso da Pet são os sócios e irmãos Alba e João Lourenzão, que acabam não se entendendo na administração do negócio, refletindo esse desentendimento em seus funcionários, fazendo com que haja uma má gerencia e uma desmotivação geral por parte de todos funcionários acarretando na queda do faturamento da empresa.
1.5 Propostas de melhorias/soluções
- Queda no faturamento: A proprietária e sócia Alba Lourenzão precisa estar motivada. Rever os produtos presentes em loja, e analisar a situação atual do mercado, identificando as reais necessidades dos clientes.
Criar campanhas de Incentivo para os funcionários que atingirem suas metas, e buscar um maior rendimento de cada um;
- Desorganização: Já que a desorganização é fruto de um trabalho mal executado pelo Rui Leme, o mesmo deve criar outras formas de trabalho em equipe. Se integrar mais com os funcionários, buscar conhecer melhor as pessoas que trabalham com ele.
Deve criar planilhas de acompanhamento de estoque e do quadro de funcionários.
- Faltas excessivas dos funcionários: O primeiro problema (queda no faturamento) está diretamente ligado ao número de faltas excessivas das funcionárias Leila Xavier e Elaine Vérner. Ao se criar campanhas de incentivo, mostrar a elas o real desafio proposto pela empresa, e incluí-las em planos de treinamento, elas se sentirão parte da equipe, e saberão que faltando estão prejudicando a si mesmas.
- Individualidade: É um problema que está ligado ao funcionário Éder Seles, que é competente, porém não sabe trabalhar em equipe. Deve-se mostrar a ele que independente dele ser um ótimo funcionário, a empresa é maior que isso. É necessário que haja uma conversa em todos os setores, que se aceite ajuda, e auxilie os outros profissionais na conquista do ideal em comum a todos, que é o bem da Empresa.
- Falta de responsabilidade: A parte financeira tem gerado um problema complicado na Pet Glamour. As funcionárias Anita Túlio Jordão e Léa Júlio Jordão precisam de um material de apoio para cumprir suas obrigações. Não basta pegar um item, é preciso dar baixa neste item do estoque, para que haja um acompanhamento do que está sobrando e do que está faltando.
1.6 Conclusão
Portanto foi possível concluir que a empresa para que ela possa sair do vermelho e obter sucesso, lucro, entre outros benefícios é necessário que haja diálogo entre todos os integrantes da Pet, onde seja expostas as opiniões, sugestões e até mesmo críticas. Pois assim será possível verificar onde cada um está errando e onde cada um é preciso melhorar.
Lembre-se a decisão final sempre é do administrador, proprietário. Mas nem só por isso os funcionários não têm o direito de expressar suas opiniões.
Referencias Etapa 03 e 04
CARAVANTES, Geraldo R.; CARAVANTES, Claudia B; KLOECKNER, Mônica C.; Comunicação e comportamento organizacional, PLT 11
...