ATPS Comportamento Organizacional
Casos: ATPS Comportamento Organizacional. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Ecirsca • 16/6/2013 • 2.043 Palavras (9 Páginas) • 420 Visualizações
UNIVERSIDADE ANHANGUERA
UNIDERP
CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS
ELAINE CRISTINA DOMINGUES MONTEIRO
RA 435781
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
SÃO JOSÉ DO RIO PRETO
2013
ATPS – COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
Trabalho Acadêmico apresentado à disciplina Comportamento Organizacional do 1º ano do curso de Ciências Contábeis da Faculdade Anhanguera – UNIDERP.
Professora. Ma. Yaeko Ozaki
SÃO JOSÉ DO RIO PRETO
2013
Introdução
Comportamento Organizacional é um campo de estudo que ajuda a prever, explicar e compreender os comportamentos nas organizações, investigando as questões relacionadas com lideranças e poder, estruturas, processos de grupo, aprendizagem, percepção, atitude, processos de mudanças, conflito e dimensionamento de trabalho, entre outros temas que afetam os indivíduos e as equipes nas organizações.
Eficiência, eficácia e efetividade são conceitos que confundem muita gente.
Eficiente é a pessoa preocupada em realizar suas tarefas, resolvendo os problemas inerentes a ela. Ser eficiente é atingir a meta estabelecida, diária, mensal ou anualmente, sem explorar ao máximo o potencial.
A eficácia, por sua vez, é a característica de quem se preocupa em conseguir bons resultados e costuma ir um pouco além da eficiência.
A pessoa eficaz, não raro, refaz a atividade até sentir-se superando as limitações identificadas no início. Quem é eficaz preocupa-se com a exploração máxima de suas potencialidades e com a superação dos limites, com base na criatividade. Eficácia é fazer as coisas certas. Seu foco é no resultado, independente do esforço e tempo despendidos, que também costuma otimizar, junto com os demais recursos. Ser eficaz significa correr uma parcela maior de risco para fazer o que precisa ser feito.
Efetividade é o conceito que congrega o positivo que existe na eficiência e na eficácia.
Ser efetivo é orientar as ações e recursos em busca do melhor resultado (eficácia), desenvolvendo as atividades no melhor padrão de qualidade versus tempo (eficiência). É fazer de forma certa as coisas, com a certeza de estar fazendo a coisa certa.
Capítulo 1
DEFINIÇÃO DE CONCEITO DE COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
O comportamento organizacional é o estudo do comportamento humano dentro das organizações e tem o intuito de melhorar as relações e o convívio das pessoas dentro das empresas. É muito importante porque foca nas ações e reações que o indivíduo tem quando vive em grupos, buscando soluções e melhorias para alcançar uma melhor produtividade e resultados positivos para a organização.
O comportamento organizacional estuda indivíduos, grupos e estrutura, com o objetivo de que as organizações trabalhem mais eficazmente.
QUADRO COMPARATIVO ENTRE SISTEMAS ABERTOS E FECHADOS
Fonte de pesquisa: Livro Comportamento Organizacional - Autor: Derek Pugh
SISTEMA ABERTO
É aquele que está exposto no ambiente externo, ou seja; tudo que é influenciado pelo calor humano que diferencia a vida da não-vida.
Ex: Vida vegetal, Reino animal, o ser humano, e a sociedade como uma organização.
Um sistema aberto seria aquele que habilita uma comunicação com a natureza no sentido da vida.
SISTEMA FECHADO
É aquele que permanece segregado do ambiente externo (natural), com foco nas estruturas que podem ser manuseadas.
Ex. O relógio, sistema mecânico, mapas, a física e a química.
O processo de mudança pode estar relacionado com a política, economia, tecnologia, ecologia e a ética empresarial.
Em suma, mudança seria uma evolução dos processos estabelecidos por uma organização, causando um impacto que pode ser positivo ou negativo, dependendo do grau de resistência a mudança proposta.
Inovação é a transformação daquilo que estava planejado e se modificou para suprir as necessidades de demanda, pois a cada inovação, o futuro da organização pode ser modificado.
Inovar consiste em ter criatividade para adaptar as reais necessidades que a empresa está prestes a seguir.
Fonte de pesquisa: Livro Comportamento Organizacional - Autor: Ludwig Von Bertalanffy.
SISTEMA FECHADO
Não apresentam intercâmbio com o meio ambiente que os circunda, sendo assim não recebem nenhuma influencia do ambiente e por outro lado não influenciam. Não recebem nenhum recurso externo e nada produzem que seja enviado para fora.
Ex: A matemática é um sistema fechado, pois não sofrerá nenhuma influência do meio ambiente, sempre 1+1 será 2.
SISTEMA ABERTO
São os sistemas que apresentam relações de intercâmbio com o ambiente, por meio de entradas e saídas.
Os sistemas abertos trocam matéria, energia e informação regularmente com o meio ambiente. São eminentemente adaptativos, isto é, para sobreviver devem reajustar-se constantemente
...