ATPS DE ADM.
Exames: ATPS DE ADM.. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: patytuc • 26/9/2013 • 1.204 Palavras (5 Páginas) • 291 Visualizações
2 – ETAPA 1
2.1 - Fundamentos de Economia
Segundo os autores de nosso PLT: Marco Antônio Sandoval Vasconcellos e Manuel Enriques Garcia, A palavra economia pode ser generalizada como “administração da coisa pública”. A economia pode ser definida como a ciência social que estuda a maneira pela qual os homens decidem empregar recursos escassos, a fim de produzir diferentes bens e serviços e atender às necessidades de consumo. Entendemos que o objeto de estudo da ciência econômica é a questão da escassez, ou seja, como “economizar” recursos. A escassez surge devido às necessidades biológicas humanas ilimitadas e à restrição física de recursos.
Nós (representando as sociedades) somos obrigados a fazer escolhas sobre O QUE e QUANTO, COMO e PARA QUEM PRODUZIR.
O que e quanto produzir – devemos decidir se produzimos mais bens de consumo ou bens de capital. Em economias de mercado, o que e quanto produzir é sinalizado pelos consumidores (o que é chamado de soberania do consumidor).
Como produzir - temos que tratar a questão de eficiência produtiva: serão utilizados métodos de produção capital intensivos? Ou de mão-de-obra intensivos? Ou de terra intensivos? Isso depende da disponibilidade de recursos de cada país.
Para quem produzir – Devemos decidir quais setores que serão beneficiados na distribuição do produto, ou seja, trata-se de decidir como será distribuída a renda gerada pela atividade econômica.
A macroeconomia trata da evolução da economia como um todo, analisando a determinação e o comportamento dos grandes agregados, como renda e produto nacionais, investimento, poupança e consumo agregados, nível geral de preços, emprego e desemprego, estoque de moeda e taxas de juros,balanço de pagamentos e taxa de câmbio. A macroeconomia trata os mercados de forma global, o mercado de trabalho não se preocupa com diferenças na qualificação, sexo, idade, origem da
7
força de trabalho, mas que muitas vezes são importantes.
Na macroeconomia, estuda-se o nível geral de preços, ignorando as mudanças de preços relativos de bens das diferentes indústrias. A teoria macroeconômica preocupa-se mais com questões conjunturais, de curto prazo. A parte da teoria econômica que estuda o comportamento dos grandes agregados ao longo do tempo é denominada teoria do crescimento econômico, preocupando-se com questões como progresso tecnológico e política industrial, que envolvem políticas de longo prazo.
2.2 - Visão Econômica:
A economia pode ser entendida como um estudo da escassez e dos fenômenos delas resultantes, de forma mais sofisticada, como o estudo da alocação de recursos escassos entre usos alternativos com vistas à satisfação das necessidades.
Segundo os autores de nosso PLT o custo de oportunidade está relacionado a transferência dos fatores de produção de um bem A para produzir um bem B, implica um custo de oportunidade que é a mesma coisa que um sacrifício de se deixar produzir parte do bem A para se produzir mais do bem B, pode também ser chamado de custo alternativo por representar o custo da produção alternativa sacrificada.
Segundo Burch & Henry , foi Frederich Von Wieser quem deu origem à
expressão “custo de oportunidade” para definir o valor de um fator de produção em qualquer uso que lhe fosse dado, sendo tal custo de oportunidade” a renda líquida gerada pelo fator (de produção) em seu melhor uso alternativo”.
O conceito de custos de oportunidade pressupõe alternativa viável e, portanto, existentes para o consumidor ou para o empresário. Pressupõe, também, uma decisão efetiva sendo tomada e que, o sendo, acarreta o sacrifício/abandono de outras (s) que não foi o (ram). Assim, um consumidor x ao optar por alocar parte
8
de sua renda em um bem A qualquer, deixou de fazê-lo em uma série de outros bens/serviços, que foram, portanto, alternativas abandonadas ou sacrificadas. Destas últimas a que maior satisfação lhe desse seria o custo de oportunidade de ter optado pelo bem A.
Segundo a revista veja: Um exemplo de custo de oportunidade é a produção das usinas de cana-de-açúcar.
A cana pode ser destinada à fabricação de açúcar branco, cachaça e do etanol.
Na entressafra deste ano, os preços atraentes do açúcar no mercado internacional fizeram com que as usinas desviassem parte da produção de cana para a fabricação de açúcar reduzindo a produção do etanol, fazendo com o preço do combustível ficasse alto.
Esse é um exemplo da transferência de fatores de produção,
...