ATPS DE COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
Casos: ATPS DE COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: julisarttori • 17/10/2013 • 4.166 Palavras (17 Páginas) • 397 Visualizações
INTRODUÇÃO
Comportamento Organizacional (CO) é o estudo do comportamento humano visando às atitudes não só do individuo, mas também a maneira como o mesmo age em grupo. Este estudo é importantíssimo, pois através dele conseguimos identificar características pessoais e assim colocar pessoas que tenham características similares no mesmo grupo, sempre visando um melhor desenvolvimento e relacionamento tanto profissional quanto pessoal. Lembrando que para a empresa é interessante que não haja conflitos, uma vez que os mesmo podem prejudicar o andamento do serviço e produção. Sabemos também que as organizações se preocupam com resultado, portanto, devemos lembrar que para se ter bons resultados precisamos entender muito bem as definições de Eficiência e Eficácia, que apesar de muitos considerarem iguais, não são. Lembrando que Eficiência é a capacidade de realizar os trabalhos solicitados no menor tempo possível, estando relacionado aos meios de atingir os objetivos com bons produtos. Já Eficácia é a capacidade de atingir os objetivos da melhor maneira possível, não importa como é feito o que importa é o resultado. Portanto para uma empresa conseguir atingir seus objetivos não se deve apenas ser eficiente ou eficaz e sim ser Eficiente e Eficaz Também devemos lembrar que pessoas que trabalham em grupo e estão felizes com o relacionamento que tem com seu colegas de trabalho realizam seu trabalho de maneira eficiente e eficaz.
Capítulo I
A importância das organizações no mundo moderno é que as pessoas se adaptam ao ambiente e aos demais que formam e influenciam o grupo ou a organização.
O conceito de comportamento organizacional é o estudo sistemático que foca as atividades e as ações da pessoa, determinando seus pontos negativos e positivos, visando à melhoria na produção ou rotina da empresa.
A finalidade refere-se á explicação, previsão e controle do comportamento humano, identificar as causas ou razoes que levaram a determinada atitude, prevendo possíveis ocorrências, estabelecendo ações especificas e contribuindo para um trabalho eficaz.
As características identificadas são elementos importantes na formação do administrador como processos, pessoas, grupos e interações. Englobam vários conceitos de psicossociais e administrativos, abordagem interativa uma combinação técnica e conceitual. Envolve os 4 tipos de comportamento que são a produtividade, absenteísmo, rotatividade e cidadania, visando à eficiência e eficácia.
As variáveis são situações que podem modificar o comportamento organizacional, planejamento, habilidades interpessoais, ambiente de trabalho.
As principais oportunidades e desafios no uso do comportamento organizacional são o aumento da produtividade e qualidade do produto ou serviço e satisfação do cliente. Melhoria das habilidades humana como motivação, liderança, treinamento, satisfação com o trabalho, avaliação de desempenho e comunicação eficiente. Administrar a diversidade da força de trabalho respeitando raça, sexo, etnia, cultura. A pessoa sendo executivo ou funcionário aprende a conviver com a flexibilidade, espontaneidade e a imprevisibilidade, superando os obstáculos e criando uma cultura organizacional para ela e ajuda o executivo ou funcionário a alcançar o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional.
Estimular a inovação e a mudança, criar um ambiente de trabalho saudável para que haja produtividade.
Segundo Geraldo Caravantes Comportamento Organizacional é a área que estuda o comportamento do empregado, tanto individualmente quanto em grupo.
Visando as atitudes, desempenho, percepções dos empregados com relação ao ambiente de trabalho.
Não se esquecendo de estudar também o ambiente interno e externo, os recursos e objetivos da empresa, sempre visando alcançar a eficiência, eficácia e efetividade.
Já Stephen P Robbins define Comportamento Organizacional como um estudo que investiga o impacto que o individuo, grupo e estrutura têm dentro da organização, visando assim atingir a eficácia na empresa.
Lembrando que para ele uma unidade social consciente é formada por duas ou mais pessoas e funciona de maneira continua, visando atingir seus objetivos.
O Sistema Aberto em uma empresa deve apresentar ações transparentes com relação aos negócios que exerce, em suas ações cotidianas de entrada e saída, em seus processos e relacionamentos.
Para isso é necessário envolver todos os membros da empresa.
O mundo vem passando por constantes mudanças que aumentam o conceito de qualidade das pessoas, fazendo com que as empresas tenham que se adaptar a essas mudanças com planejamento, flexibilidade e dinamismo.
Já no Sistema Fechado a empresa é indiferente ao que acontece no ambiente externo, não sendo influenciada e não influenciando o mesmo, há troca de informações, porém, ela não muda para se adaptar as alterações do ambiente.
Quadro Comparativo
SISTEMA ABERTO SISTEMA FECHADO
Inter relacionamento com o meio externo
Interdependência e responsabilidade compartilhada
Participação do grupo
Solução de conflitos por meio de negociação Inter relacionamento com o meio interno
Movimentos pré determinados
Comunicação e integração de informações dentro dos limites estabelecido
Capítulo II
Foi realizada uma pesquisa sobre Conceito de Inovação com um grupo de 20 funcionários da empresa Inventa, segue abaixo o relato das mesmas:
Para Douglas Junior de 41 anos, Diretor de IT, inovação é a única coisa que importa realmente para uma empresa, é o maior valor que a empresa pode ter. E inovação só vem de gente. Portanto a melhor aposta empresarial é investir em pessoas que tem a capacidade de inovar. Não adianta nada uma empresa com patrimônio enorme se não existir inovação naquilo que ela vende, tanto que as empresas aéreas estão
...