ATPS DE ERGONIMIA E SEGURANÇA DO TRABALHO ANHANGUERA 2013
Artigo: ATPS DE ERGONIMIA E SEGURANÇA DO TRABALHO ANHANGUERA 2013. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: gustavobill • 19/9/2013 • 1.032 Palavras (5 Páginas) • 845 Visualizações
FACULDADE ANHANGUERA DE RONDONÓPOLIS
Av. Ary Coelho, nº 829 – Cidade Salmen – Rondonópolis MT.
CEP 78705-050 – (66) 3411-7600
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS - ATPS
RONDONÓPOLIS – MT
2013
Fernando Paulo Augusto Franco – RA: 3776748248
Flávia Nunes Cavalheiro – RA: 3714654891
Gustavo Souza Teixeira – RA: 3773766506
CURSO - ENGENHARIA CIVIL
4ª Serie A
EGONOMIA E SEGURANÇA DO TRABALHO
Trabalho apresentado à comunidade acadêmica da Faculdade Anhanguera de Rondonópolis, como resolução da 1ª etapa das atividades práticas supervisionadas de Ergonomia e Segurança do Trabalho.
RONDONÓPOLIS – MT
2013
RELATÓRIO 1 – INTRODUÇÃO À ERGONOMIA
Passo 1.
Após a leitura do texto auxiliar, e pesquisas sobre o tema, chegamos as seguintes respostas para as perguntas expostas para serem analisadas:
Passo 2.
Questões:
1 - Quais são os principais objetivos da Ergonomia?
A ergonomia está ligada diretamente ao desempenho do sistema produtivo, tentando reduzir as consequências nocivas sobre o trabalhador, reduzindo a fadiga, estresse, erros e acidentes, dando satisfação saúde e segurança no desenvolvimento das tarefas de sistema produtivo.
2 - Que aspectos caracterizam os estudos precursores da Ergonomia até a II Guerra Mundial?
A presença da ergonomia vem sendo notada há muitos anos, quando um homem pré-histórico escolheu uma pedra que melhor se adaptasse a sua mão, para usá-la como arma, facilitando suas tarefas, como caçar cortar e esmagar.
já com a produção artesanal essa preocupação também esteve presente, mas esse problema se tornou mais constante com a revolução industrial, pois as fábricas eram sujas, escuras e barulhentas. com o decorrer do tempo foram surgindo estudo sobre as filosofias de trabalho.
Logo após a I Guerra Mundial foi criado o instituto de pesquisa da fadiga industrial, incentivados pelo esforço excessivo dos operadores para o aumento da produção de armamentos.
Já na II Guerra Mundial foram explorados ao máximo os conhecimento científicos e tecnológicos para construção de submarinos, tanques, radares, sistemas contra incêndio e aviões, devido às produções exigirem muitas habilidades dos operadores. Os erros e acidentes começaram a ficar frequentes, fazendo com que dobrasse o esforço das pesquisas para adaptar esses instrumentos aos operadores, reduzindo os acidentes e a fadiga, melhorando então a produção.
3 - Como evoluiu o enfoque ergonômico até hoje, desde a sua origem?
A ergonomia evoluiu de acordo com as necessidades do ser humano. Com o passar do tempo, à medida que o trabalho e a industrialização foram se desenvolvendo, passaram a buscar melhores condições de trabalho para ser humano, visando proporcionar conforto, saúde, segurança, satisfação e eficiência na realização dos trabalhos.
4 - No que consiste a abordagem macroergonômica?
É o desenvolvimento e aplicação da tecnologia homem-máquina, em um nível macro em toda a organização, produzindo uma melhoria da segurança, saúde e produtividade em toda a empresa, reduzindo assim erros e acidentes.
5 - Apresente, pelo menos, três exemplos de possíveis aplicações da Ergonomia.
Na indústria, agricultura, setor de serviços, e na vida diária do cidadão comum.
Passo 3.
Após responder as perguntas, entrevistamos 5 pessoas do nosso cotidiano para analisarmos o real conhecimento delas sobre Ergonomia. A entrevista foi realizada com base nas seguintes perguntas.
1 - O que é ergonomia? O que você conhece sobre o assunto?
2 – Quando surgiu? Em que época?
3 – Onde pode ser aplicada?
*Emília Dayana Lopes - Estudante de Recursos Humanos – Unic Rondonópolis
1 - É algo do tipo que estuda as formas de interação e comportamento das pessoas, Tipo no trabalho, a forma como desenvolvem seu trabalho, como se sentam, postura essas coisas.
2
...