ATPS DE ESTATÍSTICA ETAPA 1 PASSO 1
Dissertações: ATPS DE ESTATÍSTICA ETAPA 1 PASSO 1. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Allinebig • 2/10/2013 • 364 Palavras (2 Páginas) • 494 Visualizações
Estatística Descritiva
Estatística descritiva é o ramo da estatística que envolve a organização, procurando somente descrever e avaliar um pequeno grupo, sem tirar quaisquer conclusões ou inferências sobre um grupo maior. Pode ser resumida da seguinte forma: Definição do problema, planejamento, coleta dos dados, crítica dos dados, tabela, gráficos, descrições dos dados.
Existem várias maneiras de coletar dados, tais como, observações, contagens e respostas. Esses dados são chamados de amostras, sendo essencial para se chegar a uma conclusão sobre determinada população.
Para os dados serem mais fáceis de serem entendidos e visualizados, existem algumas maneiras de organizar e descrever conjunto de dados. Distribuição de frequência é uma dessas formas de apresentações de dados, usado para tabular os dados em classes de ocorrência, ou não, podendo também em alguns casos apresentar frequência relativa e acumulada. As apresentações dos dados em tabelas obedecem a certas normas e recomendações, as tabelas devem ter significado próprio, ou seja, devem ser entendidas mesmo quando não se lê o texto em que estão apresentadas.
Os diagramas são utilizados de acordo com a necessidade de apresentar um pequeno conjunto de dados, ou um grande conjunto de dados. Existe adequado para cada necessidade, o diagrama de ramos e folhas é utilizado, quando o número de observações é relativamente grande.
Os gráficos são mais indicados em situações que objetivam dar uma visão mais rápida e fácil a respeito das variáveis às quais se referem os dados. Algumas regras gerais são importantes, o leitor deve ficar atento e procurar saber sobre tais regras antes de se envolver na confecção de gráficos. Existem vários tipos de gráficos que podem se utilizados com o objetivo de descrever um conjunto de dados resumidamente. O histograma e seu polígono de frequência costumam serem feitos juntos, a escala horizontal deve consistir dos pontos médios das classes e a escala vertical deve consistir dos valores de frequência apropriada. Sendo necessário como exemplo o histograma, dividir os valores em conjunto em grupos, ou intervalos de classes, e, então plotar o número de valores dos dados correspondentes a cada intervalo de classe. O interesse em plotar as frequências acumuladas, ou frequência acumulada relativas, nesses casos teria a chamada Ogiva, ou ogiva percentual.
...