ATPS- TEC. NEGOCIAÇÃO- ETAPA 1 PASSO 3
Artigos Científicos: ATPS- TEC. NEGOCIAÇÃO- ETAPA 1 PASSO 3. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: GNUNES • 9/6/2013 • 301 Palavras (2 Páginas) • 792 Visualizações
Negociação
A Negociação parte de um conjunto de fatores que levam a um resultado final satisfatório para as partes envolvidas, considerando que, há várias maneiras de se chegar a um denominador comum, sendo que, a comunicação entre as partes é fator primordial para a evolução do processo, sendo ela face a face ou através da tecnologia.
A Negociação é uma estratégia importante para o bom relacionamento e tomada de decisões nas organizações, onde há também situações conflitantes e através de um acordo, aliança, parceria, obtém-se um resultado almejado, sempre respeitando, compreendendo o outro, não esquecendo de que virtudes como ética e bom senso são necessárias no que diz respeito à conduta dos indivíduos, pois estamos falando de relações humanas e sociais,pois cada indivíduo envolvido carrega consigo personalidade e informações distintas que para uma tomada de decisões tem-se que ponderar muito para o desfecho da situação.
Como todo processo, a negociação tem objetivos bem definidos a serem discutidos com o intuito de se alcançar uma meta utilizando alguns meios como: organizar os objetivos por prioridade: verificar o objetivo da outra parte não esquecendo de eventuais impasses , que dependendo do meio poderá ser evitado e superado; avaliar os prós e contras do acordo para que não haja erros futuros.
Definições
“Negociação é o processo de buscar aceitação de ideias, propósitos ou interesses visando ao melhor resultado possível, de tal modo que as partes envolvidas terminem a negociação consciente de que foram ouvidas, tiveram oportunidade de apresentar toda a sua argumentação e que o produto final seja maior que a soma das contribuições individuais”
(Junqueira, 1986, p 5)
“Forma básica de obter dos outros o que eu pretendo. É um processo de comunicação bidirecional com vista à obtenção de um acordo, em que ambas as partes possuem alguns interesses em comum e outros díspares” (Fisher & Ury, 1999)
...