ATPS DE FUNDAMENTOS SS
Dissertações: ATPS DE FUNDAMENTOS SS. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: iuremberg • 24/10/2013 • 4.682 Palavras (19 Páginas) • 480 Visualizações
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
PÓLO: PAU DOS FERROS/RN
DISCIPLINA: FUNDAMENTOS HISTÓRICOS E TEÓRICO-METODOLÓGICOS DO SERVIÇO SOCIAL I
PROFESSORA EAD: ELAINE CRISTINA VAZ VAEZ GOMES
ADRIANA LUCENA MENDES DE LIMA - RA: 431007
FRANCISCO IUREMBERG MARTINS DE OLIVEIRA - RA: 430309
MARIA DILMA GOMES PINTO E SILVA - RA: 430420
VANUSA BEZERRA DE LIMA BRASIL – RA: 446971
O SURGIMENTO DO SERVIÇO SOCIAL NO BRASIL
PAU DOS FERROS
2013
ADRIANA LUCENA MENDES DE LIMA - RA: 431007
FRANCISCO IUREMBERG MARTINS DE OLIVEIRA - RA: 430309
MARIA DILMA GOMES PINTO E SILVA - RA: 430420
VANUSA BEZERRA DE LIMA BRASIL – RA: 446971
O SURGIMENTO DO SERVIÇO SOCIAL NO BRASIL
Trabalho da Atividade Prática Supervisionada, apresentado a Tutora Elaine Cristina Vaz Vaez Gomes da Universidade Anhanguera UNIDERP, como requisito avaliativo da disciplina de Fundamentos Históricos e Teórico-Medotológicos do Serviço Social I.
PAU DOS FERROS
2013
INTRODUÇÃO
O trabalho em questão tem por finalidade apresentar o desenvolvimento do Serviço Social, desde os primeiros atos de assistência social, na década de 30, período em que se afirmou o Sistema Capitalista, berço dos primeiros conflitos e as lutas de classe.
Para desenvolver a temática, utilizamos como suporte o filme Tempos Modernos de Charlie Chaplin, haja vista as mudanças decorrentes da industrialização e concomitantemente a introdução das novas tecnologias.
Mediante contexto vislumbramos ressaltar as mudanças sofridas no campo de trabalho do Assistente Social, a nova estruturação deste profissional, bem como à busca de novas formas de atuação e a ruptura com o modelo capitalista.
Por fim, serão evidenciadas as questões sociais decorrentes da atualidade, vinculando as atribuições do Assistente Social neste contexto distinto. Isto posto, o Serviço Social tem como foco a promoção de ações sociais, desmistificando o caráter assistencialista historicamente atribuído.
AS QUESTÕES SOCIAIS QUE SURGIRAM EM DECORRÊNCIA DAS MUDANÇAS NA SOCIEDADE
Na época da revolução industrial, os trabalhadores eram vistos como meros ''objetos'' pois a única coisa que realmente importava era o lucro. O filme “tempos modernos” é evidente esta realidade em diversos momentos como, por exemplo, no tempo disponibilizado para horário de almoço dos trabalhadores que era visto como prejuízos, as empresas, por sua vez, buscavam uma forma de seus empregados almoçarem e trabalharem ao mesmo tempo, sempre visando ao lucro acima de tudo; os trabalhadores enfrentavam uma carga horária de trabalho absurda, praticamente o dobro dos dias de hoje e não tinham os seus direitos garantidos por lei.
O filme em evidencia faz uma crítica com relação à exploração do trabalhador, que, numa visão socialista, se traduziria numa dicotomia entre capital x trabalho,quando um operário,por vezes, trabalha muito para fabricar um automóvel ou um eletrodoméstico e o salário que ele recebe mensalmente pelo serviço prestado, é incompatível com o poder aquisitivo para comprar o mesmo. Assim, vê-se a crítica ao modo capitalista que nesse fato se justifica. Essa realidade e evidente na sociedade contemporânea.
Podemos perceber também no filme, um grande investimento em tecnologia. O investimento em tecnologia de ponta tem o intuito de promover inovações na linha de produção para que os trabalhadores produzissem mais, com menor perda de tempo. No filme de Chaplin essa crítica se materializa com o aparecimento de uma engenhoca que se fosse usada pelos operários para suas refeições economizaria muito tempo. Com aquela espécie de inovação, que ocasionou mais problemas do que soluções- diga-se de passagem, é evidente a preocupação dos senhores proprietários das empresas e fábricas em diminuir o tempo do almoço e utilizar o tempo economizado para que os trabalhadores imediatamente voltassem ao trabalho, com a responsabilidade de aumentarem a produtividade.
É importante destacar que a grande preocupação dos empresários na época era buscar um aperfeiçoamento da máquina. Daí, a busca incessante por novas tecnologias, vislumbrando aperfeiçoar a máquina a tal ponto que poderia substituir o homem; por outro lado, os trabalhadores não qualificados para operarem as máquinas seriam descartados; atualmente vivemos algo muito parecido, haja vista o mercado está cada vez mais exigente e quem não se qualificar vai ficar fora do mercado de trabalho. Um bom exemplo disso nos dias atuais é o computador. Logo,quem não souber utilizar essa ferramenta tecnológica,na sociedade contemporânea é considerado praticamente um analfabeto.
Produzir sempre mais, também pode trazer problemas e foi o que aconteceu; a sociedade ficou saturada de produtos provocando uma grande crise. O filme faz também uma critica aos modos de produção capitalistas, a ambição dos burgueses e, principalmente, as condições de trabalho em que se encontravam esses trabalhadores.
Ao confrontarmos as cenas evidenciadas no filme “Tempos Modernos”, com a situação atual, percebe-se que, apesar dos investimentos sem tecnologias ponta na produção industrial, a condição socioeconômica do homem na sociedade contemporânea, continua relegada a segundo plano. Podemos constatar ainda no filme, supracitado, a implantação do sistema de esteiras móveis nas fábricas, que tinha como finalidade aumentar a produtividade das indústrias. Contudo, o novo processo
...