ATPS De Auditoria
Artigos Científicos: ATPS De Auditoria. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: erlaneoliveira25 • 26/11/2014 • 3.059 Palavras (13 Páginas) • 339 Visualizações
INTRODUÇÃO
Uma auditoria é uma revisão das demonstrações financeiras, sistema financeiro, registros, transações e operações de uma entidade ou de um projeto, efetuada por contadores, com a finalidade de assegurar a fidelidade dos registros e proporcionar credibilidade às demonstrações financeiras e outros relatórios da administração.
A auditoria de cumprimento engloba a revisão, comprovação e avaliação dos controles e procedimentos operacionais de uma entidade. A operacional é um exame mais amplo da administração, recursos técnicos e desempenho de uma organização. O propósito desta auditoria é medir o grau em que as atividades da entidade estão alcançando seus objetivos.
Aula-tema: Conceitos Básicos de Auditoria. Aspectos Conceituais.
Auditoria Interna Auditoria Externa
A revisão das operações e do controle interno é realizada para determinar a extensão do exame e a dignidade das demonstrações financeiras. A auditoria é realizada através de contratação de um profissional independente.
O auditor deve ser independente em relação ás pessoas cujo trabalho ele examina. O auditor diretamente se preocupa com a detecção e prevenção de fraude.
O trabalho é subdividido em relação ás áreas operacionais e as linhas de responsabilidade administrativa. O objetivo principal é atender as necessidades de terceiros no que diz respeito as informações financeiras.
O auditor deve ser independente em relação á administração, de fato e de atitude mental. O trabalho é subdividido em relação ás áreas operacional e ás linhas de responsabilidade administrativa.
A auditoria é realizada por um funcionário da empresa.
O exame das informações das demonstrações financeiras é periódica, geralmente semestral ou anual.
A revisão das operações e do controle interno é principalmente realizada para desenvolver aperfeiçoamento e para produzir ao cumprimento de políticas, sem estar restrito aos assuntos financeiros.
A revisão das atividades da empresa é contínua.
O trabalho é subdividido em relação às contas do balanço patrimonial e da demonstração do resultado.
Procedimento e sua importância no processo de auditoria desta conta contábil:
1. Exame Físico:
Consiste na verificação permitindo ao auditor formar opinião quanto à existência física do objeto ou item a ser examinado. Este exame deve possuir as seguintes características:
Existência física: comprovação visual da existência do item;
Autenticidade: discernimento da fidedignidade do item;
Quantidade: apuração adequada da quantidade real física; e
Qualidade: comprovação visual ou laboratorial de que o objeto examinado permanece em perfeitas condições de uso.
O exame físico realizado pelo Auditor relativamente à existência dos estoques de um órgão/entidade tem por objetivo a constatação visual de que estes existem e nas quantidades apuradas.
Trata-se de um procedimento complementar que permite ao auditor verificar se há correspondência nos registros do órgão/entidade.
• Contagem das duplicatas;
• Contagem dos títulos a receber.
2. Circularização:
É a técnica utilizada na obtenção de declaração formal e independente, de pessoas não ligadas ao órgão/entidade, seja por interesses comerciais, afetivos, etc., de fatos ligados às operações do mesmo. Este procedimento só tem validade para comprovação de autoria quando o gestor/dirigente, ligado ao assunto a comprovar, tem participação no processo, porém ficando a remessa e obtenção das respostas dos pedidos circularizações sob controle do Auditor. A primeira condição deve-se ao fato de o Auditor não ter poderes para assinar ou solicitar pedido de confirmação pelo órgão/entidade. A segunda é para evitar-se que haja influência ou modificação, por parte do auditado, dos dados ou respostas dos itens objeto do processo da circularização.
Este pedido pode ser usado de duas formas:
Branco: quando não se colocam valores nos pedidos de confirmação;
Preto: quando utilizados saldos ou valores a serem confirmados na data-base indicada.
O pedido de confirmação negativo é utilizado quando a resposta for necessária em caso de discordância da pessoa de quem se quer obter a confirmação. Este tipo de pedido é geralmente usado como complemento do pedido de confirmação positivo e deve ser expedido como carta registrada para assegurar que a pessoa de quem se quer obter a confirmação, efetivamente recebeu tal pedido.
• Circularização das duplicatas a receber;
• Circularização dos títulos a receber;
• Circularização dos adiantamentos concedidos;
• Circularização dos adiantamentos dos funcionários.
3. Documentos Originais:
Trata-se de procedimento voltado para a comprovação das transações que por exigências legais, comerciais ou de controle são evidenciadas por documentos comprobatórios destas transações. O exame realizado pelo auditor, sobre tais documentos, deve atender às seguintes condições:
Autenticidade: constatar se a documentação é fidedigna e merece crédito;
Normalidade: constatar que a transação refere-se à operação normal e de acordo com os objetivos da empresa;
Aprovação: verificação de que a operação e os documentos foram aprovados por pessoa autorizada;
Registro: comprovar que o registro das operações foi adequado, a documentação é hábil e houve correspondência contábil, fiscal etc.
• Exame documental de notas fiscais por compras e pagamentos;
...