ATPS De Economia
Ensaios: ATPS De Economia. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: 061895 • 26/2/2014 • 6.206 Palavras (25 Páginas) • 309 Visualizações
SUMÁRIO
ETAPA 1
Introdução 3
Ramo de Atividade 4
Setor de Cosméticos no Brasil 5
Comportamento do Consumidor 6
Quando compram e Como compram 6
Influências Econômicas... ...7
Empresas participantes no mercado 7
O dilema do e-commerce para os varejistas de Cosméticos 9
ETAPA 2
Análise crítica dos vídeos e do Artigo 10
Vídeos: Custos e Formação de preço de venda
Artigo: Saiba Mais sobre como administrar os custos de sua empresa
Análise de Custos 11
Custos de Produção e Comercialização 11
Custo Médio para Produção 12
ETAPA 3
Macroeconomia 13
Cidade de São Paulo e Regiões 13
ETAPA 4
Comércio Externo 18
Crise financeira mundial 18
Crise da zona do euro 20
Crescimento da participação da economia chinesa no comércio 20
BRICS 22
Considerações Finais 24
Referências 25
INTRODUÇÃO
Vive-se, no século XXI, o culto ao corpo e à beleza de uma forma como nunca vista antes. Padrões de beleza são impostos por uma sociedade arbitraria que incentiva, ao consumo agressivo, de cosméticos e produtos de tratamento de beleza, é a chamada “Sociedade da Beleza”.
Dentro deste contexto, o Brasil passou a ocupar o terceiro lugar no ranking mundial de consumo de cosméticos. Outros fatores, associados aos conceitos da “Sociedade da Beleza” contribuíram para este crescimento. Dentro os quais podem ser citados a valorização do real, o acesso ao crédito e a ascensão de milhões de brasileiros á classe C.
E é o comportamento de consumo de cosméticos que esta atividade objetiva analisar. Para atingir este objetivo será estudado também a macroeconomia da cidade de São Paulo e regiões, analisando as informações sobre a regionalidade e desenvolvimento dos municípios. Abordaremos a influência das economias internacionais na economia doméstica, as ferramentas de Política Monetária e política Fiscal do Governo Federal.
Para estreitar o objeto de estudo, este trabalho será desenvolvido com base na realização de pesquisas de campo e em pesquisas bibliográficas.
RAMO DE ATIVIDADE
Beleza
TIPO DE NEGÓCIO
Venda direta, e-commerce
PRODUTOS OFERTADOS
Cosméticos em geral
Cosmético é aquilo que é relativo à beleza humana. O setor de cosméticos é dinâmico e expansivo. Nele, toda a cadeia produtiva acaba sendo estimulada, impulsionando assim a produção. Considerado atualmente como um dos setores que mais emprega mão-de-obra, oferece empregos diretos e indiretos, o setor de cosméticos tem estreitas relações com outros setores, como a indústria química, farmacêutica, de embalagem e alimentícia.
No setor de cosméticos, os produtos são distribuídos por três canais: a distribuição tradicional, incluindo o atacado e as lojas de varejo; a venda direta, evolução do conceito de vendas domiciliares; e as franquias, lojas especializadas e personalizadas.
Palavra-chave: Consumidor, Influência econômica, Indústria de Cosméticos.
SETOR DE COSMÉTICOS NO BRASIL
O Brasil já é o terceiro maior consumidor de cosméticos do mundo e lidera o grupo dos perfumes e desodorantes, perdendo apenas para Estados Unidos, o maior mercado, e Japão. O mercado de cosméticos, no país, fatura mais de R$86 bilhões por ano e o número dispara à medida que o poder econômico da nova Classe C também aumenta. Entre os fatores que contribuem para o aquecimento do setor de cosméticos no país podem ser citados: o crescimento da participação da mulher no mercado; o aumento do poder de consumo; a utilização de tecnologias de ponta; os preços praticados pelo setor; e toda a valorização da estética praticada pela mídia que reflete numa busca pela beleza, saúde e juventude.
Desde 2009 a indústria cosmética está crescendo estimulada pela cultura da beleza, aumento da expectativa de vida, preocupação cada vez maior da população com o envelhecimento e, principalmente, pelo aumento do poder de compra da classe C em nosso País. No entanto, a elevada carga tributária é o principal entrave para esses produtos, que muitas vezes são taxados como artigos de luxo e não necessidade. A carga tributária sobre os produtos cosméticos é de 50% sobre seu preço final de venda. Para perfumes, a carga tributária é em torno de 75%, essa é a tributação em cima de produtos produzidos aqui mesmo no Brasil.
Gráfico 1 – Participação de cada segmento na indústria de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos.
Fonte: ABIHPEC
COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR
Consumo é um processo cuja significação social está em proporcionar uma referência para a construção da identidade social dos indivíduos.
Para grande parte dos autores o consumidor se submete a vários estágios que antecedem o consumo, prevalecem durante a compra e influenciam após o uso. E, são estes estágios o chamado comportamento do consumidor.
O processo de consumo inicia-se no momento que o consumidor
...