ATPS De Economia
Monografias: ATPS De Economia. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: michel.reale • 26/3/2014 • 2.862 Palavras (12 Páginas) • 210 Visualizações
ETAPA 03 - INTRODUÇÃO A MACROECONOMIA; O LADO REAL DA ECONOMIA; O LADO MONETARIO DA ECONOMIA
Conceito de macroeconomia e seus principais objetivos.
A macroeconomia estuda a economia como um todo, analisando a determinação e o comportamento de grandes agregados, tais como: renda e produto nacionais, nível geral de preços, emprego e desemprego, estoque de moeda e taxas de juros, balanço de pagamentos e taxa de câmbio.
A macroeconomia traça alguns objetivos de curto e longo prazo:
Objetivos de curto prazo:
Conjuntura/ ciclos/ flutuações
Fenômenos transitórios, recorrentes.
Horizonte temporal de análise: trimestres, 1 a 10 anos.
Variáveis – chave: PIB real, emprego/ desemprego, inflação, taxas de juro, taxa de câmbio...
Objetivos de longo prazo:
Estrutura, Crescimento, Tendência.
Fenômenos persistentes, seculares.
Horizonte temporal de análise: 10 ou mais anos.
Variáveis-chave: nível de vida médio (PIB real per capita), repartição do PIB...
Conceito de moeda
Moeda é um instrumento ou objetivo aceito pela coletividade para intermediar as transações econômicas, para pagamento de bens e serviços. Essa aceitação é garantida por lei, ou seja, a moeda tem “curso forçado”.
As funções da moeda no sistema econômico são fundamentalmente as seguintes:
Instrumento e meio de trocas:
Denominador comum monetário:
Reserva de valor:
Os tipos de moeda:
Moedas metálicas:
Papel-moeda:
Moeda escritural ou bancária:
Teoria quantitativa da moeda
Em economia, a lei da oferta e procura também chamada lei da oferta e da demanda, é a lei que estabelece a relação entre a demanda de um produto – isto é, a procura – e a quantidade que é oferecida, a oferta. A partir dela, é possível descrever o comportamento preponderante dos consumidores na aquisição de bens e serviços em determinados períodos, em função de quantidades de preços. Esse instrumento (forma) de medir o comportamento do mercado é a teoria da quantitativa, sempre que o mercado variar sua oferta ou demanda vai alterar a leitura da teoria quantitativa, já que sua função é a analise do mercado macroeconômico.
A moeda brasileira o REAL entrou em circulação em 1 de julho de 1994, durante o plano real, implementado no governo de Itamar franco. Os brasileiros tiveram que trocar a moeda antiga pela nova (2.750 cruzeiros reais por 1 real). O real (R$) é a moeda em circulação até os dias de hoje após sucessivas trocas monetárias (réis, cruzeiro, cruzeiro novo, cruzado, cruzado novo, novamente cruzeiro e cruzeiro real), que, aliado à drástica queda das taxas de inflação, constituiu uma moeda estável para o país.
ETAPA 04: Macroeconomia: o lado externo da economia; Macroeconomia: o lado real da economia.
PASSO 03
a) Fundo Monetário Internacional
Fundo Monetário Internacional (FMI) é uma organização internacional que se iniciou em 1944 na Conferência de Bretton Woods e que foi formalmente criada em 27-12-1945 por 29 países-membros (homologado pela ONU em abril de 1964). O objetivo declarado do FMI era ajudar na reconstrução do sistema monetário internacional no período pós-Segunda Guerra Mundial.
O FMI se descreve como "uma organização de 188 países, trabalhando para promover a cooperação monetária global, a estabilidade financeira segura, facilitar o comércio internacional, promover elevados níveis de emprego e crescimento econômico sustentável e reduzir a pobreza em todo o mundo". Os objetivos declarados da organização são promover a cooperação econômica internacional, o comércio internacional, o emprego e a estabilidade cambial, inclusive mediante a disponibilização de recursos financeiros para os países membros para ajudar no equilíbrio de suas balanças de pagamentos. Sua sede fica em Washington, D.C., Estados Unidos.
O FMI tem como meta, evitar que desequilíbrios nos balanços de pagamentos e nos sistemas cambiais dos países membros que possam prejudicar a expansão do comércio e dos fluxos de capitais internacionais. O Fundo favorece a progressiva eliminação das restrições cambiais nos países membros e concede recursos temporariamente para evitar ou remediar desequilíbrios no balanço de pagamentos.
Os objetivos da organização são; promover a cooperação monetária internacional, fornecendo um mecanismo de consulta e colaboração na resolução dos problemas financeiros; favorecer a expansão equilibrada do comércio , proporcionando níveis elevados de emprego e trazendo desenvolvimento dos recursos produtivos; oferecer ajuda financeira aos países membros em dificuldades econômicas, emprestado recursos com prazos limitados e contribuir para a instituição de um sistema multilateral de pagamentos e promover a estabilidade dos câmbios.
A diretoria executiva, composta por 24 membros eleitos ou indicados pelos países ou grupos de países membros, é responsável pelas atividades operacionais do Fundo e deve reportar-se anualmente à Assembleia de Governadores. A Assembleia de Governadores do FMI é assessorada ainda pelo "Comitê Interino" e pelo "Comité de Desenvolvimento" (conjunto com oBIRD), que se reúnem duas vezes por ano e examinam assuntos relativos ao sistema monetário internacional e à transferência de recursos para os países em desenvolvimento, respectivamente.
Teoricamente, os governadores elegem o presidente do FMI, porém, na prática, o presidente do Bird é sempre um cidadão dos Estados Unidos, escolhido pelo governo norte-americano. Já o director-presidente do FMI é tradicionalmente um europeu.
O dinheiro do FMI vem dos países-membros, entre os quais o Brasil e Portugal, por isso, o poder de voto depende da contribuição de cada país. A moeda do FMI é chamada Direito Especial de Saque.
Cada país membro detém no FMI uma
...