ATPS De Fundamentos
Dissertações: ATPS De Fundamentos. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: mt00602 • 25/11/2013 • 3.758 Palavras (16 Páginas) • 325 Visualizações
Unidade de ensino: Polo Uniderp Fortaleza
Disciplina: Formação Social, Econômica e Política
Curso: Serviço Social
Tutor da Disciplina: Maria Clotilde Bastos
ATPS DE FORMAÇÃO SOCIAL, ECONÔMICA E POLÍTICA
Alunas: Aglaísa Linhares Gonçalves RA.: 406985
Juliana Vladia Batista Moura RA.: 428327
Maria Valdenia dos Santos Martins RA.:406710
Natalia Maria Nascimento Pimentel RA.: 440036
Regina Paula de Oliveira Lima RA.:407486
Samara Casimiro da Silva RA.: 421993
FORTALEZA-CE
01 de outubro de 2013
INTRODUÇÃO
Este trabalho tem como objetivo principal a elaboração de um jornal virtual. Através dele iremos expor a compreensão do significado social da profissão de assistente social e de seu desenvolvimento sócio histórico, seja no ramo internacional ou nacional, possibilitando atuação na realidade atual, compreender também o cenário social e econômico do Brasil - Colônia (1500-18220) e o panorama econômico e político do final do século XVIII, entendendo o aspecto com relação ao movimento político e a queda das oligarquias, falemos da evolução política brasileira e as transformações sociais decorrentes dos anos 1940 a 1964 do século XIX, décadas de 1960-1970 e meados de 1980 do século passado. Compreenderemos os aspectos relevantes da sociedade contemporânea: as cidades não estavam preparadas para receber as pessoas vindas do meio rural. Os serviços urbanos tiveram de ser feitos, em sua maioria, por empresas estrangeiras. Identificaremos as demandas da sociedade para encontrar-mos respostas profissionais para questão social.
Através de pesquisas de obras (O Brasil de Debret), visualização de filmes como (Tempos Modernos e Carlota Joaquina) e leituras de artigos, o jornal irá abordar fatos do passado e da realidade atual, fazendo um quadro comparativo através de artigos e fotos.
Passaremos ao expor estes quadros o perfil atual do Brasil e mostraremos através de fatos e fotos que nem tudo foi muito simples no nosso passado, as lutas foram diversas, mas através de muita garra conquistamos o nosso espaço.
Jornal:
Vez & Voz
Compreensão do cenário social e econômico do Brasil-Colônia (1500-1822).
Jean-Baptiste Debret nasceu na cidade de Paris na França em 18 de Abril de 1768 e morreu na mesma cidade em 11 de Junho de 1848.Estudou em grandes e famosas escolas de artes como a Academia de Belas Artes de Paris, tendo sido discípulo de Jacques-Louis David; continuou os estudos na Escola de Pontes e Estradas, concluindo a sua formação na Escola Politécnica.
Membro da missão artística francesa, Debret foi contratado por Dom João VI para registrar as belezas naturais e humanas do Brasil. Integrou a missão chefiada por Lebreton ao Brasil, quando chegou em Março de 1816 e permaneceu no Brasil ate 1831. O mais incrível é que Debret teve a opção de embarcar em outra missão programada para a Rússia mas optou por conhecer o Brasil.
Durante 15 anos, seu trabalho baseou-se na retratação de cenas cotidianas sobre a relação entre brancos, negros, indígenas e sua fauna e flora. ilustrou com bastante detalhes as riquezas dos adereços usados pelos diversos povos que habitavam o nosso pais, retratou o processo de Independência do Brasil e os primeiros anos de governo de Dom Pedro I e ainda ajudou a criar o símbolo mais importante de nossa pátria: A Bandeira Nacional.
A serviço da família real portuguesa deixou suas marca nas pinturas dos retratos de D. João VI, de tamanho natural e com trajes majestáticos, assim como de outros membros da família real. Pintou também o desembarque da arquiduquesa Leopoldina, mulher de D. Pedro, e primeira imperatriz do Brasil.
Recebeu um atelier no novo edifício da Academia Imperial de Belas Artes do Rio de Janeiro, para poder pintar a tela da coroação imperial, ocorrida em Dezembro de 1822, reuniu oito discípulos a quem deu aulas de pintura.
Desde 1820 que estava nomeado professor de pintura histórica da Academia de Belas Artes, instituição que só em 1826 iniciou realmente as suas atividades. Em 1829 organizou a primeira exposição artística do Brasil, onde apresentou os trabalhos dos seus discípulos. O sucesso o levou a ser nomeado oficial da Ordem de Cristo.
Ao regressar a França botou em pratica a montagem dos seus livros que ilustrava o inicio da historia do Brasil; intitulado como: Voyage pitoresque et historique au Brésil, ou Séjour d'un artiste français au Brésil (Viagem pitoresca e histórica ao Brasil, ou Estadia dum artista francês no Brasil).
Nela ele só ilustrava as belezas do Brasil, a mesma é constituída de três volumes. Trata-se de um dos poucos registros dos usos e costumes do Brasil nos primeiros anos do século 18.
Viagem Pitoresca e Histórica ao Brasil :
• Em “Viagem Pitoresca e Histórica ao Brasil”, Debret revela sua profunda relação pessoal e emocional com o país, adquirida nos 15 anos em que aqui viveu.
• Realizou mais de 500 aquarelas sobre o país, obras que levou para a França em 1831 e hoje estão no Museu da Chácara do Céu no Rio de Janeiro.
• Debret mostrou com detalhes minuciosos a cultura do povo e da nação brasileira em meados dos século XIX, não se limitando apenas a questões políticas, mas também a religião, cultura e costumes dos homens do Brasil.
• Por estas razões, a obra de Debret é considerada uma grande contribuição para o Brasil e é freqüentemente analisada por historiadores.
• Esta obra não é considerada tão importante apenas por aspectos artísticos, mas pela combinação de textos descritivos acompanhando as imagens.
SEÇÃO DE FIGURAS
Pequena Moenda Portátil, obra de Debret que mostra o processo de produção artesanal do açúcar. Esta era uma das principais fontes de riqueza para o comercio e exploração que era praticado no Brasil.
...