ATPS De Projeto Em Pesquisa
Ensaios: ATPS De Projeto Em Pesquisa. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: irisklara • 9/3/2015 • 5.347 Palavras (22 Páginas) • 315 Visualizações
Sumário
1- INTRODUÇÃO 6
2- RELATÓRIO- LEITURA E RESUMO: 7
2.1- RESUMO DO TEXTO:” Ciência, Metodologia e Trabalho Cientifico (ou tentando escapar dos horrores metodológicos) MATTOS(2011)”: 8
3- FICHA BIBLIOGRÁFICA E RESUMO CRÍTICO DO TEXTO ESCOLHIDO: 9
3.1- Fichamento: 9
3.2- Resumo crítico do texto: 9
4- PROJETO DE PESQUISA 10
4.1- TÍTULO DO PROJETO 10
5- PROBLEMA DIAGNOSTICADO 10
6- OBJETIVOS 10
6.1- OBJETIVO GERAL 10
6.2- OBJETIVOS ESPECÍFICOS 11
7- JUSTIFICATIVAS 11
8- PÚBLICO-ALVO/ BENEFICIÁRIO 12
9- REQUISITOS TÉCNICOS E RECURSOS 13
9.1- RECURSOS HUMANOS 13
9.2- RECURSOS MATERIAIS 13
9.3- PARCEIROS OU INSTITUIÇÕES APOIADORAS 13
10- CRONOGRAMA DAS ATIVIDADES 13
11- IMPACTOS ESPERADOS 13
12- META DE PÚBLICO-ALVO 14
13- METODOLOGIA 14
14- COORDENAÇÃO DO PROJETO 14
15- CONSIDERAÇÕES FINAIS 14
16- REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 15
1- INTRODUÇÃO
Este relatório integra a disciplina projetos de pesquisa em serviço social do 6° período do curso superior de Serviço Social EAD, Faculdade Anhanguera- UNIDERP, polo de Serra Talhada/PE, realizado em grupo, tem por objetivo apresentar um relatório final, contendo as etapas realizadas no desenvolvimento das atividades propostas durante o processo de pesquisa, estudo e desenvolvimento de um projeto de pesquisa, que será apresentado ao final deste. Este desafio proporcionou ao grupo um contato com aparato teórico e metodológico necessário ao desvelamento das questões sociais, assim como promoveu a reflexão a respeito da interferência do Assistente Social na sociedade.
O grupo compreende que é de fundamental importância para a atuação profissional no Serviço Social as etapas propostas neste trabalho, pois contribuíram para o planejamento e elaboração de trabalhos acadêmicos, com boas práticas de pesquisa compreendendo e diferenciando o conhecimento do senso comum do conhecimento científico. Além é claro de capacitar para a formulação de políticas, programas, planos e projetos na área social, verificando as demandas presentes e buscando caminhos para o enfrentamento da questão social.
2- RELATÓRIO- LEITURA E RESUMO:
Nesta etapa, o grupo realizou leitura informativa sobre o texto de MATTOS(2011), que aborda tema: “Ciência, Metodologia e Trabalho Científico(Ou tentando escapar dos horrores metodológicos)”, a fim de mapear os fundamentos metodológicos do trabalho científico. Refletindo sobre a diferenciação entre conhecimento científico e senso comum, assim, como sobre relevância das condutas de pesquisa, utilizadas enquanto procedimentos didáticos e ferramentas de ação.
Ao final desta o grupo realizou um relatório composto por um resumo do texto indicado, destacando a preponderância do pensamento científico e sua metodologia enquanto pilar para o entendimento da realidade social pesquisada em Serviço Social, para tanto foi estudado as orientações de leitura e elaboração de resumo de LAKATOS(2012, P.15-72). Segue relatório:
2.1- RESUMO DO TEXTO:” Ciência, Metodologia e Trabalho Cientifico (ou tentando escapar dos horrores metodológicos) MATTOS(2011)”:
De acordo com o texto abordado, ciência é uma forma peculiar de produção de conhecimento objetivo. Considera-se termo científico tudo aquilo que é constatado com base em provas e em evidências. Segundo a concepção popular, a ciência não dá margem à subjetividade, ou seja, á “achismos”, tudo tem que ser alicerçados em provas.
No entanto, o conhecimento científico nessa visão, atribuiria a todos. E nesse sentido, que ouvimos repetidamente frases como “a ciência demostra isso”, “ou cientistas verificam que”.
Consequentemente, a imagem da ciência ainda é predominante no senso comum, e é de um método capaz de mostrar aparências ocultas da realidade impenetráveis aos mortais, a não ser através da prática científica. Sendo assim, competiria ao método científico, o benefício de abordar a realidade, de divulgar as suas regularidades e leis. Ou seja, aceitar o método científico seria a melhor forma de chegar à verdade, de desvendar para além das meras opiniões, o que de fato acontece na realidade.
Contudo, vale lembrar que a ciência é algo, que é construído por seres humanos e que a objetividade que tanto caracteriza os estudos científicos, muitas vezes nasce da subjetividade, de estudos em grupos, da curiosidade, dos medos e dos anseios.
O ser humano em sua essência tem o hábito de divergir em pontos de vista, de analisar uma mesma coisa através de vieses diferentes.
Ás vezes, os métodos de pesquisas utilizadas não condizem com a realidade onde estão sendo aplicadas, ou pelo menos não seria o melhor para o tempo e o espaço onde estão sendo inseridos. Principalmente quando o assunto pesquisado é o comportamento humano, que depende da cultura e da sociedade. Por isso, por mais científico que sejam os trabalhos, faz-se necessário observar os aspectos além desse contexto.
Para o conhecimento científico, foi necessário romper com o senso comum, as vezes utilizando, desenvolvendo um vocabulário exotérico, bem como ferramentas teóricas e práticas investigativas por vezes bem distantes do senso comum, buscando dar segmento as aspirações de ir além dos pares; contudo faz-se necessário uma outra ruptura, que permita retornar ao senso comum, resgatando a clareza das ideias, para que o conhecimento seja apropriado e, contribuam para a transformação
...