ATPS De Quimica
Pesquisas Acadêmicas: ATPS De Quimica. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: lorivaldo • 22/9/2013 • 2.074 Palavras (9 Páginas) • 580 Visualizações
Anhanguera Educacional Rondonópolis/MT
ATPS DE QUIMICA
RONDONÓPOLIS-MT
2013
AMANDA EVILLYN SIMIONI SANTOS 1299524803
AMANDA KAROLINE BARBOSA 7030514946
IVANILDO PEREIRA PINHEIRO 6657368167
LAIANE NATHAYLE VASCONCELOS BALERO 6622362317
LOURIVAL APARECIDO DE LARA 6238209461
LUCAS FELIPE COITO 6238210205
LUCAS SANTOS LOPES 6828455798
MAYRA DE OLIVEIRA CASTRO 6640376290
TAIANE THATIELLE OSSUNA DA SILVA 6658346810
WESLEY RIBEIRO 6449329121
WANDERSON MOREIRA 6661425924
ATPS DE QUIMICA
Trabalho desenvolvido durante a disciplina de Química– 1º semestre do Curso de Agronomia, Anhanguera Educacional – Rondonópolis/MT, como parte da avaliação da disciplina.
Prof.ª: IVAN DE OLIVEIRA
RONDONÓPOLIS-MT
2013
Sumário
1. INTRODUÇÃO 4
2. COMPOSTOS INORGÂNICOS 5
3. SOLUÇÕES 5
4. CÁLCULOS ESTEQUIOMÉTRICOS 5
5. COMPOSTO E REAÇÕES ORGÂNICAS 6
6. TITULOMETRIA DE NEUTRLIZAÇÃO 6
7. COMPLEXAÇÃO 6
8. ÓXIDO-REDUÇÃO 7
9. PRECIPITAÇÃO 7
10. POTENCIOMETRIA 8
11. CONDUTIMETRIA 8
12. Espectrofotometria 9
1. INTRODUÇÃO
O presente trabalho tem por objetivo apresentar de forma geral, assuntos relacionados para aumentar os conhecimentos sobre os conteúdos de química, onde serão abordados os seguintes tópicos: COMPOSTOS INORGÂNICOS, SOLUÇÕES, CÁLCULO ESTEQUIOMÉTRICO, COMPOSTOS E REAÇÕES ORGAMICAS, TITULOMETRIA DE NEUTRALIZAÇÃO, COMPLEXAÇÃO, OXI-REDUÇÃO, PRECIPITAÇÃO, CONDUTUMETRIA, ESPECTROFOTOMETRIA.
2. COMPOSTOS INORGÂNICOS
Os compostos inorgânicos são aqueles formados por átomos ou moléculas de pelo menos dois elementos diferentes, e que não apresentam átomos de carbono em cadeias ligados a átomos de hidrogênio. Assim, o CO2, H2CO3 ou outros compostos carbonados, são inorgânicos por não possuírem cadeia carbônica estruturada.
Geralmente, são constituídos por ametais (ou hidrogênio) ligados a átomos metálicos e são subdivididos em iônicos, covalentes e de coordenação. A principal diferença está entre os iônicos e covalentes: se a diferença de eletronegatividade entre os átomos ligados for muito alta (acima de 1,7 eV) o composto será iônico. Caso contrário, covalente. Entretanto, não é raro observar compostos que apresentam as duas características. A maioria dos compostos é classificada como sal, ácido, base ou óxido.
Principais compostos Inorgânicos
Água
A água é o mais importante composto inorgânico que se tem conhecimento; tanto pela parte biológica quanto química. Pois é capaz de dissolver com facilidade uma ampla gama de substâncias, além de servir como meio de contato para diversas reações, como: formação de sais solúveis em neutralização de ácidos e bases ou oxirredução em pilhas eletroquímicas.
CO2, SO2, SO3, NOx
Os óxidos gasosos (especialmente de carbono, enxofre e nitrogênio) estão presentes em toda atmosfera terrestre. Seja por serem produzidos pela queima de combustível fóssil, ou pela respiração (CO2). Assim como, são conhecidos como altamente prejudiciais por causarem fragilização da camada de ozônio e chuvas ácidas (através da reação com água).
Nahco3
O hidrogenocarbonato de sódio (ou bicarbonato de sódio) é um sal ácido proveniente da neutralização parcial entre o ácido carbônico (H2CO3) e o hidróxido de sódio (NaOH). Assim, pode ser utilizado para neutralizar outra base ou ácido (gerando outro sal) liberando dióxido de carbono. Por isso, é frequentemente utilizado em fermentos químicos ou como antiácido.
3. SOLUÇÕES
Uma solução pode ser definida como a mistura homogênea de duas ou mais substâncias. As partículas destas substâncias devem ter dimensões moleculares iguais ou menores do que cinco nanômetros, estando distribuídas ao acaso por toda a solução. As soluções podem ocorrer nos três estados da matéria: sólido, liquido ou gasoso. O ar que respiramos é um exemplo d solução gasoso, enquanto as moedas são soluções sólidas.
4. CÁLCULOS ESTEQUIOMÉTRICOS
São cálculos que permitem prever a quantidade de produtos que pode ser obtida a partir de certa quantidade de reagentes, ou a quantidade de reagentes necessária para obter determinada quantidade de produtos. Essas quantidades, de acordo com a conveniência, podem ser expressas de diversas maneiras, tais como massa, volume, mol ou número de moléculas.
Esses cálculos se baseiam nos coeficientes estequiométricos das espécies químicas da reação e, numa equação química balanceada, esses coeficientes fornecem proporções em mol dos participantes da reação.
5. COMPOSTO E REAÇÕES ORGÂNICAS
Reações orgânicas são reações químicas envolvendo compostos orgânicos.Os
...