TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS De RH

Ensaios: ATPS De RH. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/10/2014  •  1.773 Palavras (8 Páginas)  •  307 Visualizações

Página 1 de 8

Introdução

A Gestão de Pessoas analisa fatores essenciais para que o funcionário se sinta bem em seu ambiente organizacional, buscando manter pessoas através de incentivos adequados ao seu desempenho.

Há diversos tipos de incentivos que podem ser aplicados no ambiente organizacional, variando de acordo com o que a empresa trabalha, e a forma que ela pretende remunerar seus funcionários.

É importante ressaltar a questão da higiene e segurança no trabalho, onde as organizações conscientizam seus colaboradores sobre os eventuais riscos que podem ser expostos em seu ambiente de trabalho.

A relação entre empregado e empregador será abordada, mostrando as limitações existentes antigamente e sua mudança no decorrer do tempo, onde o gestor passou a enxergar seus funcionários como seres humanos, valorizando sua importância na organização.

Outro fator importante na organização é como ela executa seu Plano de ação, analisando primeiramente os dados, os fatores negativos e positivos que podem influenciar na realização do mesmo.

Todo o planejamento deverá ser feito levando em consideração diversos aspectos, seja internos e externos, onde é preciso seguir as etapas necessárias para ter um plano de ação adequado à organização.

Com isso, vamos detalhar cada passo a ser realizado em um Plano de ação, e também analisar a situação da empresa MIT 2, em aspectos relevantes para sua permanência e a forma que ela gerencia seus funcionários.

Etapa 3 – Mantendo Pessoas

3.1 Elaborando um Plano de Ação

Um plano de ação é realizado pela empresa, a fim de se preparar para possíveis imprevistos e se manter no mercado competitivo, onde o planejamento é a preparação para a ação.

O primeiro passo para se começar o planejamento é definir soluções de certos problemas que possam atingir a organização, ou até mesmo os problemas já existentes, onde a organização busca soluções para resolvê-los.

É necessário listar as ações para atingir os objetivos, registrando a meta a ser alcançada em determinado tempo, atribuindo recursos, como estrutura física, finanças, sendo importantes nesta etapa. Muitas vezes pode ocorrer de algum recurso ser limitado para certo objetivo, sendo necessário voltar uma etapa e rever o seu Plano de ação.

Normalmente, quando fazemos um planejamento, deixamos de lado os pontos negativos, que podem influenciar na execução do mesmo, e sempre o elaboramos de forma que nada pode “prejudicar” seu processo. É de extrema importância colocar todas as coisas que podem dar errado, identificando as possíveis causas e ações adequadas para resolvê-los.

O monitoramento do Plano de ação deve ser realizado, sendo inclusive colocado no cronograma, evitando possíveis problemas em sua execução ou até mesmo a necessidade de alterar alguma meta ou objetivo, que não esteja de acordo com a organização.

Feito o planejamento, onde se colocou os objetivos, metas a serem alcançados, é hora de atribuir as tarefas às pessoas ou equipes, sendo adequadas a cada perfil, para sua realização no prazo estipulado.

Tudo tem um custo, e eles devem ser ressaltados no plano, elaborando um orçamento para cada tarefa, onde não tendo disponibilidade financeira, terá que ser feita uma revisão das tarefas, havendo até a necessidade de excluí-las do seu Plano de ação.

Finalizado o Plano de ação, com todas as etapas necessárias escritas com clareza, tem que disponibilizar a todos os colaboradores envolvidos nas tarefas, para então colocar em ação.

Para a organização incluir seus funcionários em projetos e até mesmo motivá-los a participar ativamente de novos processos internos, é preciso haver um tipo de “recompensa”, além da remuneração que recebem por tempo de empresa.

Organizações bem sucedidas possuem em sua gestão programas de incentivos a seus colaboradores, havendo sistemas diversos de recompensas, e também de punições, a fim de balizar o comportamento de seus funcionários.

Esse tipo de processo que muitas organizações aderem em sua gestão é uma forma de atribuir ao funcionário uma responsabilidade para com a organização ao qual faz parte, incentivando um espírito de missão e ajudando a enfatizar a criação de valores constantes dentro da organização.

Vale ressaltar que cada organização atribui um tipo de recompensa de acordo com seus objetivos e com sua participação de mercado, enfatizando os resultados obtidos e não os lucros.

A implantação de um plano de incentivos é feita a partir do momento em que as unidades dos resultados podem ser medidas, existindo uma clara relação entre o desempenho do funcionário e a quantidade de resultados.

No plano de incentivos, a qualidade é menos importante do que a quantidade ou, quando a qualidade é importante, ela é facilmente medida e controlada.

3.2 Análise da gestão da empresa MIT 2 – Comércio de veículos Ltda (BRABUS Concessionária Mitsubishi)

A organização Mit 2 busca inovar e investir no conhecimento de seus colaboradores, proporcionando cursos e palestras, valorizando muito a qualidade de vida, buscando uma satisfação de todos. Porém é inevitável o estresse no ambiente organizacional, aparecendo alguns problemas que de primeira vista são impossíveis de serem resolvidos.

Com a capacitação de todos os profissionais na organização, os problemas são resolvidos prontamente, pois os colaboradores já estão preparados para lidar com qualquer tipo de situação.

A Mit 2 possui um programa de Menor Aprendiz, dando oportunidades para quem quer se ingressar no mercado de trabalho e que não tem nenhuma experiência; possui também vagas de estágio, dando chance ao futuro colaborador de colocar em prática seus conhecimentos adquiridos na vida acadêmica.

Buscando sempre inovar e incentivar seus colaboradores, a gestão da Mit 2 estabelece metas a serem alcançadas, visando um crescimento profissional de cada pessoa, estimulando também um trabalho em equipe.

Para a organização, a qualidade de vida de seus colaboradores é de extrema importância, onde sempre busca acompanhar todos os processos realizados em seu ambiente de trabalho, um contato mais direto para diagnosticar qualquer sinal de problema, ou até mesmo para futuramente vir a realizar alguma mudança que seja importante para o bem estar de todos.

Etapa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.5 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com