ATPS RH Administração 6º Semestre
Dissertações: ATPS RH Administração 6º Semestre. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: wesmacena12 • 15/11/2014 • 3.126 Palavras (13 Páginas) • 537 Visualizações
ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISONADA DE ADMINISTRAÇÃO – ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS
Etapa 1 – Os Novos Desafios da Gestão de Pessoas
Etapa 2 – Agregando Pessoas; Aplicando Pessoas.
Professora: Maristela Lamussi de Mattos
Taboão da Serra-SP
01 de outubro de 2014
SUMÁRIO
pag
1. INTRODUÇÃO
2. IDENTIFICAÇÃO DA EMPRESA ANALISADA
3. ETAPA 1 – OS NOVOS DESAFIOS DA GESTÃO DE PESSOAS
3.1 Conceito de Gestão de Pessoas
3.2 As Mudanças Organizacionais
3.3 Diagnóstico da Empresa
3.4 Análise Crítica do Grupo
4. ETAPA 2 – OS NOVOS DESAFIOS DA GESTÃO DE PESSOAS
4.1 Recrutamento
4.2 Seleção
4.3 Diagnóstico da Empresa
4.4 Análise Crítica do Grupo
1. INTRODUÇÃO
O conteúdo apresentado mostra a importância da Gestão de Pessoas dentro da Organização, a troca de informações entre as pessoas dentro da organização, processos de recrutamento e seleção, os desafios da gestão de pessoas.
Faremos uma analise critica mostrando os pontos positivos e negativos do modelo de gestão da empresa apresentada.
2. IDENTIFICAÇÃO DA EMPRESA ANALISADA
2.1 DADOS DA EMPRESA
Razão Social: Brasil Serviços de Comunicação Ltda.
Nome Fantasia: BSC Telecom
Ramo de Atividade: Telemarketing
Localização: Rua Ipiranga, 1421 1º andar – Jd. Pitangueiras – Natal – Rio Grande do Norte.
Número de empregados: 80 empregados.
2.2 VISÃO, MISSÃO E VALORES DA EMPRESA
Missão: Superar expectativas de nossos parceiros, satisfazendo de maneira plena suas necessidades, apresentando sempre soluções eficientes e inovadoras em pessoas, processos e tecnologia na área de Call Center.
Visão: Tornar-se um dos melhores canais de comunicação de nossos clientes com seus mercados consumidores, agregando valores, criando e inovando as formas de relacionamento, para que nossos parceiros alcancem suas metas de qualidade e produtividade.
Valores: Comprometimento; Respeito; Qualidade; Inovação; Transparência; Técnica; Ética; Profissionalismo e Responsabilidade sócio-ambiental.
2.3 ORGANOGRAMA DA EMPRESA
3. ETAPA 1: OS NOVOS DESAFIOS DA GESTÃO DE PESSOAS
3.1 GESTÃO DE PESSOAS
Gestão de pessoas é administrar estrategicamente a organização tendo como principio que as pessoas possuem necessidades especificas que vão interferir no todo. É cuidar das ações desde a admissão até o desligamento do colaborador. E capacitar líderes para que além de técnicos, sejam gestores de suas equipes. É atender ao colaborador como cliente interno para que este possa atender bem ao cliente externo.
A Gestão de Pessoas ocorre através da participação, capacitação, envolvimento e desenvolvimento de funcionários de uma empresa, e a área tem a função de humanizar as empresas. Muitas vezes, a gestão de pessoas é confundida com o setor de Recursos Humanos, porém RH é a técnica e os mecanismos que o profissional utiliza e gestão de pessoas tem como objetivo a valorização dos profissionais. Em uma empresa, a gestão de pessoas deve ser feita pelos gestores e diretores, porque é uma área que requer capacidade de liderança.
Assim sendo o setor de gestão de pessoas possui uma grande responsabilidade na formação dos profissionais, e tem o objetivo de desenvolver e colaborar para o crescimento da instituição e do próprio profissional.
E hoje nas grandes organizações o capital humano tem sido cada vez mais valorizado, pois elas entenderam que devem oferecer o suporte necessário para que essas pessoas desenvolvam novas aptidões e aperfeiçoem características que já possuem. Se as pessoas dentro das organizações tiverem oportunidade de progressão, elas vão poder dar o melhor delas, originando resultados positivos para a empresa em questão.
Uma boa gestão dos elementos de uma organização causa um crescimento contínuo, onde todos contribuem para um ambiente de eficiência e eficácia onde traz bons resultados.
3.2 AS MUDANÇAS ORGANIZACIONAIS
A Gestão de Pessoas começou no início final do século XIX com o movimento da administração científica, que foi marcada por Frederick W. Taylor (1856-1915) e Henri Fayol (1841-1925). Esse movimento tinha como objetivo proporcionar fundamentação científica para a padronização das atividades administrativas, para que a improvisação e o empirismo fossem substituídos, fazendo com que a falta de processos organizacionais fosse eliminados (GIL, 2009).
Informa-se que, por meio da técnica de observação, Taylor concluiu que os operários produziam muito menos do que poderiam. Dessa forma desenvolveram um sistema de Administração Científica, que tinha como fundamento a racionalização do trabalho, que buscava na redução do tempo a simplificação dos movimentos necessários para a execução das tarefas, tornando-as mecânicas e repetitivas.
Mais no início do século XX, ainda nesse contexto de rápida industrialização e condições precárias de trabalho, a concepção de homem adotada pela área de pessoal era precária, motivado exclusivamente por recompensa salarial. Baseado nesse conceito, Taylor, inaugurou a Administração Científica com o estudo de tempos e movimentos
...