ATPS ECONOMIA
Casos: ATPS ECONOMIA. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: brunas2alex • 5/3/2014 • 1.344 Palavras (6 Páginas) • 390 Visualizações
Centro Universitário Anhanguera de Santo André
ATPS
Fundamentos da Economia
Nome: Antonio Bueno Vieira R.A. 6277255036
Nome: Antonio Vagner da Silva R.A. 7037534231
Nome: Bruna Aline Pipi R.A: 6449320016
Nome: Cleide Lima de Almeida Dourado R.A: 6274280299
Nome: Daniele Martins Pereira R.A: 6448307807
Nome: Gustavo Souza Franco R.A. 6653376786
Curso: Direito
Matéria: Economia
Professora: Solange Dotto
Série: 2º A
Santo André, 04 de Dezembro de 2013.
Economia
Economia é uma ciência social que estuda como o indivíduo e a sociedade decidem empregar os escassos recursos produtivos na produção de bens e serviços, de modo a distribuí-los entre as pessoas e grupos da sociedade, a fim de satisfazer suas ilimitadas necessidades humanas.
Em qualquer sociedade, os recursos ou fatores de produção são escassos, contudo as necessidades humanas são ilimitadas, e sempre se renovam. Isso obriga a sociedade a escolher entre alternativas de produção e de distribuição dos resultados da atividade produtiva, aos vários grupos da sociedade.
A expressão Economia Política era utilizada pelos economistas clássicos preferencialmente ao termo Economia. Com a análise marxista, a Economia Política passou a ter maior amplitude, com ênfase no estudo das relações sociais de produção, no sentido de luta de classes entre capitalistas e trabalhadores.
Escassez é um termo que descreve uma disparidade entre a quantidade demandada de um produto ou serviço e o montante fornecido no mercado. Especificamente, a escassez ocorre quando há excesso de demandas, portanto, é o oposto de um excedente.
Escassez econômica está fortemente relacionada ao preço de um produto ou item, pois, quando este está abaixo do preço corrente determinado pela oferta e demanda, haverá uma escassez do item sub valorizado. Na maioria dos casos, a escassez obriga as empresas a aumentar o preço de um produto até que ele atinja o equilíbrio de mercado.
Microeconomia, que trata do comportamento das firmas e dos indivíduos ou famílias, preocupando- se com a formação dos preços e o funcionamento do mercado de cada produto individual ;
Macroeconomia, que diz respeito aos grandes agregados nacionais, estuda o funcionamento do conjunto da economia de uma pais, envolvendo o nível geral dos preços, formação da renda nacional, mudanças na taxa de desemprego, taxa de câmbio, balanço de pagamentos etc.
Sistemas Econômicos
Pode ser definido como sendo a forma política, social e econômica pela qual está organizada uma sociedade. Os elementos básicos de um sistema econômico são:
A) Estoques de Recursos Produtivos ou Fatores de Produção: recursos humanos (trabalho e capacidade empresarial), o capital, terra, reservas naturais e a tecnologia;
B) Complexo de unidades de produção: constituído pelas empresas;
C) Conjunto de instituições políticas, jurídicas, econômicas e sociais: que são à base da organização da sociedade.
Classificação dos Sistemas Econômicos
A) Sistema capitalista, ou economia de mercado, é aquele regido pelas forças de mercado, predominando a livre iniciativa e a propriedade privada dos fatores de produção;
B) Sistema socialista ou economia centralizada, ou ainda economia planificada, é aquele em que as questões econômicas fundamentais são resolvidas por um órgão central de planejamento, predominando a propriedade pública dos fatores de produção.
Os Problemas Econômicos Fundamentais
Da escassez dos recursos ou dos fatores de produção, associa-se às necessidades ilimitadas do homem, originando problemas econômicos fundamentais:
A) O quê e quanto produzir: Dada a escassez de recursos de produção, a sociedade terá de escolher quais produtos serão produzidos e em quais quantidades;
B) Como produzir: A sociedade terá de escolher ainda quais recursos de produção serão utilizados para a produção de bens e serviços, dado o nível tecnológico existente;
C) Para quem produzir: A sociedade terá também que decidir como seus membros participarão da distribuição dos resultados de sua produção (demanda, oferta, determinação de salários, das rendas das terras, dos juros e etc).
Em economias de mercado, esses problemas são resolvidos pelos mecanismos de preços atuando por meio da oferta e da demanda. Nas economias centralizadas, essas questões são decididas por um órgão central de planejamento e pesquisas.
Conceito de Custo de Oportunidade
A transferência dos fatores de produção de um bem A para produzir um bem B implica num custo de oportunidade que é igual ao sacrifício de se deixar de produzir parte do bem A para se produzir mais do bem B.
Funcionamento de uma economia de mercado: Fluxos Reais e Monetários
Para entender o funcionamento do sistema econômico, vamos supor uma economia de mercado que não tenha interferência do governo e não tenha transações com o exterior ( economia fechada ).
Os agentes econômicos são as famílias e as empresas. As famílias são proprietárias de fatores de produção e os fornecem às empresas, através do mercado dos fatores de produção. As empresas, através da combinação dos fatores de produção, produzem bens e serviços e os fornecem às famílias por meio do mercado de bens e serviços.
Mercado de Fatores de Produção
No entanto, o fluxo real da economia só se torna possível com a presença da moeda, que é utilizada para remunerar os fatores de produção e para o pagamento dos bens e serviços. Desse modo, paralelamente ao fluxo real temos um fluxo monetário da economia.
Mercado de Capitais
Como os demais fatores produtivos, o capital,
...