ATPS ECONOMIA
Artigo: ATPS ECONOMIA. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: andressamurcille • 24/3/2014 • 585 Palavras (3 Páginas) • 230 Visualizações
Questões da página 32 do PLT.
1- Em que consistia a riqueza para os mercantilistas e para os fisiocratas?
Mercantilismo : acumulo de riquezas de metais adquiri grande importância, e aparece relatos mais elaborados sobre a moeda . considerava-se que o governo de um país seria mais forte e poderoso quanto maior fosse seu estoque de metais preciosos.
Fisiocracia : sustentavam que a terra era a única fonte de riqueza , a riqueza consistia em bens produzidos com a ajuda da natureza em atividades econômicas como lavoura, pesca e mineração. Só a terra tinha capacidade de multiplicar a riqueza .
2- Quem foi o mais destacado dos economistas clássicos ? quais suas principais idéias?
Adam Smith – publicou a obra ‘A riqueza das nações’ – entendia que a atuação da livre concorrência , sem qualquer interferência , levaria a sociedade ao crescimento econômico guiado por uma ‘mão invisível’ –Para ele advogava a ideia de que todos os agentes , em busca de lucrar o Maximo , acabam promovendo o bem estar da sociedade – considerava-se que a causa da riqueza das nações é o trabalho humano e que uns dos fatores decisivos para aumentar a produção é a divisão do trabalho . A produtividade decorre da divisão do trabalho , decorre da tendência inata da troca , que é estimulada pela ampliação dos mercados. Para ele o papel do estado na economia deveria corresponder apenas a proteção da sociedade.
3- O que diz a teoria das vantagens comparativas? Quem foi seu autor ?
David Ricardo : ele analisou por que as nações negociam entre si , se é melhor para elas comerciarem e quais produtos devem ser comercializados . a resposta dada por Ricardo constitui importante contribuição à teoria do comercio internacional , chamada teoria das vantagens , o comercio entre países dependeria das dotações relativas de fatores de produção
4- Qual a principal diferença entre a lei de Say e o principio Keynesiano da demanda efetiva ?
Jean B. subordinou o problema das trocas de mercadorias a sua produção , e popularizou a chamada lei de say , ou seja o aumento da produção transformar-se-ia em renda dos trabalhadores e empresários, que seria gasta na compro de outras mercadorias e serviços .
Keynesiano : sua teoria inverte o sentido da lei de say (a oferta cria sua própria procura) ao destacar o papel da demanda agregada de bens e serviços sobre o nível de emprego.Numa economia em recessão , não existe forças de auto-ajustamento , por isso se torna necessária a intervenção do estado por meio de uma política de gastos públicos.
5- Explique sucintamente as principais diferenças entre monetaristas, fiscalistas, pós-keynesianos,marxistas e institucionalista.
MONETARISTAS : economista Milton Friedman – Privilegiam o controle da moeda e um baixo grau de intervenção do estado .
FISCALISTAS : economista James Tobin – Recomendam o uso de políticas fiscais ativas e acentuado grau de intervenção do estado .
PÓS- KEYNESIANOS
...