TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS ECONOMIA

Pesquisas Acadêmicas: ATPS ECONOMIA. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/5/2014  •  502 Palavras (3 Páginas)  •  726 Visualizações

Página 1 de 3

Lucros extras ou extraordinários existem quando as receitas superam os custos, é a diferença entre a receita total e o custo total, considerando o lucro normal como um custo não desembolsado efetivamente pela empresa. Já o lucro é o valor que mantem a empresa na atividade, reflete o real custo de oportunidade do capital empregado na atividade empresarial. A longo prazo, no mercado de concorrência perfeita, lucros extraordinários já não existem, pois atraem novas firmas que não encontram barreira sem seu ingresso e acabam aumentando a oferta de mercado. Assim os preços caem e com eles o lucro extra, restando enfim somente os lucros normais

O Lucro Normal é o valor que o proprietário mantém de uma determinada atividade, o valor que exceder do lucro normal passa a ser chamado de Lucro Extraordinário é onde as receitas superam os lucros

Lucro - rendimento atribuído especificamente ao capital investido diretamente por uma empresa. Em geral, o lucro consiste na diferença entre a receita e a despesa de uma empresa em um determinado período.

Lucro Normal - inclui a remuneração do empresário, seu custo de oportunidade.

Lucro Extraordinário - resultado dos fatores que criaram a situação de monopólio, e que permitem ao monopolista auferir um lucro acima do lucro normal.

A longo prazo, não existem custos fixos, ou seja, todos são variáveis. O lucro normal reflete o real custo de oportunidade do capital empregado na atividade empresarial. É o valor que o mantém na atividade; se ele fosse mais baixo, o empresário sairia do mercado, porque ganharia mais em outro ramo. O lucro normal pode ser associado a uma espécie de taxa de rentabilidade média do mercado. O que exceder ao lucro normal é chamado de lucro extraordinário: o empresário recebe mais do que deveria receber, de acordo com seu custo de oportunidade. A longo prazo, em concorrência perfeita, só existem lucros normais. Em concorrência perfeita, supõe-se que os lucros extraordinários a curto prazo atraem novas empresas para esse mercado. Dessa forma, em concorrência perfeita, a longo prazo, com a atração de novas firmas, a oferta de mercado aumenta, e a tendência é de que os lucros extraordinários tendam a zero, existindo apenas os lucros normais.

Existe uma série de modelos sobre o comportamento das empresas na formação de preços de seus produtos. A diferença maior entre esses modelos está condicionada ao objetivo ao qual a firma se propõe: maximizar lucros, maximizar participação no mercado, maximizar margem de rentabilidade sobre os cursos, etc. Quanto aos seus objetivos, as empresas defrontam-se com duas possibilidades principais: maximizar lucro e maximizar mark-up (margem sobre os custos diretos). Dentro da teoria neoclássica ou marginalista, o objetivo da firma é sempre maximizar o lucro total. Se a empresa aumenta a produção e a recita adicional for maior que o custo adicional, o lucro estará aumentando e a empresa neste caso, não encontra seu ponto ideal de equilíbrio. Se a receita adicional for menor que o custo adicional, o lucro estará caindo e o prejuízo aumentando. A recita marginal deve ser igualada ao custo marginal.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com