ATPS ETAPA 1 ESTATISTICA
Dissertações: ATPS ETAPA 1 ESTATISTICA. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: ingridluc • 23/11/2013 • 1.351 Palavras (6 Páginas) • 333 Visualizações
RELATÓRIO ACADÊMICO ESTATÍSTICA
ATPS – ETAPAS 01 E 02
Curso Engenharia Mecânica
Prof: Marcio José
Caio Felipe Alão R.A. 6669401626
Eliana R.A. 7690746711
Ingrid Maiara G. de Siqueira R.A. 7400605406
Jhone R.A. 6899509587
Leonardo Augusto de Freitas R.A. 6628363828
Luciano Ap. Oliveira Luis R.A. 7400605409
Maicon R.A. 7429552281
Osnei Mendes R.A. 6407218619
Paulo R.A. 7690746696
Robert Rogerio Lima Silva R.A. 6899509583
Matão, 16 de setembro de 2013
ETAPA 1
Passo 1
O que é estatística:
Estatística é a coleta de dados, para algumas práticas estatísticas incluem, por exemplo, o planejamento, a sumarização e a interpretação de observações. Dado que o objetivo da estatística é a produção da melhor informação possível a partir dos dados disponíveis, alguns autores sugerem que a estatística é um ramo da teoria da decisão.e obter resultados probabilísticos. A estatística é uma ciência que se dedica à coleta, análise e interpretação de dados.
Histórico da Estatística
Desde o começo da civilização que a Estatística tem estado sempre presente na atualidade mais visível. Contar, enumerar e recensear sempre foi uma preocupação permanente em todas as civilizações. Os povos antigos tinha necessidade de conhecer a sua população, tanto a nível econômico como a nível social. Os governantes ordenavam os recenseamentos da população com vista à cobrança de impostos e ao recrutamento militar, pois as guerras eram constantes. Estes recenseamentos não podem ser comparados com os da atualidade, pois não assentavam em princípios estatísticos credíveis ou não eram feitos exaustivamente. Pode-se dizer, contudo, que o princípio da Estatística começou com estas sociedades, não como ela é conhecida hoje entre nós, mas de uma maneira mais simples de executar. Com o término da Idade Média a incerteza constituiu-se numa das preocupações do homem moderno e foi a arte lúdica dos “jogos de azar” que, através das probabilidades, construiu-se os instrumentos e as regras que permitem à Estatística medir a intensidade de incerteza (ou de realização) dos fenômenos. Três grandes nomes da Teoria das Probabilidades nesta época foram Jacob Bernoulli, Thomas Bayes e Pierre Simon Laplace. Inicia-se, então, uma nova fase em que se começa a fazer Inferência Estatística. . A decisão Estatística era, tantas vezes, feita de um modo intuitivo, vendo se o valor calculado a partir da amostra estava próximo ou distante daquele que teoricamente se esperava. É nesta altura que surgem novos nomes importantes para o desenvolvimento da Estatística, sendo eles Galton, Karl Pearson, "Student", Lexis e Von Bortkiewicz. Estes matemáticos “abrem" caminho para Fisher, Neyman e Wald, lançarem os fundamentos da estatística moderna, a procura dos métodos ótimos da inferência, o estudo do comportamento indutivo.
A Estatística não alcançou ainda um estado definitivo, continua a progredir na razão direta do desejo da investigação dos fenômenos coletivos.
Conceitos
A palavra Estatística tem dois significados , embora relacionados. No sentido mais comum, estatística significa um conjunto de dados numéricos. A palavra estatística também designa o ramo da matemática aplicada que analisa dados.
• Estatística Descritiva – utiliza métodos numéricos e gráficos para mostrar os
padrões de comportamento dos dados, para resumir a informação contida nesses resultados e para apresentar a informação de forma conveniente.
• Inferência Estatística – utilizar dados de amostras para obter estimativas sobre a população. Coleta de Dados depois do planejamento e a devida determinação das características mensuráveis do fenômeno coletivamente típico que se quer pesquisar, inicia-se a coleta de dados numéricos. A coleta de dados classifica-se em:
•Coleta Direta: é feito sobre elementos informativos de registro obrigatório (nascimentos, casamentos e obtidos, importação e exportação de mercadorias), elementos pertinentes ao diário de classe dos alunos de uma escola ou, quando os dados são coletados pelo próprio pesquisador através de inquéritos e questionários.
•Periódica: realizados em intervalos constantes de tempo.
•Coleta Indireta: é inferida de elementos conhecidos (coleta direta) e/ou do
conhecimento de outros fenômenos relacionados com o fenômeno estudado.
•Variáveis
Na maioria das vezes, a escolha do processo a utilizar na análise ou descrição dos dados estatísticos depende do tipo de dados validos. O leitor deve aprender a identificar e a utilizar quatro tipos de variáveis: contínuas, discretas, nominais e ordinais. . As variáveis assumem diferentes valores, nas diferentes unidades.
• Qualitativa
Quando seus valores são expressos por atributos. Ainda podemos fazer uma distinção entre dois tipos: variáveis qualitativas nominais e as variáveis qualitativas ordinais.
•Variáveis Qualitativas Nominais
São aquelas que não podem ser hierarquizadas ou ordenadas, não tem nenhuma ordem de variações como a cor dos olhos o local de nascimento, sexo, carreira, região onde mora.
•Variáveis qualitativas ordinais.
São aquelas que podem ser colocadas em ordem, por exemplo a classe social (a,b,c,d, ou e).
• Quantitativa
Quando seus valores são expressos em números. A variável quantitativa assume: variáveis quantitativas contínuas e variáveis quantitativas
...