ATPS Economia
Dissertações: ATPS Economia. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Andressacarte • 26/3/2014 • 1.435 Palavras (6 Páginas) • 255 Visualizações
Concorrência Pura ou Perfeita
Ocorre quando por maior que seja o numero de empresa de um mesmo segmento concorrendo entre si, e não existem barreiras para novas empresas de ingressarem no mesmo mercado, e seus produtos são homogêneos(por não se diferenciarem dos produtos ofertados entre essas empresas) de maneira em que uma não afeta a oferta da outra, mantendo assim um preço em equilíbrio.
Uma característica da concorrência perfeita é a Transparência de Mercado, onde o empresário não possui lucros extras ou extraordinários (onde a Receita supera os Custos), pois com a transparência de mercado, se há lucros extraordinários em um curto prazo, a tendência é que novas firmas busquem o mesmo segmento, logo, se há um aumento na oferta de um produto , os preços do mercado tenderão a cair e o ingresso de novas firmas também.
Monopólio
O mercado Monopolista é apresentado por ser um uma estrutura onde existe apenas um determinado empresário que domina determinado setor de atuação. Que é totalmente diferenciada da concorrência perfeita , pois no monopólio, ou o cliente aceita as condições do vendedor ou simplesmente deixa de cosumir determinado bem ou serviço.
Diferente da concorrência perfeita, no Monopólio, a empresa existente no ramo de atividade é quem define os preços, ora quando ha redução na demanda de um produto, a estratégia é elevar os preços para suprir a queda no consumo.
No Mercado monopolista, encontram-se barreiras para impedir a entrada de novas firas no mercado, uma delas seria o grande custo de produção, onde as maiores empresas e já instaladas operam em maior numero, fazendo com que seus preços sejam relativamente mais baixos do que os preços praticados por uma inicial concorrência com teor de produção baixo, que resulta em maiores preços.
Outro grande fator é a posse de patentes quem fazem com que apenas quem possui tecnologia para produzir um tipo de bem, tenha o mesmo como produto único, como por exemplo, a A Petrobrás no que tange a exploração do petróleo em águas profundas no Brasil. De certa forma, mesmo que a legislação já permita que outras empresas explorem petróleo no Brasil a Petrobrás é grande o suficiente para que, se quisesse, controlar o preço da comódite, e a Cemig no que tange a distribuição de energia elétrica em Minas Gerais.
Oligopólio
Oligopólio é uma estrutura de mercado onde um pequeno numero de empresas dominam um tipo de mercado, ou também a que possui um grande numero de empresas mas um pequeno numero domina o mercado.
Uma tendência de evolução dos oligopólios é para os oligopólios de conluio (ou cartel), nos quais os oligopolistas se organizam entre si e em conjunto tomam decisões sobre a oferta e os preços. Em situações de cartel, os preços e quantidades transacionadas no mercado tendem a aproximar-se dos preços e quantidades que ocorreriam numa situação de monopólio. Geralmente, este tipo de práticas é ilegal pelas leis anti-trust devido aos efeitos nefastos que origina na economia e aos prejuízos que acarreta para os consumidores.
Uma característica importante dos oligopólios é o fato de estarem em setores com fortes barreiras à entrada, sejam elas os elevados custos de entrada, a existência de uma escala mínima de eficiência muito elevada, a existência de fortes economias de experiência, as limitações legais, ou outras. Os oligopólios são muito comuns, sendo muito frequente encontrá-los em alguns setores da indústria, transportes e comunicações, nos quais as barreiras à entrada são elevadas.
Os objetivos de uma empresa oligopolista consistem na teoria marginalista ou neoclássica, onde o oligopolista maximiza lucros, e também a teoria da organização industrial, onde o oligopolista tem por objetivo maximizar o chamado Mark-Up que é a resulta da subtração dos custos diretos (ou variáveis de produção) da receita total de vendas.
Exemplos de Oligopólios:
*Empresas aéreas - GOL, TAM, Varig.
* Empresas de telefonia móvel e celular - Claro, Oi, Tim, Telemig Celular.
Concorrência Monopolística
A Concorrência Monopolística é uma forma de concorrência imperfeita e corresponde a uma situação em que existem numerosas empresas no mercado mas que oferecem produtos ou serviços não totalmente homogéneos e, por isso, não totalmente substituíveis. Numa situação deste tipo, cada uma das empresas possui algum poder de mercado para influenciar o preço dos seus próprios produtos ou serviços. De facto, no seu produto particular, diferenciado dos produtos dos restantes concorrentes, cada empresa funciona como um pequeno monopólio - a maior ou menor proximidade de uma situação de monopólio depende do grau de diferenciação (e portanto do grau de substituição) existente entre os diferentes produtos oferecidos: se esse grau de substituição é reduzido, a concorrência será maior e está-se mais próximo da concorrência perfeita; se o grau de substituição é elevado, a concorrência será mais reduzida e está-se mais próximo de uma situação de monopólio.
Uma característica básica de mercado em relação ao produto é que há em uma concorrência perfeita o produto é homogêneo , já quando há monopólio não existem substitutos próximos enquanto no oligopólio e em uma concorrência monopolística o produto pode tanto homogêneo e diferenciado.
Estruturas do mercado dos fatores de produção
Diferentes das estruturas de bens e serviços, o mercado de bens de fatores de produção ( Capital, mão de Obra,Tecnologia e Terra), são dependentes da demanda de insumos para
...