ATPS - Economia 3ª Fase
Dissertações: ATPS - Economia 3ª Fase. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: marcosstivale • 23/11/2014 • 737 Palavras (3 Páginas) • 467 Visualizações
ETAPA 3 – RELATÓRIO
- Definição de Macroeconomia e descrição de seus principais objetivos.
• Macroeconomia: É uma das divisões da ciência econômica e que estuda a economia como um todo, analisando a determinação e o comportamento de grandes agregados, tais como: renda e produto nacionais, nível geral de preços, emprego e desemprego, estoque de moeda e taxas de juros, balanço de pagamentos e taxa de câmbio.
- Principais objetivos de política macroeconômica:
▪ alto nível de emprego;
▪ estabilidade de preços;
▪ distribuição de renda socialmente justa;
▪ crescimento econômico.
- Política Fiscal:
▪ Refere-se a todos os instrumentos de que o governo dispõe para arrecadar tributos (política tributária) e controlar suas despesas (política de gastos). A política tributária, além de influir sobre o nível de tributação, é utilizada, por meio da manipulação da estrutura e alíquotas de impostos, para estimular (ou inibir) os gastos de consumo do setor privado.
- Política Monetária:
▪ Refere-se à atuação do governo sobre a quantidade de moeda e títulos públicos existentes na economia. Os instrumentos disponíveis para tal são: emissões, reservas compulsórias, open market, redescontos e regulamentação sobre crédito e taxa de juros. Assim, por exemplo, se o objetivo for o controle da inflação, a medida apropriada de politica monetária seria diminuir o estoque monetário da economia. Se a meta for o crescimento econômico, seria o inverso: redução da taxa de juros e da taxa de compulsório, compra de títulos no open Market, aumentando a liquidez da economia. As políticas monetária e fiscal representam meios alternativos diferentes para as mesmas finalidades. A política econômica deve ser executada por meio de uma combinação adequada de instrumentos fiscais e monetários.
- Política Comercial:
▪ A politica comercial diz respeito aos instrumentos de incentivos às exportações e/ou ao estímulo e desestímulo às importações, ou seja, refere-se a estímulos fiscais (crédito-prêmio do ICMS, IPI etc.) e creditícios (taxas de juros subsidiadas) às exportações e ao controlo das importações (via tarifas e barreiras quantitativas sobre importações). No Brasil, as decisões de política cambial são de alçada das autoridades monetárias, enquanto a política comercial é comandada geralmente pelos ministros do Planejamento, da Indústria e Comércio e Agricultura, com apoio do Ministério das Relações Exteriores.
- Moeda
• Conceito: Moeda é um instrumento ou objeto aceito pela coletividade para intermediar as transações econômicas, para pagamento de bens e serviços. Essa aceitação é garantida por lei, ou seja, a moeda possui “curso forçado”.
• Tipos:
a- moedas metálicas: emitidas pelo Banco Central, constituem pequena parcela de oferta monetária e visam facilitar as operações de pequeno valor e/ou como unidade monetária
...