ATPS - Estrutura E Análise Das Demonstrações FInanceiras - Etapas 3 E 4
Exames: ATPS - Estrutura E Análise Das Demonstrações FInanceiras - Etapas 3 E 4. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: irlenefontes • 21/3/2015 • 921 Palavras (4 Páginas) • 652 Visualizações
ETAPA 3
A taxa de juros relativa ao mês de março de 2012, aplicável na cobrança, restituição ou compensação dos tributos e contribuições federais, a partir do mês de abril de 2012, é de 0,82%.
Relatório sobre o Fluxo de Caixa Relevante
Fluxo de Caixa Relevante são projetos utilizados para analisar os investimentos das organizações e elas apresentam em geral um formato padrão. E ele é formado por basicamente por três partes:
Investimento Inicial ou nos períodos iniciais: eles podem ser no formato de bens físicos quanto na forma de investimento em capital de giro, para suportar o projeto, ele deve ter o sinal negativo no fluxo de caixa
Retornos de caixa do Investimento: após alguns períodos o projeto se torna rentável, gerando fluxos de caixa positivo para a empresa.
Valores Residuais: normalmente são positivos e eventualmente negativos, por exemplo: como a obrigação de reflorestar determinadas áreas após retirar toda a madeira ou realizar gastos para compensar danos ambientais causados pelo investimento, o chamado “passivo ambiental”.
Projetos únicos e projetos concorrentes
Podem ser basicamente de duas modalidades diferentes que definiram a abordagem da analise dependendo do tipo de projeto, são eles:
Projetos únicos: para quais não há alternativa, sendo nesse sentido _únicos_, portanto a decisão a ser tomada é se o projeto tem viabilidade ou não, ou seja, se será aceito e realizado ou se será descartado.
Projetos concorrentes: quais há alternativas, de modo que uma alternativa inviabiliza aoutra, sendo assim, são “concorrente”. Analisar a viabilidade de cada projeto concorrente, e pode-se chegar à conclusão de que nenhum deles é viável.
Técnicas de analises de investimentos
Existem diversas técnicas de análise de investimentos, das mais simples às mais sofisticadas, mas destacam-se apenas três, as quais são as mais utilizadas e disseminadas:
Payback - período de retorno: é a avaliação do tempo que o projeto demorará em retomar o total do investimento inicial. Quanto mais rápido o retorno, menor o payback e melhor o projeto. Portanto, o payback sempre deve ser mensurado em tempo (dias, semanas, meses, anos) quanto, menor o tempo de retorno, mais interessante será o investimento. Ele é bastante reconhecido popularmente como “o tempo para recupera o investimento”.
VPL _ Valor Presente Líquido (NPV _ Net Present Value): O VPL é um método alternativo ao do Payback, que visa corrigir os principais erros apresentados por este. Para utilizá-lo é necessário construir um fluxo de caixa do projeto, tendo os principais componentes: Investimento Inicial e investimentos adicionais; Fluxos de caixa positivos ou negativos de retorno; valor residual do investimento se houver. Este método utiliza os princípios da matemática financeira, calculando o valor presente do fluxo de caixa do investimento. O VPL é chamado de líquido, pois considera o fluxo total com as saídas (investimento) e entradas (retornos) descontadas uma taxa de atratividade.
TIR _ Taxa Interna de Retorno (IRR – Internal Rate of Return):este método é bastante similar ao VPL, pois utiliza a mesma lógica de cálculo, todavia, apresenta os resultados em porcentagem e não em valores monetários. Para utilizá-lo é necessário construir o fluxo de caixa do projeto, sendo os seus principais componentes: Investimento inicial e investimentos adicionais; Fluxos de caixa positivos ou negativos de retorno; valor residual do investimento se houver.
Após a montagem do fluxo de caixa tanto do método do VPL como da TIR, adota-se uma taxa mínima de atratividade para avaliar se o resultado é compatível com asexpectativas do investidor, portanto se o projeto é interessante. Essa taxa denomina-se:
TMA - Taxa Mínima de Atratividade: representa o retorno mínimo exigido, em porcentagem, para o investidor concordar em realizar o projeto. Em geral, essa taxa representa o custo do dinheiro no tempo para esse investidor. Há algumas possibilidades de TMA que são bastante úteis:
Taxa de retorno da aplicação financeira: supõe que o custo de oportunidade seja o de deixar os recursos aplicados em investimentos de baixo risco (renda fixa);
Taxa de captação de empréstimos: supõe que a empresa não possua o capital para investir, portanto se á obrigada a captar um empréstimo. Considera o custo de oportunidade de forma mais conservador que a taxa de aplicação.
Assim sendo, esses são alguns métodos para se observar e elaborar um fluxo de caixa relevante, portanto o que decide são as necessidades do investidor.
Etapa 3
Aula-tema: Análise pelo método Dupont e termômetro de insolvência
Passo 2
Desenvolvimento do Passo 2 da Etapa 3 do Desafio ATPS
Estrutura e Análise das Demonstrações Financeiras
Rentabilidade do Ativo=vendas Liquidas/ativo líquido * lucro/vendas liquidas
Ano 2009 Ano 2010
Vendas líquidas 1.496.125 1.704.322
Ativo total 2.741.218 3.221.871
Passivo circulante 1.235.350 1.196.459
Passivo não circulante 366.046 767.910
Total passivo 1.601.396 1.964.369
Passivo
...