ATPS - Física I - Etapa 5
Trabalho Universitário: ATPS - Física I - Etapa 5. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: KarolN • 6/3/2014 • 564 Palavras (3 Páginas) • 319 Visualizações
Relatório das Atividades Práticas Supervisionadas – Movimento em Duas e Três Dimensões – ETAPA 5
Passo 1
Verificar que antes do lançamento real do SARA SUBORBITAL, alguns testes e simulações deverão ser feitos. Para uma situação ideal livre da resistência do ar, vamos considerar a trajetória parabólica como num lançamento oblíquo e a aceleração constante igual a g. Adotar uma inclinação na plataforma de lançamento de 30º em relação à horizontal e o alcance máximo de 338 km. Determinar a velocidade inicial de lançamento.
A= (V0) ^ 2 . sen (2.30º)/g
338000 . 9,8 = (V0)^2 . sen60º
3312,400 / sen 60º= Vo ^ 2
V0^2 = 3824830,063
Vo = 1955,717276 m/s
Passo 2
Fazer as atividades solicitadas a seguir.
1. Determinar as componentes da velocidade vetorial de impacto na água para a situação analisada no passo anterior.
2. Fazer um esboço em duas dimensões (x-y) do movimento parabólico executado pelo satélite desde seu lançamento até o pouso, mostrando em 5 pontos principais da trajetória as seguintes características modeladas como:
Posição, velocidade, aceleração para o caso em que o foguete está livre da resistência do ar e submetido à aceleração da gravidade 9,8 m/s2. Adotar os dados apresentados no passo anterior. Para uma melhor distribuição dos dados, escolher o ponto de lançamento, o vértice, o pouso e dois pontos intermediários a mesma altura no eixo y.
As resoluções dos itens 1 e 2 do Passo 2 encontram-se em anexo na ATPS.
Passo 3
Reunir se em grupo de no máximo 6 pessoas, discutir e relatar sobre as implicações sociais para o Brasil, como um dos poucos países do mundo a dominar a tecnologia de lançamento de satélite.
Atualmente o Brasil é um dos pouco países a dominar a tecnologia de lançamento de satélite, o país possui duas bases de lançamento a CLBI (Centro de Lançamento da Barreira do Inferno) e a CLA (Centro de Lançamento de Alcântara) . As bases tem como o objetivo executar os testes, experimentos, pesquisa básica ou aplicada e outras atividades de desenvolvimento tecnológico de interesse da Aeronáutica Tendo o poder de ajudar países, que possuem ou não bases de lançamentos, a lançar foguetes de meteorologia, e outros, para a previsão do tempo. Saber o tempo, previamente, ajuda na aviação e na agricultura. Prevenindo acidentes aéreos e enchentes em plantações. Alguns benefícios destas bases para o Brasil: Redução e eliminação progressiva de dispêndio no exterior de elevados recursos financeiros empregados para os lançamentos nacionais. Captação de recursos decorrentes da oferta de bens e serviços espaciais brasileiros.
Influência na geração de empregos, de técnicos e engenheiros. Apesar de o Brasil ser um dos únicos a dominar essa tecnologia, ela ainda é precária, por falta de investimentos do governo e pessoas especializadas.
Passo
...