TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS Gestao De Pessoas

Exames: ATPS Gestao De Pessoas. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/10/2014  •  3.379 Palavras (14 Páginas)  •  264 Visualizações

Página 1 de 14

2.GESTÃO DE PESSOAS.

Gestão de Pessoas ou Administração de Recursos Humanos é uma associação de habilidades e métodos, políticas, técnicas e práticas definidas, que tem como objetivo administrar os comportamentos internos e potencializar o capital humano nas organizações.

.O objetivo da Gestão de Pessoas é ajudar a organização a alcançar seus objetivos e realizar sua missão. Proporcionar competitividade à organização, colaboradores bem treinados e motivados, aumentar a auto-atualização e a satisfação das pessoas nas empresas e desenvolver e manter qualidade de vida no trabalho.

Em um sentido amplo Gestão caracteriza-se pela: capacitação, envolvimento e desenvolvimento do bem mais precioso de uma organização o capital humano.

A capacitação envolve conhecimentos humanos e técnicos da área, conhecimento este que o funcionário já tenha ao entrar na empresa, bagagem de outras organizações ou fruto de estudo individual ou adquira através de cursos profissionalizantes, e ate mesmo no dia a dia dos negócios, de acordo com as necessidades da empresa e de acordo com sua facilidade de aprender. É da responsabilidade da Gestão filtrar e reconhecer o profissional que melhor se encaixa a cada cargo e dar a este profissional a chance de mostrar que pode render mais.

A Gestão tem como uma das suas atribuições contribuir para a eficácia das organizações, conhecendo o ramo de negócio, ajudando no desenvolvimento das habilidades dos colaboradores, incentivando-os ao compromisso e respeito com a organização e cumprimento de suas metas, demonstrando em troca valorização ao colaborador.

As alterações não devem ser impostas, mas sim, trabalhadas, considerando-se o mercado, o produto, o ambiente da organização e o comprometimento de todos dentro dela.

Cabe também a Gestão de Pessoas: As descrições e análises dos cargos; O planejamento do RH; Recrutamento e Seleção; Orientação; Avaliação de desempenho; Remuneração; Treinamento e Desenvolvimento; Relações sindicais; Segurança; Saúde e Bem estar.

2.1. MUDANÇAS ORGANIZACIONAIS

A moderna Gestão de Pessoas consiste em uma junção dos interesses das organizações que precisam das pessoas para alcançar resultados e das pessoas que precisam das organizações para alcançar seus objetivos. São várias as questões que influenciam nesta junção, tais como, a cultura da organização, o ramo de atividade e outros.

Na atualidade os processos produtivos se baseiam na parceria, onde cada parte contribui com seu recurso. Atualmente, as organizações bem-sucedidas percebem que para crescerem é necessário realizar investimentos, principalmente o dos seus colaboradores. Assim, o RH tem a função de permitir a colaboração dos funcionários na organização, para alcançar os objetivos da empresa.

Nas organizações que aderiram a esta nova maneira de gestão, as pessoas são vistas como geradores de conhecimento, são tratados como seres humanos com histórico, não mais apenas como fonte de lucro, e, sim como parte inteligente para gerir conhecimentos, incentivadas a maior comprometimento e responsabilidade com as organizações deixando de unicamente aguardar ordens, mais sim contribuindo com idéias para um maior desenvolvimento onde todos ganham.

Na Era Industrial o modelo de negócios era totalmente diferente nos dos atuais. Naquele tempo, baseava-se no capital financeiro, onde a empresa transformava o seu dinheiro em ativos fixos (uma fábrica, equipamentos, escritórios), e contratava apenas um executivo para administrar os ativos. O executivo, por sua vez, contratava operários para as máquinas. Nessa Era também os trabalhadores nunca tinham possibilidades de oportunidades dentro da empresa, no qual só estendida ao executivo. Já nos dias de hoje, o capitalismo intelectual é diferente, pois as empresas exigem investimentos intensivos em conhecimento. Quanto mais conhecimento agregado no produto ou processo produtivo, maior o lucro. O conhecimento não se compra, não se transfere, não é insumo. O conhecimento só existe na cabeça das pessoas. Além disso, a mudança organizacional é a implementação de novos procedimentos ou tecnologias para realinhar a organização com as constantes mudanças, ou para conquistar novas oportunidades de negócios.

TEMPOS MODERNOS E MOD GESTÃO PESSOAS

Esse filme relata a vida das pessoas apósa crise de 1929 que levou a maior parte da população a fome e desemprego.Neste filmeretrata a vida de Carlitos, que só consegue um emprego em uma grande empresa , transforma em líder grevista . A vida da sociedade industrial, caracteriza se o homem como parte de uma maquina ,um robô, repetindo sempre a mesma função.

Mostra que a sociedade capitalista desfruntam e exploram o proletário, canalizando todo conforto e diversão para à classe abastada “BURGUESIA”.

As mudanças organizacionais que ocorre no filme TEMPOS MODERNOS,se passa em uma fabrica, na parte que Carlitos é engolido pelas engrenagens das maquinas da empresa .

O operário, permite que representea modernidade os avanços tecnológico.

Assim se moldando as engrenagens, a movimentaçãodo processo produtivo.

Nos tempos atuais o trabalhador “colaborador”, não são mais considerados comorecursos de produção , e sim parceiros num processo total de capital intelectual e talento.

Nesta época se aplicou os princípios de TAYLOR com as linhas de montagensdinâmica do FORD , obcecado pela produtividade , estudos de tempo e movimento e trabalho em padronização.

Isto traria um sob produto ou grande produção em massa , de tal forma que organizou uma recessão sem fronteiras.

O personagem de Carlitos, confudido com um líder comunista ou grevista.

Pois , neste tempo começam a se formarem grupos para se constituir um sindicato, para rever os interesses dos trabalhadores.

Na ModernaGestão de Pessoas , acredita – se totalmente ao contrário dos pensamentos de fordistas e os princípios de Taylor .

Agora os objetivos e interesses da organização , são voltados para os colaboradores como lucro, produtividades, competitividade, eficiência, sucesso, todos para um bem em comum.

A área de R.H., neste cenário sofre constantes mudanças , pois as organizações enxergam que cada vez mais existe o envolvimento das pessoas no crescimento da empresa.

Os colaboradores tem direitos e deveres dentro da empresa .

Dispondo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.1 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com