ATPS Gestão Da Qualidade 8 Semestre Anhanguera
Casos: ATPS Gestão Da Qualidade 8 Semestre Anhanguera. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: LUIZBARDINI • 21/10/2014 • 8.117 Palavras (33 Páginas) • 1.511 Visualizações
GESTÃO DA QUALIDADE
8º SEMESTRE
TUTOR PRESENCIAL – PROFESSOR LUCIANO LIMA
TUTOR A DISTÂNCIA- PROFESSOR LEANDRO GOMES
Campinas, 16 de setembro 2014
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO
1. ETAPA I – O Que é Qualidade
– O que é Gestão da qualidade e como foi sua evolução
- Quais foram os principais “gurus” da Qualidade
- Quais são os oito princípios da Gestão da Qualidade
2. ETAPA II - O que é Gestão da Qualidade Total (TQM)
3. ETAPA III - Ferramentas da Qualidade que existem como apoio na Gestão da Empresa
4. ETAPA IV - Processos de Melhoria Contínua na Gestão da qualidade
CONCLUSÃO
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
INTRODUÇÃO
As competições entre as empresas na busca pelo cliente esta cada vez mais acirrada, junto com a globalização, a qualidade tem sido um fator determinante para melhorar a imagem da empresa com o consumidor final.
O objetivo do estudo em gestão da qualidade é mostrar com passar do tempo a evolução das técnicas e metodologia da qualidade que foram implantadas para melhorar as organizações, tanto no que tange na produção como na administração, e os fornecedores, distribuidores envolvidos com a organização, sempre na busca da qualidade total (TQM), e o resultado a satisfação do cliente final. E demonstrar como o método de PDCA tem dado excelente resultado na qualidade dentro das organizações, em conjunto com as ferramentas da qualidade adequadamente empregadas e os processos de melhoria continua nas empresas.
1. O que é Qualidade? Como seu conceito se alterou ao longo do tempo?
Qualidade é apresentada como um conjunto de características contidas em algo adquirido, desde que esteja em concordância com suas especificações e que, no mínimo, atenda as expectativas de quem o consome. Deste modo, o sucesso de toda e qualquer produto ou serviço projetado ao mercado consumidor se vê embasado na qualidade implícita e/ou explícita deste, pois, sem qualidade, o que quer que seja, e, por melhor que seja projetado ao mercado, tende a não ser aceito. Ao longo do tempo ocorreram mudanças relevantes em sua forma de gestão, essa evolução ocorreu em quatro eras: da inspeção, do controle estatístico da qualidade, da garantia da qualidade e do gerenciamento estratégico da qualidade. Nesse processo a qualidade deixa de ser vista como um problema a ser resolvido e passa a ser considerada uma oportunidade de vantagem competitiva frente à concorrência. A busca da competitividade tem exercido um papel relevante para o aprimoramento e conquista de novos mercados. A Qualidade está sendo visualizada como uma forma de gerenciamento que, quando implementada, visa melhorar de modo contínuo o desempenho organizacional.
O que é Gestão da Qualidade e como foi sua evolução? A gestão de qualidade é uma estratégia empresarial, bastante difundida, que visa associar qualidade a todas as etapas e processos de uma empresa ou organização. A gestão de qualidade não só apenas afeta a gestão da empresa, mas também os fornecedores e todos aqueles que trabalharem junto à empresa.
Com a Revolução Industrial, a produção em massa de bens manufaturados se tornou possível através da divisão do trabalho e da criação serial de peças, o que criou problemas para aqueles que estavam acostumados a ter seus bens feitos sob medida.
Revolução Industrial: Especificações escritas; medições e laboratórios de teste; extensão da inspeção; padronização A Indústria Moderna começou a emergir no fim do séc. XIX. Nos EUA, Taylor foi o pioneiro em gerenciamento científico, retirando o planejamento do trabalho da responsabilidade dos trabalhadores e supervisores, e colocando-o nas mãos dos engenheiros industriais. O final dos anos 70 e 80 foram marcados pelo esforço para a Qualidade em todos os aspectos de negócios e das organizações prestadoras de serviços, incluindo finanças, vendas, pessoal, manutenção, gerenciamento, produção e serviços.
A partir da década de 90 a qualidade foi marcada pela retomada da força das empresas americanas e pela crise econômica nos Tigres Asiáticos.
Há um longo caminho a ser percorrido em virtude do atraso no acesso e implantação desses conceitos, principalmente nos países menos desenvolvidos (Brasil). .
1. ERA DA INSPEÇÃO
- Final do Séc. XVIII e início do Séc. XIX
- Produtos são verificados um a um
- Cliente participa da inspeção
- Inspeção encontra defeitos, mas não produz qualidade
2. ERA DO CONTROLE ESTATÍSTICO
- Década de 1930 e 1940
- Produtos são verificados por amostragem;
-Um departamento especializado faz a inspeção da qualidade;
-Ênfase na localização de defeitos.
3. ERA DA GARANTIA DA QUALIDADE
- Década de 1950 e 1960
-
...