ATPS - Gestão De Custos Logísticos
Monografias: ATPS - Gestão De Custos Logísticos. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: baleia • 14/6/2014 • 2.451 Palavras (10 Páginas) • 549 Visualizações
UNIVERSIDADE ANHANGUERA/UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
CURSO DE LOGÍSTICA
DISCIPLINA: GESTÃO DE CUSTOS LOGÍSTICOS
CAMILO LARA DA SILVA FILHO – RA: 435572
EDER RIBEIRO DIAS - RA: 420809
PEDRO PAULO BENITES DOS SANTOS - RA: 433461
ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA
CORUMBÁ – MS
MAIO 2014
UNIVERSIDADE ANHANGUERA/UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
CURSO DE LOGÍSTICA
DISCIPLINA: GESTÃO DE CUSTOS LOGÍSTICOS
CAMILO LARA DA SILVA FILHO – RA: 435572
EDER RIBEIRO DIAS - RA: 420809
PEDRO PAULO BENITES DOS SANTOS - RA: 433461
ATPS Referente à disciplina de gestão de custos logísticos 3º Semestre do Curso de Logística da Uniderp Interativa PÓLO TENIR, orientado pela tutora presencial Sissy Zabala.
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 4
CUSTOS LOGÍSTICOS NO TRANSPORTE E SEUS DIVERSOS MODAIS 5
MODAL RODOVIÁRIO 6
MODAL FERROVIÁRIO 7
MODAL AEROVIÁRIO 7
MODAL DUTOVIÁRIO 8
EMBALAGENS NA LOGÍSTICA 8
EMBALAGENS VOLTADAS AO CLIENTE 10
EMBALAGENS VOLTADAS À OPERAÇÃO LOGÍSTICA 12
CONCLUSÃO 16
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 17
INTRODUÇÃO
Custos logísticos são todos os custos relacionados com o processo logístico de uma empresa, dentre eles os mais preocupantes: armazenagem e a movimentação. Estes dois se destacam devido a sua grande importância na efetividade da empresa caso sejam bem desenvolvidas, buscando sempre reduzir custos e melhoria na qualidade de produtos e serviços prestados.
A gestão empresarial tem seu foco nos processos da empresa, onde os processos são compostos por um conjunto de subprocessos, atividades e tarefas que se inter-relacionam no intuito de agregar um maior valor para seus produtos e satisfazer as necessidades de seus clientes.
A logística é composta por três processos básicos: Abastecimento (obtenção de materiais e componentes), Planta (suporte a manufatura) e Distribuição (entrega do produto ao cliente, incluindo as atividades relacionadas ao pós-venda). Como subprocessos podemos citar a Armazenagem e o transporte, e nestes, como atividades, respectivamente acondicionar e movimentar materiais, bem como carregar um caminhão. O subprocesso de Armazenagem exerce as atividades de colocar os materiais e componentes a disposição da produção ou distribuição, usando técnicas de estocagem, transporte e fluxo de informações. Uma de suas maiores dificuldades é conseguir manter de forma eficiente e eficaz o estoque e a distribuição de seus produtos, para que o custo não se eleve e traga prejuízos para a empresa.
Na planta, são desenvolvidas todas as atividades realizadas no suporte da produção, envolvendo todo o fluxo de materiais e componentes, desde a produção até a entrega dos produtos acabados para a distribuição. A distribuição no âmbito da Armazenagem e Movimentação busca uma forma estratégica de agregar valor ao cliente. A logística de distribuição tem seu inicio no recebimento e estocagem dos produtos acabados que vem da fábrica, assim como também as embalagens adquiridas de terceiros. Todo o processo se inicia com a venda do produto através da área do Marketing, que recebe a solicitação de pedido do cliente que lança essas informações em um sistema de informação integrado, onde será verificado o estoque daquela mercadoria, caso não tenha o estoque necessário à produção através dos mesmos sistemas de informações será informada de que produto e da quantidade necessária para atender ao pedido feito pelo cliente. Após todo esse processo a distribuição entra com sua parte recebendo, armazenando e organizando esse produto para a distribuição.
As operações logísticas em uma empresa independente de seu segmento ocorrem de acordo com os processos estabelecidos para, basicamente, mover, transportar, estocar e entregar materiais e produtos, a quem deles necessita, de acordo com o tempo e local acordado. Todos os processos logísticos geram custos como consequências de suas atividades, que necessitam ser identificados, mensurados, acumulados e informados aos gestores da Logística para que esses possam analisar e procurar melhorias em seus processos de forma que a cada vez seus gastos possam ser reduzidos sem perder sua qualidade.
CUSTOS LOGÍSTICOS NO TRANSPORTE E SEUS DIVERSOS MODAIS
O transporte é considerado com um dos processos mais importantes da logística. Ele faz a ligação entre as diversas áreas da empresa como também da empresa com o cliente.
Segundo Gurgel (2000, p. 398) os principais objetivos da qualidade do transporte estão associados aos objetivos finais da empresa; portanto, deve ser tratado de modo a corresponder às expectativas previstas em termos de qualidade. Fazer com que o produto chegue ao seu destino final sem qualquer avaria; cumprir os prazos previstos, evitando transtornos aos clientes; entregar a mercadoria no local certo, bem como facilitar a descarga da mercadoria;
investir em aprimoramentos do processo; reduzir custos nos transportes, levando em consideração a satisfação do cliente. As empresas tem que estar atentas ao gerenciamento do transporte, visto que sua eficiência esta diretamente relacionada com a satisfação do cliente e na redução dos custos finais do processo logístico.
Os custos de transporte, segundo Bowersox e Closs (2001), são influenciados basicamente, pelos seguintes fatores econômicos:
...