ATPS - Gestão De Pessas - 3 E 4 Etapa - 6 Semestre
Artigos Científicos: ATPS - Gestão De Pessas - 3 E 4 Etapa - 6 Semestre. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: kccdsilva • 6/12/2013 • 1.725 Palavras (7 Páginas) • 427 Visualizações
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 04
2. PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO 05
3. ESTRATÉGICA 07
4. PLANO DE AÇÃO 08
5. ELABORAÇÃO DO PLANO DE AÇÃO NA EMPRESA PROTEGE 09
6. CONCLUSÃO 10
7. REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS 11
8. ANEXO I – PLANO DE AÇÃO 13
8. ANEXO II – APRESNTAÇÃO DO PLANO DE AÇÃO – POWER POINT 15
Introdução
.
Neste trabalho tem como foco demonstrar a importância de uma das ferramentas imprescindíveis para a construção do sucesso das empresas, o planejamento estratégico.
A constante busca das empresas por permanecerem no mercado faz com que os administradores necessitem cada vez mais de informações rápidas e confiáveis acerca de suas empresas. A tomada de decisão tornou-se a grande questão a ser enfrentada pelos empreendedores que passaram a buscar estratégias e mecanismos capazes de fornecer informações antecipadas de resultados futuros.
Para orientar os empreendedores neste processo, a contabilidade dispõe de ferramentas que são utilizadas para assessorar os gestores no controle de suas empresas, dentre elas destaca-se o planejamento estratégico empresarial. Esta, que serão alvo deste estudo, é imprescindível na administração empresarial, de modo que auxiliam os administradores na busca pela realização dos anseios da empresa.
De forma teórica este estudo justifica-se pelo fato de o planejamento estratégico aparecer como ferramenta que possibilita o conhecimento do ambiente interno e externo da empresa, identificando seus pontos positivos e negativos de forma que possam ser aproveitados os positivos e diminuídos ou eliminados os negativos. Possibilita também a criação de objetivos e estratégias que além de proporcionar um rumo para a empresa, auxiliam a alinhar o pensamento de todos para que trabalhem na mesma direção e assim, chegar ao sucesso esperado.
Gestão de Pessoas
2. Planejamento Estratégico
Como ferramenta fundamental deste trabalho está o planejamento estratégico, instrumento que possibilita a análise do ambiente no qual a empresa está inserida, a criação de objetivos, estratégias, ações, enfim, premissas que servirão de base para a elaboração do orçamento empresarial.
Desta forma pretende-se encontrar a base bibliográfica referente ao planejamento estratégico, para que este facilite no desenvolvimento do estudo de caso e assim atingir o objetivo geral deste trabalho.
A grande concorrência existente hoje, entre as empresas, aliada as incertezas da economia, faz com que os gestores precisem cada vez mais estar preparados para lidar com situações inesperadas. Com isso o planejamento se apresenta como uma ferramenta que os auxilia no processo de tomada de decisão, tornando-se necessário a sua compreensão.
O planejamento é a etapa do processo de gestão em que se decide antecipadamente sobre as ações, e tem como escopo garantir o cumprimento da missão da empresa, assegurar sua continuidade, otimizar os resultados de suas áreas componentes, aumentar a probabilidade de alcance dos objetivos estabelecidos e manter o controle sobre os vários aspectos de sua gestão econômica.
Planejamento estratégico é uma técnica administrativa que procura ordenar as idéias das pessoas, de forma que se possa criar uma visão do caminho que deve seguir (estratégia). Depois de ordenar as idéias, são ordenadas as ações, que é a implementação do plano estratégico, para que, sem desperdício de esforços, caminhe na direção pretendida. Inicia-se estabelecendo os objetivos de longo prazo que a empresa deseja seguir, juntamente com as ações e estratégias que ela irá desenvolver para alcançá-los. É nesse momento que se definirá o que a empresa quer ser, o que quer fazer, como e onde quer estar em determinado momento, num futuro por ela estabelecido.
O planejamento estratégico faz com que os gestores indiquem a direção, o curso que a empresa tomará nos próximos anos, só que para que isso aconteça, é necessário estar com o planejamento bem definido, afinal, é por meio dele que e empresa chegará ao futuro almejado.
As técnicas do planejamento estratégico não vão indicar um milagre, nem administrar o seu dia-a-dia, mas mostrar como estruturar as ações, para que o profissional organize suas idéias e redirecione suas atividades para que sejam dirigidas ao bom resultado. Pode-se observar que por meio do planejamento estratégico é possível analisar o ambiente no qual a empresa está inserida, projetar aonde se quer chegar a um período longo de tempo e com isso, estabelecer seus objetivos, estratégias e ações para alcançá-los. Definido isso, torna-se necessário apresentar as razões do planejamento estratégico, para compreendermos melhor a sua importância para as empresas.
A finalidade do planejamento estratégico pode ser definida como:
• O desenvolvimento de processos, técnicas e atitudes administrativas, as quais proporcionam uma situação viável de avaliar as implicações futuras de decisões presentes em função dos objetivos empresariais que facilitarão a tomada de decisão no futuro, de modo mais rápido, coerente, eficiente e eficaz.
O planejamento estratégico tende a diminuir a incerteza envolvida no processo decisório e, por consequência, gera o aumento da probabilidade de obtenção dos objetivos, desafios e metas estabelecidos para a empresa.
Definidas as razões do planejamento estratégico, dá-se continuidade ao processo de gestão apresentando as peças que o compõem.
3. Estratégia
A estratégia é tratada como a elaboração de uma ação, representada por seus objetivos, desafios e metas, desenvolvidas e adequadas para alcançar os resultados da empresa o “objetivo das estratégias consiste em indicar as ações mais apropriadas para suprir as necessidades das empresas quanto a sua sobrevivência, crescimento, manutenção e desenvolvimento.”
Vale, no entanto lembrar, que elas variam em tempo e lugar, logo, o que pode ser bom em determinado
...