ATPS LOGISTICA ETAPA 1 E 2
Pesquisas Acadêmicas: ATPS LOGISTICA ETAPA 1 E 2. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: JessicaKneenfak • 30/5/2013 • 2.592 Palavras (11 Páginas) • 670 Visualizações
1. INTRODUÇÃO
Podemos dizer que a Logística Empresarial é um conjunto de atividades relacionadas ao abastecimento que planeja,programa e controla o fluxo e armazenamento eficiente e econômico de matérias-primas, materiais semiacabados e produtos acabados, sempre visando de atender às exigências dos clientes.
No contexto da empresa que analisamos, o objetivo deste trabalho é demonstrar alguns conceitos de relacionados à logística empresarial, a importância do uso de tecnologia na integração da logística, as vantagens competitivas em relação melhorias oferecidas para os clientes e empresa e demonstração de rede logística, apontando os gargalos e trazendo propostas de melhorias e os resultados esperados com mesma.
2. PLANO DE MELHORIAS DA CADEIA LOGÍSTICA
2.1 Descrições da empresa estudada
A empresa em questão é a operadora Oi de telefonia celular.
A Oi esta localizada em São Paulo rua Dr. Cardoso de melo, 1180 na Vila Olímpia.
Tem atuação em todo território brasileiro atuando no ramo de telefonia móvel e fixa internet, TV e Radio, prestando serviços para pessoa física e jurídica.
O Objetivo e missão da empresa é atender seu cliente de forme transparente e simples tornando rápido e sem complicações a aquisição e uso do serviço contratado bem como ele funciona para que o cliente tenha total conhecimento do que esta comprando e as condições e regras de cobrança do seu plano contratado.
Tendo com seu slogan: Oi Simples Assim.
Iremos desenvolver este trabalho no departamento de Logística do setor empresarial, que é o setor que atende as empresas de pequeno, médio e grande porte na aquisição de serviços e equipamentos (celular modem).
.
2.2 Desenho e comentário sobre a rede logística
Rede de Logística da Oi Empresas:
Área Comercial
Este é o inicio do processo.
Vendedores em campo oferecem os produtos e fecham os contratos que são assinados e também recolhidos a documentação da empresa (Contrato social, documentos dos sócios, faturamento, comprovante de endereço)
Os documentos são digitalizados e enviados para o setor de recebimento de contrato.
Checagem de Contrato.
Esta etapa é subdividida na checagem do contrato e na analise financeira.
Os contratos são recebidos por funcionários treinados na checagem dos contratos e dos documentos. Analisam se os documentos estão legíveis, se a assinatura esta batendo com a original. Após esta etapa estar concluída o contrato e enviado para a análise de credito. Nesta etapa é feito a busca no SPC e no Serasa através do CNPJ da empresa e dos CPF’s dos sócios.
Ao ser aprovada o contrato vai para o setor de Distribuição.
Setor de Distribuição.
O setor de logística fica em grandes centros de logísticas/transportadoras terceirizadas. É uma sala comercial aonde é recebido o contrato já aprovado e lançado no sistema.
É feito a separação do produto e a emissão da nota fiscal e encaminhada para os caminhões que entregam os produtos seguindo uma escala inteligente de endereços e cidades para aperfeiçoar tempo.
Cliente final recebe o produto e é feito a conferencia da nota fiscal com a copia do contrato assinado.
Este processo leva em torno de 12 dias para que seja concluído.
2.3 Gargalos
Após reunir informações com os profissionais e clientes, percebemos alguns problemas e gargalos que dificultam a entrega dentro do prazo proposto e com isso gera insatisfação ao cliente. As causas destes gargalos são: sistema com atraso e lentidão no processo de checagem de documentação e credito para liberação da venda.
Estes problemas foram identificados pela demora da entrega em alguns casos e pela falta de da informação correta naquele momento. No sistema as informações estão atrasadas e isso causa informação errada para o cliente, gerando duvidas sobre a eficiência da empresa.
O maior tempo de todo o processo de logística é direcionado para o departamento de analise de contrato e analise credito, isso dificulta muito o cumprimento do prazo de entrega do produto.
Já tivemos caso e não são poucos que o cliente cancela pela demora da entrega.
2.4 Proposta de melhorias
Relatório de melhorias proposta e indicadores de desempenho:
Após identificar os gargalos do processo de logística da operadora Oi no setor corporativo, vamos destacar algumas propostas de melhoria, para que o processo de logística seja mais correto nas informações geradas e também vamos apontar algumas melhorias para que o tempo de entrega seja mais rápido. Com estas melhorias que vamos propor esperamos que o tempo de entrega seja reduzido e que o sistema gere informações atualizadas e corretas.
A primeira proposta para melhoria e integração da logística é a atualização do sistema periodicamente durante o dia (2 em 2 horas) e assinatura do usuário e setor que colocou a informação no sistema. Com esta alteração vamos manter o sistema atualizado e identificar o usuário que lançou a informação bem como dia e horário.
A operadora Vivo empresas, utiliza um sistema que as informações são atualizadas e seus colaboradores conseguem ter uma ordem cronológica e em tempo real de onde esta o pedido, em qual setor, observações, etc...
Este sistema também pode ser acessado através login e senha para que as informações possam ser acessadas de qualquer lugar.
A ideia é evoluir até este padrão de informação integrada.
O outro gargalo que temos é o tempo que o contrato demora no setor de analise de documentação e na analise de crédito. A proposta da operadora é entregar o pedido em até15 dias a contar da data do input do pedido (Feito pela franquia).
Este tempo de 15 dias que a Oi solicita ao cliente é o maior entre todas operadoras.
Sugerimos que a consulta da documentação
...