ATPS: Letramento e Alfabetização
Trabalho acadêmico: ATPS: Letramento e Alfabetização. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: ninekedoce • 30/1/2015 • Trabalho acadêmico • 4.353 Palavras (18 Páginas) • 332 Visualizações
Curso Superior de Graduação em Pedagogia.
4° Série.
Integrantes do Grupo:
Aline Kelly Mendonça Ribeiro - RA: 418992.
Adriana Bassan - RA: 428833.
Celsa Costa de Souza - RA: 418879.
Sandra Maria de Mello - RA: 426318.
ATPS: Letramento e Alfabetização
Tutora Presencial: Silvana do Nascimento Ribeiro.
Hortolândia-SP, Novembro de 2014.
SUMARIO
Introdução--------------------------------------------------------------------------------------------------------3
Lembranças da Alfabetização --------------------------------------------------------------------------------4
Estar Alfabetizado é... -----------------------------------------------------------------------------------------4
A Importância ser Alfabetizado-------------------------------------------------------------------------------4
Características Inerentes aos Gêneros Textuais-------------------------------------------------------------5
A Importância do Trabalho com Textos na sala de aula para---------------------------------------------6
A Importância da leitura no processo de Produção de Textos--------------------------------------------6
Leitura e escrita de Trava-línguas, Músicas e Parlendas--------------------------------------------------7
Atividades seguindo orientações do PCNs-----------------------------------------------------------------10
Considerações finas ------------------------------------------------------------------------------------------11
Referência Bibliográfica--------------------------------------------------------------------------------------12
INTRODUÇÃO
O conhecimento das letras é apenas um meio para o letramento, que é o uso social da leitura e da escrita. Para formar cidadãos atuantes e interacionistas, é preciso conhecer a importância da informação sobre letramento e não de alfabetização. Letrar significa colocar a criança no mundo letrado, trabalhando com os distintos usos de escrita na sociedade. Essa inclusão começa muito antes da alfabetização, quando a criança começa a interagir socialmente com as práticas de letramento no seu mundo social. O letramento é cultural, por isso muitas crianças já vão para a escola com o conhecimento alcançado de maneira informal absorvido no cotidiano. Ao conhecer a importância do letramento, deixamos de exercitar o aprendizado automático e repetitivo, baseado na falta de contexto.
O trabalho será produzido através de pesquisas que permitirão o entendimento da importância de alfabetizar e letrar o aluno, identificando no espaço escolar a importância de conhecer o meio em que vive reconhecer sua personalidade e produzir atividades que propiciem seu aprendizado.
Também será possível identificar e aplicar as etapas de alfabetização e letramento. Desde a apresentação dos símbolos até o uso de textos.
LEMBRANÇAS DA ALFABETIZAÇÃO
O início de minha alfabetização foi com seis anos na educação infantil, também chamado de pré-escola, porém, foi só uma apresentação das vogais e nosso nome. Já a alfabetização mesmo foi com sete anos no ensino fundamental. Tinha sim uma cartilha e usávamos também um caderno de brochura, doado pela prefeitura. Ela utilizava a lousa para ensinar á escrita e o ditado para a leitura. Eu gostei muito do processo de alfabetização, queria cada vez mais e mais aprender e me sentia orgulhosa de ler qualquer coisa em voz alta, achava lindo. Gostava também de como a professora nos abordava, sempre com muito carinho, paciência e sua letra era sem sombra de dúvidas a letra mais linda que eu já tinha visto.
Não tenho memoria de momentos ruins no processo de alfabetização, tenho boas recordações e exemplos de uma educadora dedicada.
ESTAR ALFABETIZADO É...
Enxergar de um modo diferente de como era antes, é querer traçar e localizar letras em todos os lugares possíveis e impossíveis também, usando a imaginação para criar letras com objetos a todo o momento.
É reconhecer cada letra e aprender junta-las e perceber que unidas formam palavras, é poder se expressar não apenas através da língua falada, mas sim com a língua escrita.
Estar alfabetizado é simplesmente descobrir que as palavras têm sentimentos e que quando não a podemos dizer frente a frente, podemos escrevê-las e transmitir o mesmo que sentimos a alguém.
Significa ser capaz de interagir por meio de textos escritos em diferentes situações; significa ler e produzir textos para atender a diferentes propósitos. A criança alfabetizada compreende o sistema alfabético de escrita, sendo capaz de ler e escrever, com autonomia, textos de circulação social que tratem de temáticas familiares ao aprendiz. O processo que leva a pessoa ser capaz de ler, escrever e compreender. Este é um processo que tem que ser desenvolvido desde a educação infantil, um assunto muito importante, e tem que ser desenvolvido por um profissional
...